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4053959 | PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM IDENTIFICADOS À PACIENTE IDOSA REINCIDENTE DE TB:
RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Jaqueline Vieira Magalhães Dias ; Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho ; Milena Silva dos Santos ; Elisa da Silva Feitosa ; Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa no qual é transmitida por meio do agente infeccioso _Mycobacterium tuberculosis _ou Bacilo de Koch (BK). No organismo, o bacilo de Koch invade o sistema imunológico causando uma reação inflamatória, destruindo principalmente a estrutura alveolar do pulmão. Apesar do tratamento para a enfermidade ser efetivo, a reincidência de TB ainda é alto, já que pode ocorrer o retorno da doença por uma nova exposição ao bacilo ou interrupção ao tratamento por ser prolongado1. Na população senil, o tempo decorrido entre o início da doença e o diagnóstico da TB é invariavelmente mais prolongado, devido à sintomatologia atípica, dificuldades na realização de exames complementares e doenças associadas durante o diagnóstico diferencial, fator que possibilita o agravamento do quadro e a disseminação para outros indivíduos2. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é o instrumento que organiza o trabalho do profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos e é composta por cinco etapas interrelacionadas e interdependentes que possibilitam planejar, executar e avaliar o cuidado realizado pelo enfermeiro3. O enfermeiro trata respostas humanas a problemas de saúde utilizando a taxonomia de diagnósticos de enfermagem (NANDA), como forma de caracterizar e classificar problemas de enfermagem, a fim de descrever as necessidades dos indivíduos, e elaborar as possíveis intervenções de enfermagem4. **OBJETIVO: **Diante do exposto e haja vista que a tuberculose é hoje um problema de saúde pública a nível mundial, este estudo tem como objetivo descrever a Assistência de Enfermagem a um paciente idoso reincidente de tuberculose e identificar os principais Diagnósticos de Enfermagem (DE) utilizando a Taxominonia II da North American Nursing Diagnosis (NANDA) e as Intervenções de Enfermagem (IE) da Nursing Intervention Classification (NIC) para este paciente. **METODOLOGIA: **Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo Relato de Experiência, realizado por discentes do curso de Bacharelado de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Privada (IES), sobre assistência de enfermagem à um paciente idoso reincidente de tuberculose. O cenário deste estudo foi uma Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro da Guanabara, no município de Ananindeua-Pa, entre os meses de Agosto à Setembro de 2017, durante estágio curricular obrigatório. As práticas de estágio supervisionado ocorreram entre os dias 12 de Agosto à 10 de Setembro, onde os discentes tiveram a oportunidade de realizar consulta de enfermagem e atender uma paciente idosa de 72 anos, que deu entrada na UBS relatando dor
torácica. Após realizar a consulta de enfermagem e analisar os dados no
prontuário, percebeu-se que a paciente aparentava quadro sugestivo de
tuberculose reincidente. Provido de informações e respaldados pela ação
privativa do Enfermeiro, realizou-se o agrupamento dos problemas e uma análise
criteriosa na NANDA (2015-2017), embasado nos domínios e classes para
elaboração dos Diagnósticos de Enfermagem (DE) Reais, de Risco e de Promoção
da Saúde e Bem estar, cabíveis ao paciente com TB. Foi também foi elaborado um
plano de cuidados de enfermagem e realizadas IE da NIC. **RESULTADOS: **Após
realizar consulta de enfermagem à paciente, foram identificados os principais
DE na paciente: **a) **Nutrição desequilibrada: menor que as necessidades
corporais do doente, evidenciado por aversão ao alimento, relacionada a
fatores biológicos; **b)** Risco de função hepática prejudicada, evidenciado
por uso de agentes farmacológicos; **c)** Dor crônica, evidenciado por agentes
lesivos e caracterizado por expressão facial de dor; **d)** Controle ineficaz
da saúde; evidenciado ao conhecimento insuficiente do regime terapêutico e
relacionado a dificuldade com o regime prescrito e falha ao incluir o regime
de tratamento as atividades diárias; **e)** Disposição para controle da saúde
melhorado, relacionado ao desejo de melhorar a doença; **f)** Risco de
síndrome do idoso frágil; relacionado a desnutrição, doença crônica e
desvantagem financeira; **g**) Troca de gases prejudicada; evidenciada por
desequilíbrio na relação ventilação-perfusão e caracterizado por dispnéia.
