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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 3824110

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3824110

APREDIZADO POR MEIO DE SIMULAÇÃO REALITISCA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Noeli das Neves Toledo ; Hadelandia Milon de Oliveira ; José Ricardo da Fonseca ; Alex Mariano Rosa da Silva

Resumo:
**Introdução: **No atendimento em situações de emergência a avaliação da vítima deve ser eficaz, para garantir a redução de sequelas e o aumento da sobrevida(1). Proporcionar ao acadêmico de Enfermagem a vivência com cenários realísticos possibilitará maior segurança e habilidade nos protocolos de Emergência e a tomada de decisão, na garantia de uma assistência segura. A Simulação Realística no ensino da graduação tem possibilitado ao aluno o desenvolvimento de atributos relacionados ao campo “cognitivo, afetivo, psicomotor e atitudinal, ampliando os seus conhecimentos”(2). Considerada uma estratégia que possibilita a vivência prévia da prática pelo aluno, com fortalecimento do conteúdo teórico em associação com a prática, tem sido vista como estratégia eficiente de ensino, por proporcionar o aprendizado com vivências significativas que colaboram para a formação de profissionais mais seguros, críticos, reflexivos, éticos e humanistas(3-4). **Objetivo:** Relatar a experiência do uso de simulação realística no ensino de graduação em enfermagem. **Descrição Metodológica:** Trata-se de um relato de experiência de Professores da disciplina Enfermagem na Atenção ao Paciente em Alta Complexidade da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas, visando possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competência no gerenciamento e aplicação do processo de enfermagem na assistência ao paciente adulto em situações de urgência/emergência e em unidade de terapia intensiva. Para o desenvolvimento da disciplina optamos pelas seguintes estratégias de ensino: aula expositivo-dialogada, análise e discussão de casos clínicos e aulas práticas em laboratório de simulação realística, tendo em vista preparar os alunos para as aulas práticas nas Unidades de Terapia Intensiva-UTI e Urgência e Emergência – U/E dos hospitais de Manaus. Nesta perspectiva, a simulação realística foi estruturada em três estações distintas, sendo: 1- atendimento em Suporte Básico de Vida - SBV; 2- Manutenção/permeabilidade de vias aéreas e punção intra-óssea; 3 - Suporte Avançado de Vida - SAVC. Para isto, utilizamos os seguintes materiais e equipamentos: Desfibrilador Externo Automático – DEA; Ressuscitador Manual com Reservatório e Máscara; Boneco de Reanimação Cardiopulmonar para SBV e SAVC; Boneco de inserção de via área avançada; Laringoscópio, Sondas (nasogastrica e de aspiração); Tubos orotraqueais; Dispositivo de intubação orotraqueal; agulhas intra óssea; cortes de aves, fixadores e programa de computador para identificação de ritmos cardíacos. Em todos estes cenários foram apresentados casos reais que tinham por objetivo possibilitar aos alunos, a aplicação na prática em ambiente simulado dos protocolos internacionais (AHA, 2015) no atendimento ao paciente em situação de urgência/emergência, abordados durante as aulas teóricas. Para avaliar o desempenho cognitivo do aluno foi aplicado, pelo preceptor de cada cenário um formulário do tipo checklist, baseado nas recomendações da American Heart Association5. A finalidade deste era identificar as potencialidades e fragilidades do aluno quanto ao seu domínio teórico e habilidade para realizar o atendimento em ambiente simulado ao paciente em situação crítica de vida. **Resultados:** Todos os alunos tiveram a oportunidade de participar de cada uma das estações que duraram cerca de 60 minutos, sendo estimulado praticar os diferentes papeis que são exercidos pelos membros da equipe. Nos dois primeiros dias foram atividades de treinamento dos protocolos e discussão dos casos, junto ao preceptor que também orientava a repetição da sequencia do atendimento. Já no terceiro e último dia a atividade foi desenvolvida na modalidade de teste de avaliação com atribuição de nota, sendo ofertado ao aluno a oportunidade de repetir as estações tendo em vista a melhora do seu desempenho e conseqüentemente o aumento da sua nota final na atividade. Na condição de preceptores, observamos melhora no desempenho dos alunos em todas as estações, durante os três dias de atividade, principalmente no que se refere às habilidades para realizar a reanimação cardiopulmonar no SBV/SAVC e identificação dos ritmos cardíacos. Entendemos que a estratégia adotada favoreceu o alcance dos objetivos da disciplina uma vez que oportunizou ao aluno preparo prévio no atendimento em SBA e SAVC, direcionando o aluno no enfrentamento e superação das suas dificuldades e possibilitando por meio da reflexão e repetição o melhor domínio teórico-prático para assistir o paciente que necessita de cuidados de maior complexidade em ambientes reais, conforme observamos durante as aulas práticas ocorridas na UTI e Pronto Socorro dos hospitais. **Conclusão:** Consideramos que a estratégia de ensino por simulação realística em urgência e emergência, possibilitou aos alunos aprendizado significativo, por agregar em sua formação habilidades e competências que permitam realizar sua práxis na lógica do raciocínio clínico, atendendo as necessidades de cuidado do paciente crítico. **Contribuições/Implicações para a enfermagem: **O ensino por meio de simulação realística, no curso de graduação em enfermagem pode trazer contribuições relevantes, por ser uma estratégia que fortaleceu o empoderamento do processo de ensino-aprendizagem, possibilitou ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo para tomada de decisões éticas e humanistas nos ambientes que prestam atendimento a pacientes que necessitam de alta complexidade de cuidados. **DESCRITORES: Formação Profissional; Educação em Enfermagem; Reanimação Cardiopulmonar.