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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 3626623

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3626623

GESTÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores:
Camila Dourado Reis ; Patrícia Alves Galhardo Varanda ; Gilberto Tadeu Reis da Silva ; Simone Coelho Amestoy

Resumo:
**Introdução:** o ensino em enfermagem, ao longo dos últimos anos, passa por adaptações nos planos pedagógicos dos cursos de graduação, por meio de reestruturações de modelos e metodologias de ensino, em busca de uma formação crítico-reflexiva que contemple as competências estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) dos Cursos de Graduação em Enfermagem, em vigor a partir da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Câmara de Educação Superior (CES) de 3 de Novembro de 20011. No nível da Pós-Graduação, a continuidade e o aprimoramento da formação profissional do enfermeiro é balizada por um conjunto de métodos e estratégias implementadas com fundamentação teórica consolidada no contexto da ciência,  proporcionando além do fomento à pesquisa, preparo relacionado ao processo de ensino-aprendizagem, objetivando iniciação na área acadêmica, por meio de disciplinas obrigatórias e optativas nos quais os acadêmicos podem transitar por outros programas da mesma Universidade, ou de outras instituições de Ensino Superior, como também  orientação em Programas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso, sob supervisão do professor-orientador2. Essas propostas de aprendizagem possibilitam maior autonomia dos discentes, respaldando ambientes que despertam ricas discussões e maior interatividade em sala de aula, o que rompe com as correntes tradicionais de ensino. **Objetivo: **descrever a vivência de discentes em um programa de Pós-Graduação no nível _Stricto sensu _relacionado à aprendizagem  na disciplina de tópico especial: Gestão em saúde e enfermagem**. Descrição Metodológica: **Este trabalho constitui um estudo descritivo sob forma de relato de experiência discente em um Programa de Pós Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal na Bahia, no curso da disciplina optativa Tópico Especial: Gestão em Saúde e Enfermagem, ofertada entre outubro de 2017 a fevereiro de 2018, como disciplina do Mestrado em Enfermagem da referida instituição. **Resultados: **durante o semestre letivo ocorreram encontros semanais, sendo estes presenciais ou por meio de estudo dirigido; na primeira aula foi realizada a apresentação do corpo docente, realização de dinâmica de acolhimento, integração entre os discentes por meio de roda de conversa, explanação do conteúdo programático e ementa, formação de grupos para apresentação de seminários com assuntos diversificados acerca das temáticas relacionadas ao escopo da disciplina, assim como orientação para construção de um artigo científico como produto final de avaliação. No decorrer dos encontros foram convidados experts em Gestão para abordagens específicas previamente pactuadas com a turma, a exemplo de discussão acerca dos vínculos profissionais com apresentação de  uma professora convidada de outro estado para compartilhar conhecimentos, dentre outros docentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e do próprio programa que contribuíram com diversificadas e importantes abordagens como: educação permanente,  planejamento estratégico, e os modelos contemporâneos de gestão, entre outros tópicos. Foi proporcionado aos discentes uma participação mais ativa por meio de rodas de conversas, com estímulo do relato de suas vivências profissionais relacionadas com a temática e em conjunto arcabouço teórico dos materiais indicados previamente pelos docentes, para leituras, assim como o  surgimento ideias e estratégias que visam contribuir positivamente com as atividades de enfermagem e suas competências gerenciais. A realização dos seminários pelos discentes oportunizaram momentos de aprendizado e reflexões entre a turma e corpo docente; a utilização de metodologias ativas proporcionou  atividades mais dinâmicas. No encontro onde foi apresentado o trabalho de gerenciamento de conflitos e teorias de liderança saúde - enfermagem, houve a realização de explanação de casos envolvendo conflitos com utilização da técnica _fishbowl, _onde todos podiam participar das discussões de maneira democrática e interativa. Nesta mesma oportunidade além da explanação expositiva dialogada, houve a condução de uma dinâmica em grupo de liderança, promovendo reflexões sobre a temática. Foi apresentado um vídeo em animação sobre convivência para sensibilização do grupo. Os seminários eram intercalados com