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3548818 | AS TECNOLOGIAS DO CUIDADO ENCONTRADAS NA LITERATURA NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE | Autores: Cheila Karei Siega ; Dara Montag Portaluppi ; Elisangela Argenta Zanatta ; Ingrid Pujol Hanzen ; Ketelin Figueira da Silva |
Resumo: Introdução: a Atenção Primária à Saúde (APS) é o nível de atenção à saúde que
representa o primeiro contato dos indivíduos, família e coletividades com o
sistema nacional de saúde, o qual oferece serviços para a atenção integral à
saúde bem como ações voltadas à promoção da saúde, prevenção, cura e
reabilitação da saúde, garantindo assim sua longitudinalidade¹. O enfermeiro
sendo um dos profissionais atuantes na APS, e que possui contato com a criança
tem papel decisivo no seu atendimento integral e humanizado, desenvolvendo
ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, especialmente no que se
refere ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Para facilitar as
ações desenvolvidas nesse âmbito, bem como instituir ações resolutivas
considera-se importante agregar ao processo de trabalhos o uso das tecnologias
do cuidado. Entende-se por tecnologia do cuidado, os instrumentos que auxiliam
no desenvolvimento da sociedade, mediante métodos e equipamentos que são
utilizados por meio do conhecimento que se tem neste campo2. As tecnologias do
cuidado englobam diferentes instrumentos de cuidados utilizados nos serviços
de saúde, sejam elas complexas ou não. Nesse contexto, elas podem ser
classificadas em leves, leve-duras e duras3. As tecnologias leves,
representadas pela comunicação, escuta, atenção, respeito, criação de
vínculos, interação entre profissional/população, confiança, habilidades e
conhecimento, são as mais utilizadas pelos profissionais enfermeiros no seu
cotidiano. As tecnologias leve-duras são compostas pelo conhecimento
cientifico, pesquisas e protocolos. As tecnologias duras dizem respeito aos
equipamentos e aparelhos utilizados pelos serviços de saúde, essa tecnologia
apresenta maior nível de complexidade4. Diante do exposto, surgiu a
necessidade de saber o que a literatura diz a respeito das tecnologias
utilizadas no atendimento a criança na APS. Para nortear o estudo foi
elaborado um Protocolo para o desenvolvimento de uma Revisão Integrativa.
Formulou-se a seguinte pergunta de pesquisa: que tecnologias do cuidado estão
descritas na literatura para o acompanhamento da saúde da criança de zero a
cinco anos de idade na Atenção Primária à Saúde? Objetivo: identificar que
tecnologias do cuidado estão descritas na literatura para o acompanhamento da
saúde da criança de zero a cinco anos de idade na Atenção Primária à Saúde.
Descrição metodológica: trata-se de um recorte de uma revisão integrativa da
literatura, que faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Estratégias para
a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no
cuidado à mulher e à criança na perspectiva da teoria Transcultural de
Madeleine Leininger”. Para a seleção dos artigos, utilizou-se como ferramenta
de busca de dados a internet, as pesquisas foram realizadas nas bases de dados
da BVS, PubMed e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os critérios
para inclusão dos estudos foram: trabalhos publicados no formato de artigos
científicos (artigos originais, revisões integrativas e sistematizadas,
ensaios teóricos e reflexões); teses e dissertações disponíveis no Catálogo de
Teses e Dissertações da CAPES; trabalhos que abordassem o tema no título,
resumo ou palavras-chave; trabalhos nos idiomas: inglês, português, espanhol;
período: 2009-2017 para artigos científicos e 2012-2017 para teses e
dissertações; trabalhos disponíveis online, na forma completa. Os Descritores
das Ciências da Saúde utilizados foram: Criança; Processo de Enfermagem;
Consulta de Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Cuidado de enfermagem; Atenção
Primária à Saúde; Tecnologias em Saúde; Enfermagem. No cruzamento dos
descritores utilizou-se o operador booleano AND, a busca foi realizada em
dezembro de 2017. Resultados: a amostra inicial deste estudo foi de 1.374
artigos na BVS, 3.396 na PubMed e 2.280 teses e dissertações do Catálogo de
Teses e Dissertações da CAPES. A partir da aplicação dos critérios de
inclusão/exclusão, a amostra ficou em 68 artigos e 34 teses/dissertações, após
a leitura na íntegra foram selecionados 25 artigos e 13 teses/dissertação.
