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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 4033794

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4033794

EIXO INTEGRADOR – PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE E A CONSOLIDAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM POR MEIO DO ARCO DE CHARLES MAGUEREZ

Autores:
Felipe Mendes Ferreira da Silva ; Elivan da Silva Alencar ; Jhonatan Tyson Barros Azevedo ; Luis Fernando Bogéa Pereira

Resumo:
EIXO INTEGRADOR – PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE E A CONSOLIDAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM POR MEIO DO ARCO DE CHARLES MAGUEREZ _Jhonatan Tyson Barros Azevedo_1 Felipe Mendes Ferreira da Silva2 Elivan da Silva Alencar3 Luís Fernando Bogéa Pereira4 **INTRODUÇÃO:** O diálogo entre as áreas do saber e as disciplinas é importante, pois reflete na formação e na tríade ensino-serviço-comunidade e proporciona um processo de formação mais contextualizado, que leva em conta as dimensões sociais, econômicas e culturais da população, instrumentalizando os futuros graduados para intervir na realidade. Os modelos pedagógicos mais interativos, adotam metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador do processo de construção de conhecimento, tendo como ponto de partida a realidade1,4. Neste sentido, a Metodologia da Problematização surge como uma estratégia metodológica que instaura a dúvida como princípio e como método do conhecer, onde o processo de formação percorre o caminho da dialética, partindo-se da realidade e a ela voltando com algum grau de intervenção2,3. Este referencial metodológico tem dado sustentação no processo de integralização dos saberes no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – Campus Pinheiro e no fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade por meio do Eixo Integrador, com o Arco de Charles Maguerez, a partir da problematização da realidade5. O Arco se inicia na observação da realidade para identificar e construir o problema. Seguindo com a elaboração dos pontos-chave. Por conseguinte a teorização1,3,5. Na quarta etapa são elaborados hipóteses de solução. Chegando à intervenção à realidade. **OBJETIVOS:** Relatar a experiência da atividade Eixo Integrador por meio da utilização do método do Arco de Charles Maguerez na formação de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – Campus Pinheiro, com enfoque para os seus desafios e impactos na integração ensino-serviço-comunidade e fortalecimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem. **METODOLOGIA:** Este relato foi construído baseado em artigos e nas experiências vivenciadas com a utilização do Arco de Charles Maguerez por acadêmicos de Enfermagem do 5º período da Universidade Federal do Maranhão – Campus Pinheiro. As atividades foram realizadas em quatro momentos: 1 – Trabalhando conceitos. Previamente, foram trabalhados os conceitos de problematização, Arco de Charles Maguerez, integração ensino-serviço-comunidade por meio uma revisão da literatura nas bases de dados, Scientific Electronic Library Online (SciELO). 2 – Diagnóstico da situação real.  O facilitador solicitou aos membros do grupo que discutissem todas as experiências vivenciadas até o momento, e sistematizassem sob a forma de questionamentos voltados à avaliação da metodologia como integradora do ensino-serviço-comunidade. Os questionamentos: Qual a nossa visão sobre a atividade do Eixo Integrador com o método de Arco de Charles Maguerez enquanto integradora do ensino-serviço-comunidade? Quais os seus desafios e perspectivas para nossa formação? 3 - Realização da Plenária. Os membros do grupo, coordenado pelo facilitador, levaram os questionamentos para a plenária, iniciando-se uma sessão de debates. Para este momento elegeu-se um relator, o qual ficou responsável pelas anotações e sistematização do produto final da plenária. 4 – Síntese das ideias. Após a plenária, todas as ideias foram sistematizadas sob a forma de documento, intitulado: a visão dos graduandos de Enfermagem sobre a atividade - Eixo Integrador com o método do Arco de Maguerez – fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade. **RESULTADOS:** O documento, enquanto produto da atividade versava sobre a visão dos estudantes sobre o uso da metodologia, enquanto fortalecedora da integração-ensino-serviço-comunidade, o qual foi lido aos envolvidos no processo de formação e com o uso da metodologia. Dentre os pontos para os quais o documento chamava a atenção destacam-se que as experiências contribuíram de forma significativa à aquisição das competências e habilidades exigidas para cada momento do processo formativo que estávamos vivenciando.  