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3696900 | DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA APOIO AO ENSINO DOS CONTRACEPTIVOS HORMONAIS | Autores: Rogério Dias Renovato ; Suelem Cristina Jacobsim |
Resumo: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA APOIO AO ENSINO DOS CONTRACEPTIVOS
HORMONAIS
_Suelem Cristina Jacobsim_¹ Rogério Dias Renovato2
**Introdução: **As tecnologias educativas são instrumentos facilitadores do processo ensino-aprendizagem utilizados como meio de transferência de conhecimento, propiciando ao indivíduo a participação em um momento de troca de experiências conducente ao aprimoramento de habilidades1 A crescente evolução tecnológica com suporte nas necessidades da sociedade exprime novas possibilidades de uso destes materiais nas práticas de cuidado e de ensino de saúde. Para compreender um fenômeno ou evento e suas implicações em diversos âmbitos da vida, é importante conhecer os seus antecedentes, os quais elucidam o processo de formação conceitual, auxiliando na compreensão do contexto social no qual o termo está inserido2. O processo de ensino - aprendizagem deve ser concebido de forma a permitir uma perfeita integração entre as ferramentas tecnológicas e as ações de aprendizagem utilizadas na educação. Existe uma composição harmoniosa entre o modelo conceitual de aprendizagem e as ferramentas tecnológicas utilizados para atingir os objetivos da aprendizagem3. O avanço das tecnologias de informação e comunicação tem estimulado o desenvolvimento das mais diversas e inovadoras formas de difundir conhecimento. A educação a distância favorece a disseminação e a democratização do acesso à educação em diferentes níveis e formas de interação e aprendizagens4. Neste contexto, discute-se hoje o conceito de Aprendizagem com Mobilidade – Mobile Learning ou M-Learning, como processos de aprendizagem que ocorrem, necessariamente apoiados pelo uso de TIMS (tecnologias de informação móveis) e que tem como característica fundamental a mobilidade de atores humanos, que podem estar fisicamente/geograficamente distantes de outros atores e também de espaços físicos formais de educação, tais como salas de aula, salas de treinamento ou local de trabalho4. A ação educativa em saúde tornou-se uma das atividades inerentes à enfermagem, desempenhada em toda sua área de atuação, que deve ser desenvolvida em todos os níveis de atenção à saúde. A respeito da prática educativa, os profissionais de saúde e a enfermagem devem empenhar-se nas informações precisas aos usuários, para que tenham conhecimento sobre todas as alternativas de anticoncepção e possam participar livre e ativamente da escolha do método contraceptivo5. O **objetivo **desta pesquisa foi desenvolver e elaborar um protótipo de aplicativo móvel para apoio ao ensino de contraceptivos hormonais, com enfoque na formação de enfermagem. Com objetivos específicos, deu-se a sistematização do conteúdo sobre contraceptivos hormonais a ser ofertado através do aplicativo móvel. **Descrição metodológica** O desenvolvimento do protótipo ocorreu em duas fases: definição e desenvolvimento. Na fase de definição os requisitos do software foram determinados, a sua viabilidade foi estudada e o planejamento das atividades foi elaborado. Na fase de desenvolvimento foram realizadas as atividades destinadas a produção do software, como concepção, especificação, design da interface, prototipação, design da arquitetura, codificação e verificação, dentre outras. O protótipo do aplicativo móvel “ENFcontraceptivos” foi desenvolvido em uma plataforma de desenvolvimento chamada Android Studio, onde foi programado com a linguagem Java. O aplicativo possui menu em que estão listados os tópicos sobre contraceptivos orais, orais combinados, injetáveis mensais e injetáveis trimestrais. Dentro de cada tópico, constam seis subtópicos: descrição, nomes comerciais, posologia, mecanismo de ação, contraindicações e reações adversas. **Resultados: **O protótipo do aplicativo mobile foi desenvolvido em uma plataforma de desenvolvimento chamada Android Studio, onde foi programado com a linguagem Java. O aplicativo possui um menu lateral, que pode ser acessado deslizando o dedo na tela da esquerda para a direita, ou clicando na aba superior esquerda. Esse menu é um componente chamado Navigation Drawer®. Nesse menu estão listados os quatro tópicos da aplicação, sendo eles contraceptivos orais, orais combinados, injetáveis mensais e