Desses, dois são relatos de experiência, 23 artigos originais, nove
dissertações e quatro teses. Dos artigos encontrados 23 foram na BVS e dois na
PubMed. Os estudos foram classificados quanto ao nível de evidência, conforme
a abordagem metodológica empregada; conclui-se que todos os estudos se
classificaram em evidência proveniente de estudos descritivos ou qualitativos,
com exceção de dois artigos, em que a evidência é proveniente da opinião, por
se tratar de relato de experiência5. Identificou-se nesta revisão, que o
enfermeiro é o profissional da APS, que mais utiliza tecnologias do cuidado no
acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, dentre elas
sobressai as tecnologias leves e leves-duras. Destacam-se nesta revisão, como
tecnologias leves3 encontradas nos estudos: acolhimento, geração de vínculo,
empatia, atendimento humanizado, confiança, respeito e reconhecimento dos
saberes do paciente e de sua cultura. Quanto as tecnologias leve-duras3,
encontrou-se neste estudo a Sistematização da Assistência de Enfermagem;
educação em saúde desenvolvida muitas vezes na forma de orientações,
fundamentados nos conhecimentos científico do profissional; caderneta de saúde
da criança que além de auxiliar na formação de vínculo entre profissional-
paciente-família é um instrumento rico de informações que complementam a
consulta de enfermagem no cuidado infantil; considera-se também o prontuário
onde se faz os registros das consultas de enfermagem; protocolos que orientam
a prática, garantindo uma assistência mais segura, mas adaptar a singularidade
de cada indivíduo e família; e a visita domiciliar que além de reforçar o
vínculo com a família, possibilita que as orientações realizadas se adéquem a
realidade da família. Todas essas tecnologias mencionadas e demais tecnologias
como as duras, os recursos materiais e humanos, são fundamentais e refletem
para uma assistência de qualidade. Conclusão: por meio das observações feitas
neste estudo, percebeu-se que a tecnologia leve está inserida em meio às
demais, e é essencial sua utilização na APS para que os serviços oferecidos
pela mesma se concretizem, com foco na promoção e na participação da
comunidade. No processo de trabalho do enfermeiro, a consulta de puericultura
pode ser desenvolvida com a utilização de diversas tecnologias, refletindo na
adesão e na corresponsabilidade dos cuidadores de crianças. Ainda, percebe-se
a necessidade de estudos com maiores evidências na APS, visto o predomínio do
nível de evidência VI nesta revisão. Contribuições/implicações para a
Enfermagem: a revisão integrativa facilita a utilização de conhecimento
científico, visto que sintetiza vários estudos, possibilitando um maior acesso
a pesquisas realizadas. Os conhecimentos poderão ser utilizados na prática
assistencial; na formulação e reformulação de políticas públicas; na adesão e
fortalecimento da APS a realizar a sistematização da assistência de
enfermagem, possibilitando a construção de instrumentos utilizando as
tecnologias do cuidado, baseados em nível de evidência para que o processo de
trabalho de enfermeiro tenha uma maior visibilidade, resolutividade e
qualidade.
Referências: 1. Moorhead S, Johnson M, MaasML, Swanson E. Nursing Outcomes Classification (NOC). 5ª ed. United States of America: Elsevier Mosby, 2013.
2. Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed,
2010.
3.Moreira RP, Araujo TL, Lopes MVO, Cavalcante TF, Guedes NG, Chaves ES et al. Clinical validation of nursing outcome mobility in patients with cerebrovascular accidents. Rev Gaucha Enferm. 2016;37(4):1-8. |