Após identificação dos DE, foi traçado um plano de cuidados e realizadas as
seguintes IE: Promover uma nutrição equilibrada e adequada as necessidades
humanas básicas (NHB) do paciente; Orientar e sensibilizar o paciente sobre o
uso racional dos medicamentos, promovendo assim à cura e ainda orientar sobre
possíveis efeitos colaterais e adversos da medicação; Fazer o monitoramento
dos sinais vitais do paciente e promovera analgesia para alivio da dor; Fazer
o ensino do uso correto dos medicamentos, fortalecer a autoestima do paciente
e estimular mudanças comportamentais; Sempre mostrar ao paciente os beneficies
de se aderir ao tratamento farmacológico de forma correta, promovendo assim
sua eficácia; Traçar um plano de cuidados de acordo com a doença e
principalmente a condição financeira do paciente e encaminhar ao serviço
social, quando necessário; Monitorar os sinais vitais e fazer assistência
ventilatória em casos de urgência e emergência e ainda estimular o paciente a
deambulação; Promover o repouso/sono adequado para facilitar o alívio da dor;
Promover o controle da dor, estimular o autocuidado e a realização das
atividades da vida diária (AVDs). **CONCLUSÃO: **Após identificação dos DE e
IE realizadas pelo enfermeiro, foi elaborado um plano de cuidados individual,
integral e de forma holística, observando as necessidade humanas básicas
afetadas do paciente e traçado o plano de cuidados de acordo com a necessidade
do idoso. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no tratamento da
Tuberculose direciona e melhora a qualidade da assistência prestada ao
paciente. Para que o tratamento flua de forma contínua e sem interrupções, é
essencial que o enfermeiro desenvolva o vínculo de confiança com o paciente e
principalmente, que este profissional conheça as necessidades de saúde e
condição financeira de seu paciente, para assim, poder planejar uma
assistência satisfatória para abas as partes, despertando a
corresponsabilidade no tratamento. A complexidade de fatores que envolvem o
tratamento da Tuberculose passa pelos condicionantes sociais, situações de
moradia e estado nutricional, dos quais contribuem para a incidência da
doença. A assistência ao paciente com Tubérculos se processa de diferentes
maneiras e deve enfocar a melhor forma possível com vistas a favorecer a
continuidade e sucesso do tratamento, fazendo com que o paciente permaneça
assistido desde o desfecho da doença com evolução para a cura. **IMPLICAÇÕES
PARA ENFERMAGEM: **Um plano de cuidados bem fundamentado pelo enfermeiro é de
suma importância para adesão do paciente ao tratamento e evolução para a cura,
haja vista que o enfermeiro é o protagonista no gerenciamento do cuidado aos
doentes de TB na saúde pública. O enfermeiro deve ficar sempre atento ao
**abandono do tratamento** e realizar a visita domiciliar se não houver
comparecimento ao **serviço de saúde.**
Referências: 1. ARAGÃO AF.; NAVARRO MF. [Análise da correlação entre os distúrbios de equilíbrio e a propensão a quedas em uma população parkinsoniana]. Fisioter Mov. [Internet], 2007 [cited 10 nov 2017],19(3):47-54.
2. BERARDINELLI, LMM.; GUEDES,NAC.; RAMOS, JP.; SILVA,MG.N.[Tecnologia educacional como estratégia de empoderamento de pessoas com enfermidades crônicas], Revista Enfermagem UERJ [Internet], 2014 [cited 10 nov 2017],24(5),603-9.
3. FERREIRA, NC.; CAETANO, FM.; DAMÁZIO, LCM. [Correlação entre mobilidade funcional, equilíbrio e risco de quedas em idosos com doença de Parkinson]. Geriatria & Gerontologia, [Internet], 2011 [cited 10 nov 2017] 5(2):74-9.
4. MARIANO, MR.; REBOUÇAS, CBA.; PAGLIUCA, LM. F.[Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação]. Rev Esc Enferm USP[Internet] 2013 [cited 10 nov 2017] v. 47, n. 4, p. 930-6.
5. MINAYO MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª ed. São Paulo: Hucitec; 2013. |