E-Pôster
4043214 | panorama da literatura nacional e internacional sobre o desenvolvimento da competência clÍnica em graduandos de enfermagem | Autores: Luciana Portes de Souza Lima ; Adriana Freitas de Almeida Finger ; Mara Regina Rosa Ribeiro ; Marcela Jossani Ferreira Polo ; Juarez Coimbra Ormonde Jr |
Resumo: **INTRODUÇÃO**: O conceito de competência guarda sentido polissêmico, entretanto há consenso na literatura de que se compõe por um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, os quais são mobilizados na realização de ações concretas 1, 2 que no caso específico do objeto deste estudo: a competência clínica, materializa-se em ações de cuidado clínico. Compreendemos o desenvolvimento da competência clínica não somente na perspectiva individual, mas também na perspectiva do contexto, que engloba instituições de ensino, serviço e os diversos profissionais participantes nesse processo, ainda, o desenvolvimento da competência clínica é essencial no processo de formação, tendo início na graduação e continuidade durante todo o exercício profissional 3. **OBJETIVO**: Esta revisão teve como o objetivo identificar e analisar publicações científicas sobre o desenvolvimento da competência clínica em graduandos de enfermagem. **MÉTODO**: Utilizamos a estratégia PICO - Paciente, Intervenção, Comparação e _Outcomes _adaptado_ _para buscas exploratórias em pesquisas qualitativas que segue pelo acrônimo PICo, em que o P corresponde aos participantes, I de fenômeno de interesse e Co ao contexto do estudo. Determinamos portanto que os participantes (P) são os alunos de enfermagem, representados pelo descritor “alunos de enfermagem”, o fenômeno de interesse (I) é o desenvolvimento da competência clínica, representado pelo descritor “competência clínica” e por fim, o contexto (C) é a graduação de enfermagem, representada pelo descritor “bacharelado em enfermagem”. Foram utilizados os operadores boleanos “and” a fim de determinar os trabalhos que contemplam os três descritores. Os critérios de inclusão para a busca na BVS foram: Ser artigo original, possuir resumo, publicado entre 2012 e 2017, escrito nos idiomas inglês, português ou espanhol. Após os achados, utilizando a estratégia PICO, notamos que nossa amostra não possuía artigos nacionais, portanto, a fim de contemplarmos a literatura nacional, realizamos uma segunda busca, agora, flexibilizamos o método elegendo dois descritores que nos pareceram essenciais, são eles: “competência clinica” and “alunos de enfermagem”. Os mesmos critérios de inclusão foram aplicados, exceto o critério da língua, pois neste momento o foco era levantar trabalhos nacionais sobre o tema, ou seja, apenas trabalhos escritos na língua portuguesa foram selecionados. Motamos uma tabela com 4 colunas diferentes, a primeira tratava-se do título do artigo, a segunda e a terceira destinavam-se aos autores e periódico de publicação respectivamente, já a ultima destinava-se ao resumo na íntegra. Devido ao quantitativo elevado de artigos, a análise qualitativa foi realizada por meio de leitura aprofundada dos resumos e quando restavam dúvidas, leitura do texto na íntegra. As linhas da tabela foram recortadas e atribuímos um número a cada artigo. Em seguida, em papel de painel fomos agrupando os artigos por grandes temas e avaliando a possibilidade de junção dos temas em categorias. **RESULTADOS**: Em nossa primeira busca, utilizando a estratégia PIC, encontramos nas bases de dados Lilacs, Scielo e MedLine o resultado de 1895 trabalhos. Artigos com resumos e texto completo - 690, escritos nos idiomas inglês - 678, português - 7 e espanhol - 0. Aplicado o filtro de ano de publicação obtivemos 420 artigos, todos escritos em língua inglesa publicados na base de dados MedLine. Após a leitura dos títulos e dos resumos obtivemos uma amostra de 162 artigos para análise qualitativa. Nota-se unanimidade de artigos escritos na língua inglesa, nos proporcionando uma análise importante do panorama sobre o tema na literatura internacional, que descreveremos a seguir, e questionamentos sobre a produção nacional. A segunda busca teve como objetivo a literatura nacional, utilizamos os descritores e operadores boleanos “alunos de enfermagem” and “competência clinica”. A busca obteve como resultado 3.390 trabalhos. Artigos com resumos e texto completo 1260, publicados entre 2012 e 2017: 815, escritos no idioma português - 9, publicado na base de dados Medline, Lilacs e BDENF. Após a leitura dos títulos e dos resumos obtivemos uma amostra de 4 artigos para análise qualitativa. Tiveram representação nos estudos: Austrália, Estados Unidos, Canadá, Japão, Nova Zelândia, China, Coreia do Sul, Brasil (devido a flexibilizada de busca) dentre outros. Dos 166 artigos, apenas 28,3% eram de abordagem qualitativa, os demais utilizaram métodos quantitativos. O periódico com maior número de publicações sobre o tema foi o Nurse Education Today com 36% das publicações, em seguida Journal of Nursing Education com aproximadamente 22%, Nurse Education in Practice com 21%, Nurse Educator com 7%, os demais somaram aproximadamente 14%. Sobre a analise qualitativa, entendemos que as publicações sobre a temática são complexas e não fragmentáveis. É necessário analisarmos as categorias emergentes como um todo, porém, para fins didáticos apresentamos o resultado em duas grandes categorias, a saber: 1) O desenvolvimento da competência clínica por meio de métodos - esta categoria foi composta pela maioria absoluta dos trabalhos analisados - 128 artigos. Por meio das análises dos artigos é possível apreender que os métodos citados na literatura científica capazes de desenvolver a Competência Clínica em graduandos de enfermagem são: 1) O uso de Simulações presenciais; 2) O uso de simulações a distancia e tecnologias - EAD; 3) Metodologias ativas em sala de aula; 4) Utilização de espaço fisico apropriado/Prática clinica; 5) Currículo; 6) Instrumentos; 7) Avaliação Formativa e 8) Outros; e 2) A avaliação da competência clínica em graduandos de enfermagem - um total de 38 artigos analisados versavam sobre avaliação / análise da competência clínica em graduandos de enfermagem. Percebemos dois grandes grupos nesta categoria: Avaliação do desenvolvimento de alguma dimensão especifica da competência clinica e Avaliação do desenvolvimento da competência clínica geral. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM**: A literatura internacional utiliza o termo com maior freqüência e profundidade do que a literatura nacional. Os artigos internacionais reconhecem que a formação de enfermagem deve ser norteada para desenvolvimento da competência clínica uma vez que a clínica - sentido foucaultiano 4 - é a essência da profissão. Chama-nos atenção o número amplo de publicações internacionais sobre o tema comparado ao quantitativo reduzido das publicações nacionais, estas demonstram desuso do descritor “competência clínica” assim como do termo nos trabalhos sobre educação em enfermagem. Enquanto a literatura nacional dá seus primeiros passos em direção a temática de métodos inovadores como simulações presenciais e a distância, aplicativos de celular, jogos online, dentre outros, a literatura internacional discute instrumentos para avaliação destes e a articulação de um ou mais métodos a fim de potencializar o desenvolvimento da competência clínica. para análise de lacunas na formação de novos enfermeiros, visando garantir assim qualidade mínima na formação profissional para o mundo do trabalho. **CONCLUSÃO**: Esta revisão foi capaz de nos levar a importantes reflexões sobre o panorama atual de publicações sobre a temática de competência clinica no ensino de graduação em enfermagem.
Referências: 1-Pilger C, Rampari EM, Waidman MAP, Carreira L. Hemodiálise: seu significado e impacto para uma vida do idoso. Esc. Anna Nery. 2010; 14 (4): 677-683.
2-Costa RHS, Dantas ALM, Leite MD, Lira LBC, Vitor F, Silva RAR. Complicações em pacientes renais durante sessões hemodialíticas e intervenções de enfermagem. Revista de pesquisa: cuidado é fundamental. 2015; 7 (1): 2137-2146.
3-Debone MC, Pedruncci ESN, Candido MCP, Marques S, Kusumota L. Diagnósticos de enfermagem em idosos com doença renal crônica em hemodiálise. Rev. Bras. Enferm. 2017; 70(4): 800-805.
4-Aguiar, LL, Guedes MVC. Diagnósticos e intervenções de enfermagem do domínio segurança e proteção para pacientes em hemodiálise. Enfermería Global. 2017; n. 47: 13-25. |