Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 3548818

E-Pôster


3548818

AS TECNOLOGIAS DO CUIDADO ENCONTRADAS NA LITERATURA NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

Autores:
Cheila Karei Siega ; Dara Montag Portaluppi ; Elisangela Argenta Zanatta ; Ingrid Pujol Hanzen ; Ketelin Figueira da Silva

Resumo:
Introdução: a Atenção Primária à Saúde (APS) é o nível de atenção à saúde que representa o primeiro contato dos indivíduos, família e coletividades com o sistema nacional de saúde, o qual oferece serviços para a atenção integral à saúde bem como ações voltadas à promoção da saúde, prevenção, cura e reabilitação da saúde, garantindo assim sua longitudinalidade¹. O enfermeiro sendo um dos profissionais atuantes na APS, e que possui contato com a criança tem papel decisivo no seu atendimento integral e humanizado, desenvolvendo ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, especialmente no que se refere ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.  Para facilitar as ações desenvolvidas nesse âmbito, bem como instituir ações resolutivas considera-se importante agregar ao processo de trabalhos o uso das tecnologias do cuidado. Entende-se por tecnologia do cuidado, os instrumentos que auxiliam no desenvolvimento da sociedade, mediante métodos e equipamentos que são utilizados por meio do conhecimento que se tem neste campo2. As tecnologias do cuidado englobam diferentes instrumentos de cuidados utilizados nos serviços de saúde, sejam elas complexas ou não. Nesse contexto, elas podem ser classificadas em leves, leve-duras e duras3. As tecnologias leves, representadas pela comunicação, escuta, atenção, respeito, criação de vínculos, interação entre profissional/população, confiança, habilidades e conhecimento, são as mais utilizadas pelos profissionais enfermeiros no seu cotidiano. As tecnologias leve-duras são compostas pelo conhecimento cientifico, pesquisas e protocolos. As tecnologias duras dizem respeito aos equipamentos e aparelhos utilizados pelos serviços de saúde, essa tecnologia apresenta maior nível de complexidade4. Diante do exposto, surgiu a necessidade de saber o que a literatura diz a respeito das tecnologias utilizadas no atendimento a criança na APS. Para nortear o estudo foi elaborado um Protocolo para o desenvolvimento de uma Revisão Integrativa. Formulou-se a seguinte pergunta de pesquisa: que tecnologias do cuidado estão descritas na literatura para o acompanhamento da saúde da criança de zero a cinco anos de idade na Atenção Primária à Saúde? Objetivo: identificar que tecnologias do cuidado estão descritas na literatura para o acompanhamento da saúde da criança de zero a cinco anos de idade na Atenção Primária à Saúde. Descrição metodológica: trata-se de um recorte de uma revisão integrativa da literatura, que faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Estratégias para a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no cuidado à mulher e à criança na perspectiva da teoria Transcultural de Madeleine Leininger”. Para a seleção dos artigos, utilizou-se como ferramenta de busca de dados a internet, as pesquisas foram realizadas nas bases de dados da BVS, PubMed e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os critérios para inclusão dos estudos foram: trabalhos publicados no formato de artigos científicos (artigos originais, revisões integrativas e sistematizadas, ensaios teóricos e reflexões); teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; trabalhos que abordassem o tema no título, resumo ou palavras-chave; trabalhos nos idiomas: inglês, português, espanhol; período: 2009-2017 para artigos científicos e 2012-2017 para teses e dissertações; trabalhos disponíveis online, na forma completa. Os Descritores das Ciências da Saúde utilizados foram: Criança; Processo de Enfermagem; Consulta de Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Cuidado de enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Tecnologias em Saúde; Enfermagem. No cruzamento dos descritores utilizou-se o operador booleano AND, a busca foi realizada em dezembro de 2017. Resultados: a amostra inicial deste estudo foi de 1.374 artigos na BVS, 3.396 na PubMed e 2.280 teses e dissertações do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A partir da aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, a amostra ficou em 68 artigos e 34 teses/dissertações, após a leitura na íntegra foram selecionados 25 artigos e 13 teses/dissertação. Desses, dois são relatos de experiência, 23 artigos originais, nove dissertações e quatro teses. Dos artigos encontrados 23 foram na BVS e dois na PubMed. Os estudos foram classificados quanto ao nível de evidência, conforme a abordagem metodológica empregada; conclui-se que todos os estudos se classificaram em evidência proveniente de estudos descritivos ou qualitativos, com exceção de dois artigos, em que a evidência é proveniente da opinião, por se tratar de relato de experiência5. Identificou-se nesta revisão, que o enfermeiro é o profissional da APS, que mais utiliza tecnologias do cuidado no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, dentre elas sobressai as tecnologias leves e leves-duras. Destacam-se nesta revisão, como tecnologias leves3 encontradas nos estudos: acolhimento, geração de vínculo, empatia, atendimento humanizado, confiança, respeito e reconhecimento dos saberes do paciente e de sua cultura. Quanto as tecnologias leve-duras3, encontrou-se  neste estudo a  Sistematização da Assistência de Enfermagem; educação em saúde desenvolvida muitas vezes na forma de orientações, fundamentados nos conhecimentos científico do profissional; caderneta de saúde da criança que além de auxiliar na formação de vínculo entre profissional- paciente-família é um instrumento rico de informações que complementam a consulta de enfermagem no cuidado infantil; considera-se também o prontuário onde se faz os registros das consultas de enfermagem; protocolos que orientam a prática, garantindo uma assistência mais segura, mas adaptar a singularidade de cada indivíduo e família; e a visita domiciliar que além de reforçar o vínculo com a família, possibilita que as orientações realizadas se adéquem a realidade da família. Todas essas tecnologias mencionadas e demais tecnologias como as duras, os recursos materiais e humanos, são fundamentais e refletem para uma assistência de qualidade. Conclusão: por meio das observações feitas neste estudo, percebeu-se que a tecnologia leve está inserida em meio às demais, e é essencial sua utilização na APS para que os serviços oferecidos pela mesma se concretizem, com foco na promoção e na participação da comunidade. No processo de trabalho do enfermeiro, a consulta de puericultura pode ser desenvolvida com a utilização de diversas tecnologias, refletindo na adesão e na corresponsabilidade dos cuidadores de crianças. Ainda, percebe-se a necessidade de estudos com maiores evidências na APS, visto o predomínio do nível de evidência VI nesta revisão. Contribuições/implicações para a Enfermagem: a revisão integrativa facilita a utilização de conhecimento científico, visto que sintetiza vários estudos, possibilitando um maior acesso a pesquisas realizadas. Os conhecimentos poderão ser utilizados na prática assistencial; na formulação e reformulação de políticas públicas; na adesão e fortalecimento da APS a realizar a sistematização da assistência de enfermagem, possibilitando a construção de instrumentos utilizando as tecnologias do cuidado, baseados em nível de evidência para que o processo de trabalho de enfermeiro tenha uma maior visibilidade, resolutividade e qualidade.


Referências:
1. Moorhead S, Johnson M, MaasML, Swanson E. Nursing Outcomes Classification (NOC). 5ª ed. United States of America: Elsevier Mosby, 2013. 2. Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010. 3.Moreira RP, Araujo TL, Lopes MVO, Cavalcante TF, Guedes NG, Chaves ES et al. Clinical validation of nursing outcome mobility in patients with cerebrovascular accidents. Rev Gaucha Enferm. 2016;37(4):1-8.