outras atividades no cronograma da disciplina, mesclando assim as metodologias de ensino no conteúdo programático. O segundo trabalho apresentado pelos estudantes foi sobre competências gerenciais contemporâneas, sendo iniciado com uma dinâmica a partir de um caso, por meio de perguntas relacionadas ao contexto abordado, apresentação expositiva dialogada com slides e roda de conversa. Para a compreensão do conteúdo referente à cultura organizacional, sucedeu um terceiro seminário, na qual buscou destacar sua importância em um conjunto de valores atribuídos para a construção da identidade organizacional. O grupo responsável enviou previamente um questionário estruturado à turma por e mail, para uma enquete referente à temática; ocorreu,  no encontro programado, explanação através de slides com a abordagem de um estudo brasileiro relacionado ao tema, o que estimulou posteriormente a discussão entre todos presentes. No quarto e último seminário apresentado pelos discentes, que se referiu a comunicação interprofissional, o grupo iniciou com  um vídeo, para reflexão inicial, por meio de uma coreografia entre dois bailarinos com deficiência física o que representou uma das principais formas de comunicação através do corpo; como sequência da atividade foi realizado um varal de ideias, com frases e pensamentos pendurados referentes à comunicação, emergindo um momento de debates, opiniões e reflexões devido a relevância do tema. Após apresentação de cada seminário foi dado o _feedback _de avaliação do docente orientador de cada grupo e no último encontro os docentes pediram também a avaliação dos alunos em relação aos aspectos positivos e negativos da disciplina.**Conclusão: **foi possível perceber que todas as temáticas abordadas , para uma melhor compreensão do contexto em gestão, foram de grande valia para o conhecimento e aprendizado, o que estimulou o grupo quanto a reflexão crítica, oportunizando a autonomia discente, tornando-os protagonistas do aprendizado. Desta forma, os estudantes participaram de forma construtiva nesse processo de planejamento e condução das metodologias e estratégias de alguns dos assuntos abordados, por meio da fundamentação obtida nas leituras indicadas, como também empiricamente em diversos momentos onde foram compartilhadas experiências entre ensino e serviço, constatado através da participação nesse componente de discentes na modalidade aluno especial, que constituíam a maioria da turma, os quais somaram e contribuíram por meio de relatos de suas vivências inerentes aos seus vínculos em instituições da rede hospitalar e na área de saúde pública. Entendemos que muitos processos gerenciais modificaram-se com a história e continuam em constantes transformações para o aperfeiçoamento no interior das instituições sociais e consequentemente de seus diversos profissionais, como é o caso dos enfermeiros, que procuram desenvolver suas competências e habilidades para serem inseridos no mundo do trabalho e cooperar com melhorias na atenção à saúde. Assim vivenciar esta disciplina, proporcionou ampliar com mais clareza um pouco do saber sobre o teor em gestão, embora ainda existam muitos fundamentos e teorias a serem explorados e estudados, emergindo o estímulo em nos manter atualizados, em permanente aprendizado de forma crítica e reflexiva. **Contribuições/implicações para a Enfermagem:** contudo a busca pela qualidade é primordial para a atuação da enfermeira, no que tange a complexidade do exercício da sua profissão. Destarte torna-se necessária a compreensão acerca do gerenciamento da qualidade do cuidado e sua importância tanto quanto os processos gerenciais inerentes à profissão, ao passo que sem equalizar esses aspectos há dificuldade no alcance da excelência.


Referências:
1.SILVA, Marcelle Miranda da; MOREIRA, Marléa Chagas. Sistematização da assistência de enfermagem em cuidados paliativos na oncologia: visão dos enfermeiros. Acta Paul Enferm, v. 24, n. 2, p. 172-8, 2011. 2.ARAÚJO, ANGELA AMORIM. Catálogo CIPE® para insuficiência cardíaca congestiva. 2009.f.88 Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa- PB. 3.Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sboc.org.br/. Acesso em: 2 jan. 2016. 4. FARIAS, J. S; GUIMARÃES, T. A; VARGAS, E. R. Inovação em hospitais do Brasil e da Espanha: a percepção de gestores sobre o prontuário eletrônico do paciente. BBR - Brazilian Business Review, Vitória, v. 9, n. 3, jul./set. 2012, p. 25-46. 5. ISIDRO-FILHO, A; GUIMARÃES, T. A; PERIN, M. G. Determinantes de inovações apoiadas em tecnologias de informação e comunicação adotadas por hospitais. RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 8, n. 4, out./dez.2011.