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3347675 | LIGA ACADÊMICA DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: CRIAÇÃO E POSSIBILIDADES DE ENSINAR | Autores: Carlos Cley Jerônimo Alves ; Elielza Guerreiro Menezes ; Gabriela Martins Pereira ; Vangila de Souza Vasconcelos ; Elizangela de Fatima Ponte Frota |
Resumo: Introdução: A Enfermagem tem o desafio de se instrumentalizar para agregar
novas tecnologias a profissão com vistas à sistematização do cuidado e
fundamentação técnico-científica do conhecimento1. Encontrar meios que
sustentem a prática profissional é responsabilidade de cada enfermeiro. O
Processo de Enfermagem (PE) é a interação das ações a serem realizadas de
forma sistematizadas e inter-relacionadas, que viabiliza a organização da
assistência de enfermagem2. Demonstra de forma abrangente uma abordagem de
enfermagem ética e humanizada, relacionada à resolução de problemas, atendendo
às necessidades de cuidados de saúde e de enfermagem de uma pessoa3. No Brasil
é uma atividade regulamentada pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem
por meio da Resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem-COFEN4.
Baseado nesse princípio, a Liga Amazonense de Sistematização da Assistência de
Enfermagem – LASAE-UEA, foi criada para fornecer oportunidade para que os
acadêmicos de Enfermagem aprofundem seu conhecimento, afim de identificar
dados essenciais que sinalizem mudanças no estado de saúde; identificar e
priorizar os problemas que necessitam de cuidados de Enfermagem, daqueles que
poderão ser abordados subsequentemente; implementar ações para corrigir ou
minimizar os riscos à saúde e saber justificar as indicações dessas ações no
âmbito do cuidado. Objetivo: Descrever a experiência da criação da liga e
atividades da LASAE-UEA. Descrição Metodológica: Trata-se de um estudo
descritivo que objetiva relatar as atividades desenvolvidas pela LASAE-UEA na
organização e serviços de saúde do Estado do Amazonas. Fundada em 16 de maio
de 2016, por iniciativa dos alunos do quinto e oitavo período, denominado
fundadores. Inicialmente foi elaborado o estatuto, o projeto, cronograma de
atividades e a composição da diretoria que constituiu doze acadêmicos. Todos
os documentos foram protocolados e encaminhados a Pro Reitoria de Extensão
para sua aprovação. No dia 18 de agosto de 2016 a liga foi aprovada e
registrada no Sistema de gerenciamento de Projetos acadêmicos (SISPROJ). Após
essa etapa, foi divulgado o edital com abertura de dezessete vagas para
inserção de novos ligantes, que tenham concluído com aproveitamento a
disciplina Semiologia e Semiotécnica e/ou disciplina equivalente. E tenha sido
aprovado em processo seletivo interno por meio de uma prova classificatória
com pontuação igual ou superior a 7,0 (sete), com conteúdo programático
anexado em edital, além da participação no Simpósio da Liga Amazonense de
Sistematização de Enfermagem. A LASAE-UEA, é uma entidade estudantil,
apresenta autonomia em suas decisões e agrupa quatro universidades, sendo dois
públicas e duas privadas, composta por discentes e docentes do curso de
Bacharelado em Enfermagem dessas universidades, visando compartilhar
conhecimento entre os pares e unificar a linguagem sobre SAE. A diretoria da
liga reunia-se mensalmente para cumprir o cronograma de trabalho proposto
visando cumprir objetivos de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada e
indissociável. Resultados: Foi realizado um simpósio abordando temas
específicos que norteiam o Processo de Enfermagem como Mesa redonda “Processo
de Enfermagem na Pratica Clinica” Palestra: “Enfermagem Baseada em Evidencias”
Debate: SAE: com o tema “Perspectivas, Possibilidades e Avanços”. No decorrer
do ano tivemos participação por videoconferência de profissionais com
expertise no Sistema de Classificação CIPE, “Classificações de Enfermagem:
possibilidades e aplicações no Processo de Enfermagem” no Polo da Telessaúde
da Universidade do Estado do Amazonas ESA/UEA. Ministrado pela Dra. Cândida
Caniçali Primo da Universidade Federal do Espirito Santo. Foram abordadas
também por solicitação dos ligantes, o que eles consideram um marco de
dificuldades, a definição dos elementos estruturantes, os tipos de
diagnósticos e o manuseio do livro da taxonomia da North American Nursing
Diagnosis Association - International (NANDA-I)5. Além disso, foi possível
realizar a aplicabilidade desses diagnósticos, juntamente com as etapas de
planejamento e implementação de enfermagem, no qual foram destacados o
conceito, a definição e as taxonomias Nursing Interventions Classification
(NIC) e Nursing Outcomes Classification (NOC). Além da taxonomia da NANDA-I, a
LASAE-UEA explorou em suas reuniões o uso do Raciocínio clinico abordado pela
docente da Universidade Federal do Amazonas. Todas essas experiências foram
oportunizadas para enriquecer o conhecimento dos ligantes e prepará-lo para
inserir em instituições que fizemos parcerias durante esse tempo, nosso
próximo passo, é inserir a liga como apoio na implantação e implementação da
SAE nos hospitais públicos do estado do Amazonas, com a supervisão de ex-
ligantes que são enfermeiros, porém despertam o desejo de continuar como
profissional colaborador da liga. Conclusão: A LASAE-UEA, unificou em um
conceito mais amplo de adversidade, tornou, aquilo que considerava difícil, um
marco em suas propostas e enfrentou os desafios e obstáculos em uma
oportunidade singular, foi possível ampliar a visão de acadêmicos e
profissionais de enfermagem em relação a SAE. Por meio das atividades
realizadas ampliou-se o conhecimento sobre as etapas do Processo de
Enfermagem, o que contribuiu na construção de pensamento crítico, apontando os
benefícios que a SAE traz para alcançar qualidade na assistência, melhorar a
comunicação entre os profissionais de saúde, priorizando as necessidades de
cada paciente desenvolvendo intervenções baseadas em conhecimento técnico
cientifico. Contribuições para Enfermagem: A LASAE-UEA desenvolveu atividades
no âmbito da academia e fora dela, subsidiando o futuro profissional
enfermeiro no saber científico e prático. As discussões serviram para
sustentar a tríade ensino, pesquisa e extensão por profissionais com expertise
em SAE, trazendo possibilidades para o ensinar e pesquisar em enfermagem,
instigando o saber cientifico e olhar crítico dos ligantes. E assim continuar
na construção, elaboração e organização das atividades de caráter técnico-
científico e social no que tange as atribuições direcionadas a linha do
cuidado em enfermagem que envolvam o fortalecimento e aprimoramento da
formação acadêmica e demais IES parceiras e/ou colaboradoras, com intuito de
promover a excelência da qualidade assistencial.
Referências: 1. Palácios M, et al. Relatório preliminar de pesquisa. Violência no trabalho no setor saúde – Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2002. 184 p. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2014.
2. Bobroff MCC; Martins JT. Assédio Moral, ética e sofrimento no trabalho. Revista Bioética, 21(2):251-8, 2013. |