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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 3801204

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3801204

ATIVIDADE DISCENTE NA DISCIPLINA TIROCÍNIO DOCENTE ORIENTADO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Isabella Batista Pires ; Raniele Araújo de Freitas ; Halanna Carneiro Guimaraes Bastos Moura ; Tânia Maria de Oliva Menezes ; Lucivalda Barbosa Santos

Resumo:
**Introdução: **No curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (PGENF), a disciplina ENF791- Tirocínio Docente Orientado é uma atividade obrigatória no segundo semestre do curso. O seu objetivo é favorecer e estimular o exercício da docência, a experiência da prática de lecionar e o conhecimento das atividades pedagógicas da instituição. A disciplina é desenvolvida em atividades na dimensão da graduação, da pós-graduação _lato sensu_ ou extensão. Sua finalidade diz respeito ao preparo do discente para a atividade de ensino na academia, através de atividades teóricas, práticas e teórico-práticas1. A supervisão ocorre por um docente da instituição, preferencialmente o próprio orientador, que vai avaliar o mestrando e o seu desempenho nas atividades propostas para o curso. **Objetivo: **Relatar a experiência das atividades desenvolvidas na disciplina Tirocínio Docente Orientado em uma universidade pública. **Descrição metodológica**: A disciplina ocorreu no semestre 2017.2 e tem carga horária de 51 horas, distribuída em 34 horas de atividades práticas, para o acompanhamento dos graduandos no estágio curricular, em paralelo com 17 horas organizadas em reuniões para o planejamento e avaliação do semestre.  A carga horária é distribuída em: encontros presenciais, reuniões com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), reuniões de capacitação das docentes e pedagógicas1. A organização desta atividade tem o propósito de envolver a participação dos mestrandos em todas as propostas do Tirocínio Docente, além de possibilitar experiência profissional na área de Educação e Enfermagem, juntamente com a construção de habilidades e competências para a formação acadêmica da docência na dimensão do ensino superior. Esses critérios subsidiam a relação entre o conhecimento da teoria e atuação prática. A proposta da orientadora para as mestrandas foi de desenvolver a disciplina em duas atividades: o acompanhamento no campo prático das alunas da graduação em enfermagem que cursavam o componente estágio curricular I, em um hospital público e a participação em reuniões de planejamento e avaliação na própria faculdade. **Resultados: **As atividades propostas para o estágio curricular iniciam com reunião geral, momento que ocorre diálogos entre os discentes e docentes para apresentar a disciplina e os campos de prática na rede hospitalar, bem como a alocação de cada aluno com o respectivo professor. Em seguida, as reuniões realizadas mensalmente com docentes e discentes objetivam avaliar as vivências e situações advindas durante o período de estágio. O acompanhamento das alunas de graduação em unidades de clínica médica de um Hospital Universitário se configurou como uma excelente oportunidade de experiências na docência, pois a proximidade com o campo de atuação permitiu questionamentos da prática da enfermeira, juntamente com o exercício docente. A atividade desenvolvida foi supervisionar e acompanhar as graduandas no seu desenvolvimento como enfermeira, com foco no aprendizado teórico e a prática das habilidades técnicas. Foi desenvolvido um roteiro e um plano de orientação, com as principais ações e intervenções que foram desenvolvidas, após identificar as principais dificuldades e dúvidas. O planejamento elaborado tinha um plano de orientação, que estabelecia critérios que deveriam ter maior abordagem em cada encontro. A respeito disso, cabia a mestranda na função docente criar estratégias para promover melhor aprendizagem, tais como: indicação de literatura pertinente, troca de experiências, reflexões da relação teoria-prática e propostas de mudanças perante os desafios encontrados no estágio. Dessa forma, desde o início procurou oportunizar reflexões sobre o processo de trabalho da enfermeira em sua prática diária, como: as visitas de enfermagem, realização de exame físico, o registro de