injetáveis trimestrais. O menu pode ser acessado a qualquer momento da aplicação. Ao clicar em um tópico do menu, o usuário é direcionado para uma tela onde contém vários subtópicos, que irão apresentar as informações que devem ser passadas ao usuário. Os subtópicos são seis: descrição, nomes comerciais, posologia, mecanismo de ação, contraindicações e reações adversas. Ao clicar em qualquer um dos subtópicos, será aberta uma pequena área onde haverá o seu conteúdo. Ao clicar em outro a aba do anterior será fechada e a do atual será aberta, mantendo sempre apenas um subtópico aberto por vez. O componente utilizado para fazer essa parte da aplicação se chama Expandable List View®, que traduzido seria ”Lista de visualização expansível”. No protótipo do aplicativo Android, a tela inicial é simples e intuitiva, possuindo as opções orais, orais combinados, injetáveis mensais e injetáveis trimestrais dessa forma o usuário clica na opção desejada para sua pesquisa. Dessa forma podemos utilizar metodologias inovadoras, que possam atender às necessidades dos usuários, sem perder de vista a aprendizagem e o desenvolvimento do conhecimento de cada um dos alunos. **Conclusão: **Após o estudo de revisão bibliográfica referente ao tema, pôde-se constatar o potencial que os aplicativos para smartphone têm em relação ao seu uso na educação em saúde. Esta pesquisa objetivou também prover um novo olhar em relação aos novos recursos tecnológicos disponíveis, enxergando suas funções como novas ferramentas para a educação, compreendendo melhor suas viabilidades. Espera-se que as informações contidas no aplicativo possam ser úteis para os acadêmicos de enfermagem. Dessa forma, os alunos estarão cada vez mais preparados para interagir com as novas tecnologias no ambiente educacional, facilitando e estimulando a difusão da mobilidade, fornecendo subsídios para a elaboração de novos Projetos Pedagógicos, de acordo com a disciplina e o nível escolar dos acadêmicos. E também, propiciando condições de aprimoramento quanto ao uso da tecnologia móvel no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam deficiências. Assim conclui-se que há uma forte tendência de que essas tecnologias sejam cada vez mais utilizadas, devido à sua massificação. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **Espera-se com esta pesquisa contribuir para um novo olhar no uso desta ferramenta na educação em enfermagem, e mais especificamente, em relação à disciplina de farmacologia, que visa ao uso racional de medicamentos. **Referencia**: 1- Barros, EJL, et al. Educational geronto-technology for ostomized seniors from a complexity perspective. Rev Gaúcha Enferm, 2012; 33(2)95-101. 2-RODGERS, BL, KNAFL, KA. Concept development in nursing – foundations, techniques, and applications. Philadelphia: WB Saunders; 2000. 3- RUGGIERO, WV. et al., “TIDIA Ae: An Electronic Learning System”, In: 3rd International Symposium in Digital Library, 2005, São Paulo. Proceedings of the 3rd International Symposium in Digital Library.ISTEC/IEEE – (1). 2005. 4- KOSCHEMBAHR, CV. Mobile Learning: the next evolution. Chief Learning Officer, 2005. 5- BRASIL. Secretaria de Políticas de Saúde; Ministério da Saúde. Assistência em planejamento familiar: manual técnico. Brasília (Brasil): Ministério da Saúde; 2002. A área temática em qual o trabalho se vincula: Tema 2: **Integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem**
Suelem Cristina Jacobsim1 Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual de
Mato Grosso do Sul. Dourados –MS, Brasil. E-mail:
[suelem_jacobsim@hotmail.com](mailto:suelem_jacobsim@hotmail.com). Rogério
Dias Renovato2 Professor adjunto do curso de enfermagem da Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) E-mail: rrenovato@oul.com.br
Referências: 1 Santana, R F; Amaral, DM; Pereira,SK; Delphino,TM; Cassiano, KM. Ocorrência do diagnóstico de enfermagem de recuperação cirúrgica retardada entre adultos e idosos. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2014;27( 1): 35-39.
2 Herdman,TH. organizadora. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017. Porto Alegre: Artmed; 2015.
3.Lunney, M. et al. Pensamento crítico para o alcance de resultados positivos em saúde: análise e estudos de caso em enfermagem.Porto Alegre, Artemed,2011
4.Lunney M. Critical thinking and accuracy of nurses diagnoses. Part I: risk of low accuracy diagnoses and nex views of critical thinking. Rev Esc Enferm USP 2003; 37(2):17-24 |