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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 3719286

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3719286

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

Autores:
Rafaela Vivian Valcarenghi ; Suélen dos Santos Saraiva ; Juliana Fernandes da Nóbrega ; Rosane Aparecida do Prado ; Bárbara de Oliveira Turatti

Resumo:
**Introdução** – A Unidade Curricular: “Estágio em saúde da criança, do adolescente, da mulher e do homem 1” faz parte da grade curricular de um Curso Técnico em Enfermagem sendo ofertada no terceiro semestre e tem como objetivo: Conhecer os diferentes espaços de cuidados em saúde, planejando e executando ações educativas relativas à saúde da criança, do adolescente, da mulher e do homem. Na formação de profissionais da saúde se faz necessárias propostas metodológicas que integrem a teoria com a prática, os serviços e ensino, bem como auxiliar os discentes na busca pelo cuidado humanizado. O processo pedagógico da enfermagem, com ênfase na educação em saúde, encontra-se em evidência, já que atualmente é reconhecido como uma estratégia para o enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam as populações e seus contextos sociais (PINHEIRO, 2011). Acredita-se que as ações de planejamento dos temas e execução da educação em saúde promova o empoderamento dos discentes. **O****bjetivo** – relatar a experiência do processo de ensino-aprendizagem com vivências práticas de educação em saúde de um Curso Técnico em Enfermagem. **Metodologia – **Trata-se de um relato de experiência onde participaram vinte discentes da terceira fase do Curso Técnico em Enfermagem e três professores responsáveis pela Unidade Curricular. A construção do cronograma de execução da Unidade Curricular em questão é realizada no primeiro encontro, junto com todos os alunos e professores. Desta forma, a turma é subdividida em pequenos grupos que se organizam na seleção de Instituições/locais para o desenvolvimento de temas contidos na ementa. Para o desenvolvimento das ações de educação em saúde, os professores contactaram os locais de escolha para apresentar os objetivos e propostas da disciplina e, considerando as necessidades elencadas pelas Instituições foi possível efetivar o planejamento de temas, datas e atividades. Para o planejamento seguiu-se as seguintes etapas: Seleção do local; escolha do tema; busca da literatura; escolha do método; produção de material informativo; compartilhamento e retirada de dúvidas. Tratando-se das ações desenvolvidas destacam-se: a realização da Integração entre fases; Oficina de parto domiciliar; Comemoração do dia Internacional da Mulher; Saúde do Homem; Saúde Escolar; Vivência na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Centro obstétrico; atividades no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP); Organização de evento científico, a saber Semana de Enfermagem 2017 e Gincana intitulada “Transformando o cuidar em sorrir”. As ações de educação em saúde foram realizadas no período vespertino, em horário de aula, entre os meses de março a maio de 2017. **Resultados** – A primeira ação realizada foi a integração entre as turmas da primeira e terceira fases do curso, com a recepção dos novos alunos, reconhecimento da Instituição e campanha de doação de abraços em todo a escola, intitulada “Enfermagem cuidando da saúde da alma”. A segunda ação teve participação externa de equipes multiprofissionais que trabalham com a proposta do parto domiciliar. Durante a oficina foi feita a divulgação e sensibilização deste tipo de parto. A terceira ação foi referente a temática de saúde da mulher. Os discentes organizaram ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher a atividade intitulada: “Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram sua força”. Abordou-se questões relacionadas a anticoncepcionais, mulheres emPODERadas, na qual foram discutidas os tipos de violências que ocorrem contra a mulher. Foram feitas placas com frases de empoderamento e montou-se um espaço para fotografias das mulheres que desejassem participar. Para finalizar as ações, foi convidada uma personal trainer que realizou atividades físicas. A saúde da mulher constitui-se em um campo de atuação importante, em que as ações educativas são de grande valia tendo em vista todas as peculiaridades do seu ciclo vital. Proporcionar autonomia à mulher na tomada de suas decisões e entender o que se passa em cada momento peculiar de sua vida, constituem-se em um desafio, bem como uma responsabilidade profissional na assistência prestada. As ações educativas permitem discutir e formular estratégias com a própria mulher com vistas a buscar sua saúde nas diferentes mudanças e adaptações que terá que enfrentar no decorrer de sua vida, tomando como ponto de partida seus saberes e experiências vividas (CEOLIN et al., 2009). A quarta ação foi intitulada “Saúde do homem: vamos falar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)?” Os discentes prepararam frases sobre as principais ISTs (HIV, HPV, síflis, gonorreia, hepatites B e C) e perguntas “Você sabia?”. Outra atividade desenvolvida foi o jogo “Batendo um bolão: homens vamos testas suas habilidades no cuidado de sua saúde?” no qual se faziam perguntas sobre sinais, sintomas e outros aspectos das infecções, e os participantes precisavam chutar a bola na goleira referente a IST. Destaca-se que os programas de educação em saúde podem ser utilizados como estratégia para mudança no estilo de vida dos indivíduos do sexo masculino, que estão pouco inseridos em políticas públicas de saúde (LEITE et al., 2010). A quinta ação ocorreu em forma de visita técnica na qual os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano de atuação do profissional de saúde nos ambientes de Unidade de |Terapia Intensiva Neonatal e Centro obstétrico, podendo relacionar o conteúdo teórico visualizado em sala de aula com a prática. A sexta ação foi desenvolvida no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua onde os estudantes puderam ministrar oficina de autocuidado com enfoque na atenção à saúde tegumentar e realização de curativos, quando necessário. A sétima ação foi desenvolvida no âmbito da temática de assistência à saúde da criança. Os estudantes puderam atuar na Saúde do Escolar por meio de ações em uma escola de ensino infantil trabalhando temáticas como a prevenção da Influenza e verificação de crescimento e desenvolvimento infantil com crianças entre 5 e 6 anos. A metodologia utilizada teve como princípio norteador a abordagem lúdica. A oitava ação aconteceu por meio da Organização de evento - Semana de Enfermagem 2017, em especial da Gincana intitulada “Transformando o cuidar em sorrir”, na qual se teve a integração entre discentes e docentes com atividades lúdicas relacionadas com temáticas diversas da saúde. **Conclusões** – A metodologia utilizada na Unidade Curricular promoveu o empoderamento dos discentes envolvidos, por meio de melhorias das habilidades e competências técnicas, conhecimento científico e relacionamento interpessoal, aspectos importantes na formação. Considerando a ação educativa como um dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e das ações dos profissionais de saúde, destaca-se a continuidade do seu desenvolvimento, sendo prática importante aos discentes do Curso Técnico em Enfermagem e discentes dos demais Cursos do Campus, visto que, possibilita a sensibilização e reflexão das temáticas. **Palavras-chave**: Educação em saúde; ensino, enfermagem. **Tema**: Integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. ** **


Referências:
1Alves CMR. O papel da enfermagem no rompimento dos preconceitos LGBT nos serviços de saúde. In: Sindicato das Entidades de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, 2016. Proceedings 16º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 04 de Abril., 2016. São Paulo, 2016. Não paginado. 2BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Legislação da saúde. Portaria Nº 2836 de 1 de Dezembro de 2011.