impressos, uso das técnicas de curativos e outros procedimentos, realização da sistematização da assistência de enfermagem – SAE, aprazamento, distribuição dos técnicos de enfermagem e na organização da unidade. Vale destacar as tentativas de instigar o posicionamento da discente em relação à representação do profissional de enfermagem na unidade hospitalar. A supervisão do estágio curricular I foi um momento pedagógico que direcionou outros caminhos, colaborando na construção de um conhecimento e o despertar para novas descobertas, tanto das graduandas, quanto das mestrandas. A dimensão docente trabalha com o processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de competências e habilidades do estudante durante a trajetória de estudo. A experiência permite que o estudante faça as suas próprias descobertas, estimulando o questionamento, as reflexões e as atitudes para a sua futura formação profissional2. Propor atividades significativas para as discentes significou colocá-lo numa dimensão de busca do conhecimento, ao confrontar o estudo teórico _versus_ a prática. O tirocínio docente cria expectativas em duas dimensões. A primeira delas corresponde ao preparo como estudante e profissional de enfermagem, atuando de maneira colaborativa na formação acadêmica de futura enfermeira, ainda em processo de formação. A participação nas atividades de planejamento, avaliação e reuniões foi outra oportunidade de familiarizar com a prática docente, pois o principal objetivo do tirocínio é justamente oferecer a aproximação com o ensino superior em todas dimensões. Outro momento significativo foi a oportunidade de avaliação das discentes na apresentação de estudo de caso e plano operacional, seguindo roteiro previamente elaborado pela disciplina, além da correção de relatório.  Os trâmites legais que direcionam a atuação do professor e como ocorre a organização e avaliação de um componente curricular e foram compreendidos. As reuniões gerais apresentaram muitas realidades que até então eram desconhecidas sobre o universo acadêmico. As complexidades operacionais e grandes demandas dos docentes evidenciaram as obrigações que permeiam o campo da Educação. A participação nessa atividade permitiu compreender que existe normas/rotinas/ementas para decidir a capacidade de futuros profissionais na enfermagem. Esses conhecimentos indicaram que o mestrado acadêmico possibilita avaliar as propostas da base curricular da enfermagem, refletindo o processo de formação acadêmica da enfermagem brasileira3. Esta experiência permitiu as mestrandas visualizarem a complexidade que é a docência. **Conclusão**: A experiência da prática profissional das mestrandas contribuiu no desenvolvimento do tirocínio docente. Esta atividade é de fundamental importância para a formação no mestrado, e proporcionou momento de dupla aprendizagem entre o professor e aluno, porque cada um traz consigo o conhecimento internalizado de aprendizagens anteriores, que foram acrescidos e ressignificados com novas experiências, leituras, discussões e relatos de suas experiências. **Contribuições para a Enfermagem**: O acompanhamento de práticas pedagógicas contribui para a formação de novos profissionais. Isso significa a continuidade, na busca de ampliar os conhecimentos necessários para uma prática profissional diferenciada para a atividade da docência, que qualificará o futuro enfermeiro.


Referências:
Pontes MGA, Lima GMB, Feitosa IP. et al. Parto nosso de cada dia: um olhar sobre as transformações e perspectivas da assistência. Rev Ciênc. Saúde Nova Esperança. 2014 jun; 12(1). Moura SG, Melo MMM, César ESR. et al. Assistência pré-natal realizada pelo enfermeiro (a): um olhar da mulher gestante.J. res.: fundam. care. online. 2015 jul/set; 7(3):2930-8. Rodrigues JTC, Almeida IESR, Neto AGO. et al. Cesariana no Brasil: uma análise epidemiológica. Revista Multitexto. 2016; 4(1). Silva ALS, Nascimento ER, Coelho EAC. Práticas de enfermeiras para promoção da dignificação, participação e autonomia de mulheres no parto normal. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. 2015 jul/set; 19(3). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. 1. ed. rev. Brasília, 2013. DESCRITORES: Cuidado Pré-natal. Gestantes. Poder. TEMA 2: Integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.