A realidade como ponto de partida e chegada com intervenção para então transformá-la, figuram como experiências vivenciadas ao longo do curso que tiveram/têm impactos positivos no nosso itinerário formativo, uma vez que somos colocados diante de situações problemas e desafiados à busca de uma solução, enquanto sujeitos ativos, envolvidos num processo de transformação do objeto e que ao mesmo tempo nos sentimos transformados. Vivenciar a prática cotidiana do trabalho, colocando-nos diante de situações que exigem de nós uma tomada de decisão, a partir do julgamento do que e como fazer, tem nos dado um sentimento de segurança para o exercício da Enfermagem, seja na sua dimensão assistencial ou gerencial. O olhar crítico para as condições da prestação de cuidado de qualidade, pois a falta de uma metodologia assistencial, que garanta um serviço de Enfermagem sistematizado, tem nos levando à reflexão e compreensão da essencialidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem. O uso de tal metodologia tem contribuído para o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade com melhoria da qualidade do ensino e da assistência de Enfermagem, com alguns desafios a superar como o conhecimento e a apropriação da metodologia por parte do docente, o entendimento da importância do planejamento e do conhecimento da realidade. **CONCLUSÃO:** A atividade Eixo Integrador, com uso do método do Arco de Maguerez, fortalece a integração ensino-serviço-comunidade com orientação da formação para as necessidades individuais e coletivas da população, considerando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, com preparação do futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.  **IMPLICAÇÕES À ENFERMAGEM:** A metodologia da problematização no processo de formação em Enfermagem se torna relevante à medida que se propõe a preparar o futuro graduado para intervir na realidade.  O Eixo Integrador, com utilização do Arco de Charles Maguerez, possibilita uma formação com grande inserção dos graduandos nos cenários de prática reais, com vivências no contexto do Sistema Único de Saúde, e nos desafios do trabalho da Enfermagem, principalmente, no que diz respeito à Sistematização da Assistência de Enfermagem, enquanto caminho para organizar o cuidado de Enfermagem. Ademais permite problematizar a complexidade da vida, da saúde e do cuidado de Enfermagem, a partir de referenciais teóricos que ligam/religam os saberes, vislumbram a integralidade da formação e a interprofissionalidade das práticas e do processo de trabalho. **Descritores:** Enfermagem. Metodologia. Assistência de Enfermagem.   **REFERÊNCIAS:** 1. Prado LM, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de charles maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery (impr.). 2012 jan-mar; 16 (1): p.172-177. 2. Schaurich D, Cabral FB, Almeida MA. Metodologia da problematização no ensino em enfermagem: uma reflexão do vivido no profae / rs. Esc Anna Nery R Enferm. 2007 jun; 11 (2): 318 – 24. 3. Borille DC, Brusamarello T, Paes MR, Mazza, VA, Lacerda MR, Maftum MA. A aplicação do método do arco da problematização na coleta de dados em pesquisa de enfermagem: relato de experiência. Texto Contexto Enferm. 2012 Jan-Mar; 21(1): 209-16. 4. Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende CHA, Sampaio MXS, Dias OV, Lugarinho RM. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev Bras de Educ Medi. 2008; 32 (3): 356-362. 5. Projeto pedagógico do curso de enfermagem, Ufma – Campus de Pinheiro. 2014.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CES nº03 de 07 de novembro de 2001.Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Gradução em Enfermagem. Diário Oficial da União. 2001 nov. Seção 1 2. Pinheiro SJ, Lucas FEQ, Luciana LF, Cruz MRCM, Pereira FGF, Barbosa AL. Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem. Rev Rene. 2013 Jul-Ago; 17(4): 545-52. 3. Pereira LGM, Cardoso AL. A formação profissional do enfermeiro docente, que atua no ensino técnico: e o saber formar profissionais capazes de pensar e gestar soluções. Rev Uningá. 2017 out/dez; 54 (1): 79-90