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3448044 | O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO PROPOSTA CONTRIBUTIVA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM | Autores: Gisella de Carvalho Queluci ; Amaralina Pimenta Muniz ; Cláudia Mara de Melo Tavares |
Resumo: **Introdução: **A crescente complexidade das atribuições impostas ao enfermeiro e as demandas de saúde em torno das situações dos clientes instigam mudanças na forma de cuidar e, por isto, mudanças também no ensinar e aprender; o que requer métodos ativos de aprendizagem e instrumentos didáticos que qualifiquem as tecnologias de ensino para uma formação crítica e reflexiva1. As abordagens pedagógicas progressivas de ensino-aprendizagem em Enfermagem vêm sendo construídas com o propósito de formar profissionais com competências sociais, éticas, políticas e técnicas e dotados de conhecimento contextualizado e reflexivo, criticidade, responsabilidade e sensibilidade para as questões da vida, de clientes e da sociedade, capacitando-os para intervirem em situações problemáticas, de incertezas e complexidades, em atendimento a todos os problemas de saúde dos clientes de forma integral e contínua2. Sendo assim, considera-se importante o investimento em métodos de ensino em Enfermagem que valorizem as demandas de saúde e tomem por base a resolução dos problemas dos clientes, a fim de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem contextualizada e devidamente apoiada nas reais necessidades de saúde dos clientes. Nesses termos, em relação à aprendizagem em Enfermagem, as estratégias que se embasam em situações e problemas de clientes, em detrimento das demais, melhor viabiliza a aprendizagem quanto à formação da consciência crítica e à aquisição de competências adequadas às mudanças e demandas atuais no campo da saúde1. Assim, o ensino em Enfermagem respaldado em situações-problema requer dos docentes, cada vez mais, o desenvolvimento de competências para utilizá-las em plano de ensinar a cuidar de clientes; já que os termos que envolvem as situações-problema já são, por si mesmos, de natureza problemática e complexa, tanto na construção, quanto na sua resolução. No entanto, a literatura aponta que a maior parte dos esforços, no que tange os progressos na formação em saúde, tem sido centrada no discente e no profissional assistencial. Pouco destaque é dado para a orientação e avanços na formação docente; além disto, estes profissionais vivenciam dificuldades, no que diz respeito aos métodos ativos de ensino-aprendizagem, as quais são voltadas para a implementação destas metodologias, por falta de compreensão, conhecimento e habilidade para sua aplicação. Fatos estes que justificam a realização deste estudo, cujo propósito é contribuir para o desempenho do docente na formação pedagógica ativa do aluno, e, por conseguinte, proporcionar repercussões elevadas na prática assistencial, no cuidado de clientes e na esfera de interesse da Enfermagem3. Então, com fito de subsidiar a aplicação de uma prática pedagógica situacional e problematizadora pelo docente, este artigo tem como objetivo: apresentar estratégias pedagógicas para a construção e resolução de situações-problema de clientes, com destaques relevantes para o ensino de Enfermagem. **Metodologia**: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. E pela forma de construção dos dados, a pesquisa é considerada artesanal4. Tomou-se como referência a Metodologia de Resolução de Situações-Problema de Vilma de Carvalho, que compreende os “momentos significativos” para aprendizagem e a estratégia pedagógica desenvolvida para discussão de situações-problema com foco no ensino1-5. O roteiro para a construção de situações-problema fundamentou-se nos “21 Problemas de Enfermagem” de Abdellah, cujo elemento crucial é a correta identificação dos problemas de enfermagem para sua resolução e aplicação acertada à prática. **Resultados:** apresentaram-se estratégias pedagógicas com potencial para orientar docentes de Enfermagem na lida com abordagens ativas de ensino em sua prática profissional. Tenha-se em conta as referidas estratégias pedagógicas: as Etapas Metodológicas para Construção e Resolução de Situações-Problema, composta pelas: 1ª etapa - construção de situações-problema; 2ª etapa - elaboração de perguntas problematizadoras baseadas nas situações-problema; 3ª etapa - apresentação dos problemas de situações descritas; e 4ª etapa - apresentação e discussão das soluções de Enfermagem para as situações-problema; e o Roteiro para Construção de Situações-Problema, que foi elaborado para guiar o docente a produzir uma situação de enfermagem. Por isso, contém aspectos propostos, as suas respectivas justificativas e orientações pertinentes, que explicam o modo e a importância de descrever tais aspectos na construção de situações-problema. **Conclusão:** Com os elementos pedagógicos apresentados neste artigo, privilegia-se o conhecimento crítico-reflexivo, estimulando a construção de questões problematizadoras em detrimento de receber as respostas prontas, bem como a lida com incertezas realísticas na prática do enfermeiro e não somente soluções previstas fora da complexidade dos contextos sociais, estimulando as características criativas e inovadoras dos docentes e, por conseguinte, dos estudantes de enfermagem. Tratou-se, aqui, de apresentar estratégias pedagógicas para construção e resolução de situações-problema, que reconhecidamente, representa uma primeira experiência e, portanto, relevante para a realização de outras pesquisas pertinentes à temática, para o aperfeiçoamento de métodos de ensinar a cuidar em Enfermagem. **Contribuições para a Enfermagem: **Espera-se que esta produção científica sirva para os propósitos da formação problematizadora, e os produtos possam ser aplicados nas instituições de ensino, nos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem, e também utilizados nas atividades de educação continuada de unidades de saúde. Ademais, as estratégias pedagógicas apresentadas podem subsidiar o agir acadêmico e detida aquisição de fundamentos e reflexões teóricas ao docente, ao enfermeiro e ao estudante de Enfermagem sobre as questões de sua prática de ensinar, pesquisar e cuidar de clientes.
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