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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 4046867

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4046867

ANÁLISE DA PRODUÇÃO SOBRE ESTUDOS DE VALIDAÇÃO DE INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores:
Erika Christiane Marocco Duran ; Larissa Costa Figueiredo

Resumo:
**Introdução:** A assistência da enfermagem é operacionalizada a partir do Processo de Enfermagem (PE), importante instrumento metodológico que objetiva orientar o cuidado profissional do enfermeiro, além da documentação de sua prática, evidenciando a contribuição da enfermagem na atenção a saúde, ampliando o reconhecimento e visibilidade profissional. É organizado em cinco etapas inter-relacionadas e interdependentes: Coleta de Dados, Investigação ou Histórico de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem. Durante a etapa de Investigação, o enfermeiro levanta informações subjetivas e objetivas do paciente, preocupando-se em conhecer a sua história pregressa e a história atual. No diagnóstico de enfermagem será realizado um julgamento sobre as respostas humanas apresentadas pelas pessoas, famílias, grupos e comunidade em relação aos problemas de saúde e processos de vida. De acordo com esse diagnóstico será feito um Planejamento que formula ações de enfermagem e resultados esperados. Essas ações serão realizadas na etapa de Implementação, na qual a equipe de enfermagem executará as atividades prescritas anteriormente e tudo o que foi realizado será avaliado na última etapa, em um processo sistemático e contínuo, para que sejam verificadas as mudanças nas respostas do individuo e determinar se as intervenções alcançaram os resultados, servindo de base para mudanças no plano de trabalho da equipe de enfermagem. Este estudo é direcionado ao planejamento de enfermagem que considera fatores como o perfil da pessoa que está sob os cuidados de enfermagem, o local onde será realizado, os serviços disponíveis e as ações necessárias para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Nesse momento são traçados os resultados esperados, intimamente dependentes das intervenções de enfermagem, também planejadas nessa etapa, que nortearão as ações da enfermagem. As intervenções de enfermagem são selecionadas a partir de um sistema de linguagem padronizada, a Classificação de Intervenção de Enfermagem (NIC). A NIC descreve os tratamentos realizados pelos enfermeiros, levando em consideração o conhecimento clinico, para melhorar os resultados do paciente, deixando o cuidado e a comunicação uniformizados, além de possibilitar uma fonte de dados para pesquisas. É composta de domínios, classes e intervenções, com o título de determinada intervenção, um código que se refere ao registro taxonômico, sua definição, uma delimitação das atividades prioritárias, as atividades complementares e suas referências. Para legitimar e aperfeiçoar esta assistência que envolve as intervenções e as atividades de enfermagem tem-se o estudo de validação, metodologia utilizada para dar subsidio a assistência de enfermagem. Devido às limitações encontradas nos modelos tradicionais, como por exemplo Fehring, foram elaborados métodos avançados para estudos de validação que são baseados em técnicas estatísticas avançadas que podem ser utilizadas para determinar a acurácia de componentes de um diagnóstico de enfermagem (DE), resultados de enfermagem (RE) e intervenções de enfermagem (IE), além de identificar elementos importantes na classificação de pessoas em um determinado fenômeno de enfermagem. O foco deste estudo são IE e suas respectivas atividades apresentadas na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). Neste contexto, os estudos de revisão integrativa da literatura possibilitam a identificação das lacunas do conhecimento e permitem a obtenção de fontes desconhecimento sobre determinado problema, seguindo padrões metodológicos rigorosos, fornecendo ao leitor subsídios para a prática e avanço da enfermagem. A identificação, por meio da revisão integrativa da literatura, de estudos de validação de intervenções de enfermagem subsidiam os enfermeiros para uma assistência qualificada, diminuição de complicações e de gastos para as instituições de saúde. **Objetivo:** Identificar a produção do conhecimento sobre estudos de validação de intervenções de enfermagem no período de 2007 a 2016, por meio de revisão integrativa da literatura. **Descrição metodológica:** Trata-se de revisão integrativa de literatura que identificará a produção do conhecimento sobre estudos de validação sobre as intervenções de enfermagem em artigos científicos. A busca será realizada utilizando os descritores Processos de enfermagem, Cuidados de enfermagem e Estudos de validação, com o operador boleano "and" nos seguintes bancos de dados: BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Medline (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica), Cinahl (Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature) e Cochrane. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês e espanhol, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2016 que apresentem estudos de validação de IE. Os critérios de exclusão serão as publicações que tiverem formato de editora, resumo de congressos e de carta ao leitor, e os que estão repetidos nas bases de dados. Os artigos serão analisados por: ano de publicação, periódico, país de origem, diagnóstico de enfermagem referente à intervenção, intervenções de enfermagem, atividades de enfermagem, delineamento metodológico, resultados e conclusões dos estudos e o nível de evidência, e os dados serão extraídos dos artigos a partir do instrumento elaborado e validado por URSI. **Resultados:** Foi realizada, assim como proposto no método, a pesquisa dos artigos nas bases que forneceriam as melhores evidências científicas, com os descritores selecionados, em português e inglês segundo as orientações das bases. A primeira etapa contou com a busca, no qual os artigos em duplicidade foram excluídos, e o restante sofreu uma leitura cautelosa de seu título, descritores e resumo para avaliar a pertinência ou não em relação ao tema. A leitura rigorosa na íntegra constituiu a segunda etapa, e foi realizada nas produções que foram consideradas pertinentes e desta forma, compôs-se a amostra dos artigos. Depois de selecionados, foi necessário extrair os dados dos artigos e elaborar a tabela de evidências, sendo essa a terceira etapa, podendo avaliar os artigos conforme os procedimentos de validade e assim determinar quais são os mais relevantes, válidos confiáveis e aplicáveis à questão clínica. Os dados dos artigos foram extraídos assim como recomendado por URSI, no qual possibilitou que os artigos pudessem ser analisados separadamente, tanto no nível metodológico quanto em relação aos resultados das pesquisas, extraindo os seguintes dados: Nome do artigo, Ano de publicação, periódico e país publicado, Diagnóstico de enfermagem, Delineamento metodológico, Resultados (intervenções e atividades de enfermagem) e Conclusão. Como resultados das buscas obtiveram-se 77 artigos na BVS, oito Medline, 23 Cinahl e 39, totalizando 147 artigos. O número de artigos em duplicidade foi 14 (9,52%). Da totalidade de artigos encontrados, após análise da pertinência com o tema, oito (5,44%) compuseram a amostra final. Os anos de maior publicação foram 2013 e 2016 com dois artigos cada; 12,5% foram publicados em periódico internacional; as intervenções foram para os DE Desobstrução ineficaz das vias aéreas, Déficit no autocuidado: banho e/ou higiene, Mobilidade física prejudicada, Risco de Infecção, Integridade da pele prejudicada, Conhecimento deficiente, Controle ineficaz do regime terapêutico, Risco de Integridade da Pele Prejudicada, sendo este último o mais frequente; nível de evidência V. **Conclusão:** As intervenções de enfermagem identificadas na literatura foram mais estudadas e validadas para o DE Mobilidade Física Prejudicada, com incremento nos últimos cinco anos. **Contribuições/implicações para a Enfermagem:** A identificação das intervenções de enfermagem para os DEs em estudos de validação legitimam o corpo de conhecimento próprio do enfermeiro e incrementam a qualidade de assistência ao indivíduo, família e comunidade.


Referências:
1. ALVES, JED. [Transição demográfica, transição da estrutura etária e envelhecimento]. Revista Portal[Internet], 2014 [citde 20 nov 2017], n.40, ano IV. 2. FLESCH, R. "[A new readability yardstick"]. Journal of Applied Psychology [Internet], 1948 [citde 20 nov 2017], 32, p. 221–233. 3. FLESCH, R. [Let’s start with the formula. In: University of Canterbury. How to write plain English] Christchurch, 2nd ed., Nova Zelândia; 2001. 4. RODESCHINI G. [Gerotechnology: a new kind of care for aging? An analysis of the relationship between older people and technology]. Nurs Health Sci [Internet], 2011 [citde 20 nov 2017], v.13, p.521–528. 5. ROMANI, JM.; MOURÃO, LC.; ALMEIDA ACV. [A prática pedagógica do enfermeiro da emergência]. Rev enferm UFPE on line [Internet], 2017 [citde 20 nov 2017], 11(5):1963-5.