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3634421 | AS TECNOLOGIAS COMO MEDIADORAS DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM AMAMENTAÇÃO | Autores: Cândida Caniçali Primo ; Lucimar Andrade Cardoso Muri ; Kelryanna de Almeida Cruz Nunes ; Eliane de Fátima Almeida Lima ; Marcia Valéria de Souza Almeida |
Resumo: **Introdução: **A Sistematização da Assistência de Enfermagem é um método capaz de organizar e planejar, através de ações sistematizadas, o exercício profissional do enfermeiro, seja em atividades gerenciais, de ensino ou de assistência ao paciente. Para organizar a assistência de enfermagem, o enfermeiro pode utilizar de tecnologias, o que contribui para a facilidade e agilidade das atividades assistenciais e educacionais junto aos clientes. O enfermeiro assume um papel relevante como integrante da equipe de saúde no processo de promoção, proteção e apoio a amamentação. A amamentação é fundamental devido aos seus benefícios nutricionais, emocionais, imunológicos, econômico-sociais e de aporte para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida, além dos benefícios à saúde materna.1 No entanto, apesar de toda essa comprovação dos benefícios da amamentação, um levantamento global, que avaliou 194 nações, descobriu que apenas 40% das crianças menores de seis meses são amamentadas exclusivamente e apenas 23 países têm taxas de amamentação exclusiva acima de 60%. No Brasil, 39% das mães amamentam seus filhos exclusivamente até os seis meses de vida.2 Para uma amamentação bem-sucedida e reversão desse quadro, a mãe necessita de apoio e suporte. Nesse contexto, destacam-se as tecnologias como instrumentos capazes de despertar o interesse dos usuários sobre a temática.3 Diante do exposto, é importante que os enfermeiros envolvidos no atendimento aos pais com objetivo de promover e apoiar a nutriz durante à amamentação saibam quais as tecnologias disponíveis para que possam utiliza-las nas atividades assistenciais e educacionais. **Objetivo: **identificar e analisar as tecnologias disponíveis de apoio aos pais e profissionais de saúde no processo de amamentação.** Metodologia: **Trata-se de uma revisão integrativa, configurando-se, portanto, como um tipo de revisão da literatura que reúne achados de estudos desenvolvidos mediante diferentes metodologias, permitindo aos revisores sintetizar resultados sem ferir a filiação epistemológica dos estudos empíricos incluídos. Para que esse processo se concretize de maneira lógica, a revisão integrativa requer que os revisores procedam à análise e à síntese dos dados primários de forma sistemática e rigorosa.4 Para o desenvolvimento do estudo foi estabelecida a seguinte pergunta norteadora: “Quais as tecnologias disponíveis de apoio aos pais e profissionais de saúde no processo de amamentação?” Os critérios de inclusão foram: artigos originais; temática compatível com o tema aleitamento materno associado ao uso de tecnologia; estar indexado nas bases de dados em inglês, português ou espanhol; estar disponível gratuitamente na íntegra; e data de publicação no período de 2014 a 2018. Os critérios de exclusão foram publicações duplicadas, relatos de experiências, editoriais, dissertações ou teses. Para a busca dos estudos, utilizou-se consulta no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) com os seguintes descritores: “aleitamento materno and tecnologia em saúde”, “aleitamento materno and tecnologia educacional”, “aleitamento materno and dispositivos para aplicativos móveis” e “aleitamento materno and software”. A busca ocorreu no mês de janeiro 2018. As bases de dados utilizadas foram _Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde_ (LILACS); _Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line_ (Medline) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Nas bases levantadas foram encontrados 866 artigos no LILACS, 871 no Medline e 677 na SciELO, com os descritores definidos. Após análise dos títulos e resumos, selecionaram-se no total 32 artigos, sendo 19 artigos no LILACS, 06 no Medline e 07 no SciELO. Para avaliação crítica, realizou-se a leitura na íntegra dos 32 estudos e a releitura dos resultados, com finalidade de identificar aspectos relevantes que se repetiam ou se destacavam. Os artigos foram identificados por números, de acordo com a ordem de localização e organizados em ficha bibliográfica com os seguintes itens: título, revista, ano, objetivo, tecnologia utilizada, local de estudo. **Resultados: **Foram selecionados 32 artigos que abordavam a temática, sendo 04 artigos do ano de 2014, 10 em 2015, 09 em 2016, 08 em 2017 e 01 em 2018. Observou-se que 24 artigos foram escritos no Brasil, 3 nos Estados Unidos das Américas, 2 em Portugal e Reinos Unidos, Dinamarca, Colômbia 1 artigo cada. Destes, 25 apresentavam em língua portuguesa e 07 em inglês Os artigos selecionados nesta revisão apresentam como instrumento de apoio aos pais e profissionais da saúde as tecnologias educacionais mais citadas, com destaque para o aconselhamento, visita domiciliar, álbum seriado, acolhimento e aulas em grupos. Outras tecnologias educacionais foram citadas, mas em menor uso pelos profissionais, como o uso de literatura de cordel, orientações por telefones, CD-Rom, videoconferências, construção e validação de manual educativo, palestras, cursos, grupos de apoio, jogo educativo de tabuleiro, folders explicativos, bonecos e mamilos artificiais, vídeos, manual baseado no Ministério da Saúde, campanha educativa através da mídia ( TV, rádio, jornais, redes sociais), Flip-chart, aplicativos móveis para celular, programa de treinamento de amamentação para enfermeiros, computador –site, panfletos, Breastfeeding Self-Efficacy Scale e protocolo. **Conclusões: **Diante do exposto observa que encontram-se disponíveis várias tecnologias educacionais, que sendo utilizadas sistematicamente e corretamente podem auxiliar a ampliar o conhecimento dos pais e familiares acerca da amamentação, contribuir na ações de educação em saúde realizadas por profissionais de saúde para promoção da amamentação e elevação dos índices de amamentação exclusiva, pois conforme os relatos dos estudos demonstram serem excelentes ferramentas de apoio à amamentação, servindo tanto para os pais quanto para os profissionais de saúde. **Contribuições para enfermagem:** Esta pesquisa pode contribuir para a **sistematização da assistência de enfermagem**, uma vez que oferece uma revisão atual das principais tecnologias disponíveis de promoção e apoio à amamentação, ferramentas valiosas de empoderamento que **potencializa às ações do enfermeiro para uma assistência de enfermagem **de maneira integral acompanhando às evoluções tecnológicas. ** **
Referências: 1. FARACO, M. M.; ALBUQUERQUE, G. L. Auditoria do método de assistência de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2004;57(4):421-4.
2. NOGUEIRA, L. C. L. Gerenciando pela qualidade total na saúde. 4. ed. Belo Horizonte (MG): Editora de Desenvolvimento Gerencial; 2003.
3. SCHRAIBER L. B.; PEDUZZI, M.; SALA A.; NEMES M. I.; CASTANHERA E. R. L.; KON R. Planejamento, gestão e avaliação em saúde: identificando problemas. Ciênc Saúde Coletiva. 1999;4(2):221-42
4. PAES, M. R.; BORBA, L. O.; BRUSAMARELLO, T.; GUIMARÃES, A. N.; MAFTUM, M. A. Contenção física em hospital psiquiátrico e a prática da enfermagem. Revista de Enfermagem. UERJ. Rio de Janeiro, 2009, out/dez; 17(4) 479-84. 5. COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 427/2012. Disponível em: . Acesso em: 20 de fev. 2018. |