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3787755 | O TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (SC). | Autores: Juliana Vieira de Araujo Sandri ; Gabriela Thomé da Cruz de Oliveira ; Pollyana Bortholazzi Gouvea |
Resumo: **Introdução: **O trabalho de Iniciação Científica no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí é desenvolvido em três momentos distintos, do 8º ao 10º período e possui como objetivo final o de fundamentar a pesquisa científica através de atitude ética e profissional aferindo o conhecimento e novas tecnologias no contexto da dimensão sócio política do agir humano nas organizações contemporâneas, desvendando processos interativos seguindo critérios metodológicos e científicos de modo interdisciplinar e ecoformativo1. A iniciação científica é um instrumento que permite os acadêmicos de graduação adentrar na pesquisa por meio de projetos investigativo que forneça apoio teórico e metodológico na formação profissional do aluno. Além de despertar a vocação científica, incentiva talentos potenciais entre estudantes universitários, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado2. O Curso de Graduação de Enfermagem está alinhado as políticas institucionais da Universidade do Vale do Itajaí e vem considerando a pesquisa como princípio científico e educativo desde a década de 90. O Curso de Graduação em Enfermagem tem dois grupos de pesquisa, Grupo de Pesquisa em Saúde, específico para o Curso de Enfermagem e, o grupo Gestão e Atenção Primária em Saúde, congregando outros Cursos. Ambos estão registrados CNPq e as linhas de investigação estão alinhadas com a matriz curricular, nos eixos ensino-extensão3. Em 2009 através da Resolução nº 005/CONSUN-CaEn/09 foi alterada a denominação das disciplinas que se referem pesquisa/iniciação cientifica nas matrizes curriculares vigentes dos Cursos de Graduação da Univali, passando-se a se chamar de Trabalho de Iniciação Cientifica3 e, desde então, vem aprimorando suas atividades ao integrar os conteúdos teóricos à prática profissional, bem como, para atender às disposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem. É um dever de toda Instituição de nível superior oferecer um programa de Iniciação Científica mesmo sem a veiculação de bolsa de iniciação científica, já que esta é apenas um incentivo individual que serve como estratégia de seleção para os melhores alunos e/ou projetos2. **Objetivo:** Apresentar a condução do trabalho de iniciação cientifica no Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí. **Metodologia:** O trabalho de iniciação cientifica do Curso de Graduação em Enfermagem se estrutura do 8º ao 10º período e é realizado individualmente. No 8º período com a disciplina de Metodologia da Pesquisa (Código: 13473 – 54 Horas), momento em que o aluno desenvolve o seu pré-projeto de pesquisa, que poderá ou não se transformar no projeto definitivo da sua pesquisa, há uma orientação e supervisão indireta do professor orientador com a condução direta do professor responsável pela disciplina. No 9º período com a disciplina de Trabalho de Iniciação Cientifica (Código: 13476 – 162 Horas), oportunidade que será finalizado e qualificado em banca o projeto de pesquisa, mas se for uma proposta que envolva pesquisa com seres humanos, o projeto é submetido ao Comitê de Ética da Universidade e segue todos os preceitos éticos contidos na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde4. Após obter a aprovação de ética, o aluno realiza a coleta de dados e inicia a sua análise de dados. Caso não necessite passar no Comitê de Ética, após aprovação na qualificação, já inicia a coleta de dados. No 10º período com a disciplina de Trabalho de Iniciação Cientifica (Código: 13478 – 162 Horas), o aluno finaliza análise dos dados elaborando o relatório de pesquisa ou o artigo. Estando essa etapa finalizada é realizada a banca avaliadora fechada com dois membros docentes com titulação, mínima, de mestre, além do seu orientador. No final de cada semestre os trabalhos são socializados na Semana Cientifica do Curso de Enfermagem e Seminário dos Grupos de Pesquisa, cada qual com a suas características: os formandos apresentam publicamente o seu Trabalho de Iniciação Cientifica e os demais exibem as suas propostas investigativas e os resultados preliminares. O processo termina com a entrega encadernada do trabalho final junto com o relatório da ética, na articulação de pesquisa. **Resultado:** O desenvolvimento do TIC segue regulamento próprio (Resolução nº 122/CONSUN-CaEn/2011) e envolve a elaboração e execução de um projeto de pesquisa, vinculado às disciplinas de Metodologia da Pesquisa e de Trabalho de Iniciação Científica3. Semestralmente é organizado a relação de professores, orientadores por grupo e linhas de pesquisa, disponibilizando aos acadêmicos que estão iniciando seus projetos. A partir do 9º período há orientação e supervisão direta do aluno com o professor orientador e o acompanhamento do professor responsável por ambas as disciplinas, o qual intervém nas situações específicas junto aos envolvidos. A avaliação, das diferentes etapas que envolvem o desenvolvimento do TIC, segue os critérios estabelecidos no plano de ensino das disciplinas citadas, bem como, o disposto no seu Regulamento institucional. Em cada semestre é entregue aos envolvidos um documento orientador denominado de _‘Kit do TIC’_, para que apresentem e discutam com seus orientandos as informações pertinentes ao desenvolvimento das disciplinas. Todo este processo é acompanhado pela coordenação do Curso de Enfermagem e articulação de pesquisa, a qual mantém o arquivo das documentações correspondentes em pasta individual por aluno, além da guarda catalogada do produto produzido (relatório ou artigo) de modo impresso e digital. **Conclusão: **A pesquisa é base para o crescimento humano no mundo cientifico, tecnológico, social e cultural. Pesquisar, é olhar para o mundo buscando conhecimento. O Curso de Graduação em Enfermagem preza em desenvolver suas pesquisas acadêmicas de modo ético, responsável e competente voltado ao cuidado humano em todos os ciclos vitais e dimensões de vida. O desenvolvimento da pesquisa no Curso se dá, tanto pelos programas institucionais de bolsas, como também pela inter-relação entre pesquisa e ensino e por meio dos Trabalhos de Iniciação Científica, os quais estimulam o desenvolvimento científico entre os discentes e promovem a construção e a disseminação de conhecimentos, em consonância com as prioridades estabelecidas no Projeto Pedagógico do Curso e com as políticas institucionais constantes no Programa de Avaliação Institucional e no Plano de Desenvolvimento Institucional3. A pesquisa é, portanto, uma ferramenta indispensável e precisa ser estimulada na ambiência acadêmica, uma vez que atuam como responsáveis pela difusão do conhecimento e a introdução à pesquisa científica. **I****mplicações para a Enfermagem:** A formação do profissional enfermeiro na perspectiva de estimular o desenvolvimento de competências e habilidades associadas à realização da pesquisa surge como condição para o exercício profissional comprometido com as necessidades da saúde humana.
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Cunha, MS, Sá MC. A visita domiciliar na estratégia de saúde da família: os desafios de se mover no território. Interface. 2013; 17(44):61-73.
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. 1. ed. rev. Brasília, 2013. |