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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 3347675

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3347675

LIGA ACADÊMICA DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: CRIAÇÃO E POSSIBILIDADES DE ENSINAR

Autores:
Carlos Cley Jerônimo Alves ; Elielza Guerreiro Menezes ; Gabriela Martins Pereira ; Vangila de Souza Vasconcelos ; Elizangela de Fatima Ponte Frota

Resumo:
Introdução: A Enfermagem tem o desafio de se instrumentalizar para agregar novas tecnologias a profissão com vistas à sistematização do cuidado e fundamentação técnico-científica do conhecimento1. Encontrar meios que sustentem a prática profissional é responsabilidade de cada enfermeiro. O Processo de Enfermagem (PE) é a interação das ações a serem realizadas de forma sistematizadas e inter-relacionadas, que viabiliza a organização da assistência de enfermagem2. Demonstra de forma abrangente uma abordagem de enfermagem ética e humanizada, relacionada à resolução de problemas, atendendo às necessidades de cuidados de saúde e de enfermagem de uma pessoa3. No Brasil é uma atividade regulamentada pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem por meio da Resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem-COFEN4. Baseado nesse princípio, a Liga Amazonense de Sistematização da Assistência de Enfermagem – LASAE-UEA, foi criada para fornecer oportunidade para que os acadêmicos de Enfermagem aprofundem seu conhecimento, afim de identificar dados essenciais que sinalizem mudanças no estado de saúde; identificar e priorizar os problemas que necessitam de cuidados de Enfermagem, daqueles que poderão ser abordados subsequentemente; implementar ações para corrigir ou minimizar os riscos à saúde e saber justificar as indicações dessas ações no âmbito do cuidado. Objetivo: Descrever a experiência da criação da liga e atividades da LASAE-UEA. Descrição Metodológica: Trata-se de um estudo descritivo que objetiva relatar as atividades desenvolvidas pela LASAE-UEA na organização e serviços de saúde do Estado do Amazonas. Fundada em 16 de maio de 2016, por iniciativa dos alunos do quinto e oitavo período, denominado fundadores. Inicialmente foi elaborado o estatuto, o projeto, cronograma de atividades e a composição da diretoria que constituiu doze acadêmicos. Todos os documentos foram protocolados e encaminhados a Pro Reitoria de Extensão para sua aprovação. No dia 18 de agosto de 2016 a liga foi aprovada e registrada no Sistema de gerenciamento de Projetos acadêmicos (SISPROJ). Após essa etapa, foi divulgado o edital com abertura de dezessete vagas para inserção de novos ligantes, que tenham concluído com aproveitamento a disciplina Semiologia e Semiotécnica e/ou disciplina equivalente. E tenha sido aprovado em processo seletivo interno por meio de uma prova classificatória com pontuação igual ou superior a 7,0 (sete), com conteúdo programático anexado em edital, além da participação no Simpósio da Liga Amazonense de Sistematização de Enfermagem. A LASAE-UEA, é uma entidade estudantil, apresenta autonomia em suas decisões e agrupa quatro universidades, sendo dois públicas e duas privadas, composta por discentes e docentes do curso de Bacharelado em Enfermagem dessas universidades, visando compartilhar conhecimento entre os pares e unificar a linguagem sobre SAE. A diretoria da liga reunia-se mensalmente para cumprir o cronograma de trabalho proposto visando cumprir objetivos de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada e indissociável. Resultados: Foi realizado um simpósio abordando temas específicos que norteiam o Processo de Enfermagem como Mesa redonda “Processo de Enfermagem na Pratica Clinica” Palestra: “Enfermagem Baseada em Evidencias” Debate: SAE: com o tema “Perspectivas, Possibilidades e Avanços”. No decorrer do ano tivemos participação por videoconferência de profissionais com expertise no Sistema de Classificação CIPE, “Classificações de Enfermagem: possibilidades e aplicações no Processo de Enfermagem” no Polo da Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas ESA/UEA. Ministrado pela Dra. Cândida Caniçali Primo da Universidade Federal do Espirito Santo. Foram abordadas também por solicitação dos ligantes, o que eles consideram um marco de dificuldades, a definição dos elementos estruturantes, os tipos de diagnósticos e o manuseio do livro da taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association - International (NANDA-I)5. Além disso, foi possível realizar a aplicabilidade desses diagnósticos, juntamente com as etapas de planejamento e implementação de enfermagem, no qual foram destacados o conceito, a definição e as taxonomias Nursing Interventions Classification (NIC) e Nursing Outcomes Classification (NOC). Além da taxonomia da NANDA-I, a LASAE-UEA explorou em suas reuniões o uso do Raciocínio clinico abordado pela docente da Universidade Federal do Amazonas. Todas essas experiências foram oportunizadas para enriquecer o conhecimento dos ligantes e prepará-lo para inserir em instituições que fizemos parcerias durante esse tempo, nosso próximo passo, é inserir a liga como apoio na implantação e implementação da SAE nos hospitais públicos do estado do Amazonas, com a supervisão de ex- ligantes que são enfermeiros, porém despertam o desejo de continuar como profissional colaborador da liga. Conclusão: A LASAE-UEA, unificou em um conceito mais amplo de adversidade, tornou, aquilo que considerava difícil, um marco em suas propostas e enfrentou os desafios e obstáculos em uma oportunidade singular, foi possível ampliar a visão de acadêmicos e profissionais de enfermagem em relação a SAE. Por meio das atividades realizadas ampliou-se o conhecimento sobre as etapas do Processo de Enfermagem, o que contribuiu na construção de pensamento crítico, apontando os benefícios que a SAE traz para alcançar qualidade na assistência, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, priorizando as necessidades de cada paciente desenvolvendo intervenções baseadas em conhecimento técnico cientifico. Contribuições para Enfermagem: A LASAE-UEA desenvolveu atividades no âmbito da academia e fora dela, subsidiando o futuro profissional enfermeiro no saber científico e prático. As discussões serviram para sustentar a tríade ensino, pesquisa e extensão por profissionais com expertise em SAE, trazendo possibilidades para o ensinar e pesquisar em enfermagem, instigando o saber cientifico e olhar crítico dos ligantes. E assim continuar na construção, elaboração e organização das atividades de caráter técnico- científico e social no que tange as atribuições direcionadas a linha do cuidado em enfermagem que envolvam o fortalecimento e aprimoramento da formação acadêmica e demais IES parceiras e/ou colaboradoras, com intuito de promover a excelência da qualidade assistencial.


Referências:
1. Palácios M, et al. Relatório preliminar de pesquisa. Violência no trabalho no setor saúde – Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2002. 184 p. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2014. 2. Bobroff MCC; Martins JT. Assédio Moral, ética e sofrimento no trabalho. Revista Bioética, 21(2):251-8, 2013.