** **ÀREA TEMATICA - TEMA 1: Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem** **REFERENCIAS** 1. Luis Fernando Barbosa Tavares, Italla Maria Pinheiro Bezerra, Fernando Rocha Oliveira, Luiz Vinícius de Alcantara Sousa, Rodrigo Daminello Raimundo, Ednan Cardoso de Sousa, Fernando Adami1, Luiz Carlos de Abreu, JournalofHumanGrowthandDevelopment. 2015; 25(3): 297-306 2. [Magro, Marcia Cristina da Silva](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Magro,%20Marcia%20Cristina%20da%20Silva%22); [Barreto, Daniele Gomes](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Barreto,%20Daniele%20Gomes%22); [Silva, KamillaGrasielle Nunes da](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Silva,%20Kamilla%20Grasielle%20Nunes%20da%22); [Moreira, 2012)SthefânyaCavalvcante Regis](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Moreira,%20Sthef%C3%A2nya%20Cavalvcante%20Regis%22); [Silva, Tatiane Sousa da](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Silva,%20Tatiane%20Sousa%20da%22); [Santos, Carlos Eduardo dos](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Santos,%20Carlos%20Eduardo%20dos%22) [_Rev. baiana enferm_](http://portal.revistas.bvs.br/transf.php?xsl=xsl/titles.xsl&xml=http://catserver.bireme.br/cgi-bin/wxis1660.exe/?IsisScript=../cgi-bin/catrevistas/catrevistas.xis|database_name=TITLES|list_type=title|cat_name=ALL|from=1|count=50&lang=pt&comefrom=home&home=false&task=show_magazines&request_made_adv_search=false&lang=pt&show_adv_search=false&help_file=/help_pt.htm&connector=ET&search_exp=Rev.%20baiana%20enferm)_; 26(2)2012._ 3. [Fonseca, Ariadne da Silva](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Fonseca,%20Ariadne%20da%20Silva%22); [Janicas, Rita de Cássia Silva Vieira](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Janicas,%20Rita%20de%20C%C3%A1ssia%20Silva%20Vieira%22); [Gentil, Gisele Cristina](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Gentil,%20Gisele%20Cristina%22); [Mendonça, Catarina Abe](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Mendon%C3%A7a,%20Catarina%20Abe%22). [_Nursing (Säo Paulo)_](http://portal.revistas.bvs.br/transf.php?xsl=xsl/titles.xsl&xml=http://catserver.bireme.br/cgi-bin/wxis1660.exe/?IsisScript=../cgi-bin/catrevistas/catrevistas.xis|database_name=TITLES|list_type=title|cat_name=ALL|from=1|count=50&lang=pt&comefrom=home&home=false&task=show_magazines&request_made_adv_search=false&lang=pt&show_adv_search=false&help_file=/help_pt.htm&connector=ET&search_exp=Nursing%20(S%C3%A4o%20Paulo))_; 14(168): 256-260, maio 2012._ 4. [de Oliveira Costa, Raphael Raniere](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22de%20Oliveira%20Costa,%20Raphael%20Raniere%22); [de Medeiros, Soraya Maria](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22de%20Medeiros,%20Soraya%20Maria%22); [Amado Martins, José Carlos](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Amado%20Martins,%20Jos%C3%A9%20Carlos%22); [Santos Cossi, Marcelly](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Santos%20Cossi,%20Marcelly%22); [Souto de Araújo, Marília](http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?lang=pt&q=au:%22Souto%20de%20Ara%C3%BAjo,%20Mar%C3%ADlia%22). [_rev.cuid. (Bucaramanga. 2010)_](http://portal.revistas.bvs.br/transf.php?xsl=xsl/titles.xsl&xml=http://catserver.bireme.br/cgi-bin/wxis1660.exe/?IsisScript=../cgi-bin/catrevistas/catrevistas.xis|database_name=TITLES|list_type=title|cat_name=ALL|from=1|count=50&lang=pt&comefrom=home&home=false&task=show_magazines&request_made_adv_search=false&lang=pt&show_adv_search=false&help_file=/help_pt.htm&connector=ET&search_exp=rev.%20cuid.%20(Bucaramanga.%202010))_; 8(3): 1799-1808, sep.-dic. 2017. tab, ilus_ Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-31410 5. American Heart Association. Guidelines for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Circulation [Internet]. 2015 [acesso 2018 março 22]. Available from: https:// eccguidelines.heart.org/wp-content/up AHA-Guidelines-High lights-Portuguese.pdf


Referências:
1 BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Disponível em: Acessado em: 05 Mar. 2018. 2 BRASIL. Parecer CNE/CES nº 33/2007, aprovado em 1º de fevereiro de 2007 Consulta sobre a carga horária do curso de graduação em Enfermagem e sobre a inclusão do percentual destinado ao Estágio Supervisionado na mesma carga horária. Disponível em: Acessado em: 05 Mar. 2018. 3 Secretaria da Atenção à Saúde- SAS, Ministério da Saúde- MI. PORTARIA nO 756 27 de Dezembro de 2017. Disponível em: Acessado em: 05 Mar. 2018.