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3341672 | TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIRECIONADAS AO IDOSO: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA | Autores: Juliana Balbinot Reis Girondi ; Danieley Cristini Lucca ; Simony Fabíola Lopes Nunes ; Bruna Schiphorst Delgado ; Juliana Martins Ferreira |
Resumo: **Introdução:** Com o aumento da expectativa de vida, evidencia-se a necessidade de sistema de saúde eficaz para os idosos, além de criar estratégias para promover a saúde deste grupo etário. No entanto destaca-se a complexidade da necessidade emergente populacional, que perpassa a assistência aos idosos nos serviços de atenção à saúde, principalmente devido a alta incidência de comorbidades (principalmente doenças crônicas não transmissíveis)1. Diante da demanda e necessidade de atividades para promoção da saúde e prevenção de doenças, emerge a possibilidade de criação e utilização de gerontotecnologias educacionais, que são importantes ferramentas, produtos ou ações direcionadas a educação dos idosos, facilitando o desenvolvimento do cuidado com abordagem horizontal2. As gerontotecnologias educacionais para o cuidado de enfermagem constituem-se em conjunto de ações, cada vez mais aplicadas pelos profissionais, proporcionando melhorias no cuidado à saúde do idoso3. Quando desenvolvidas com embasamento científico, pressupostos e princípios éticos, podem gerar novas possibilidades de cuidado, mediante processo crítico e reflexivo que estimula a conscientização e se necessária transformação na rotina do idoso. As gerontotecnologias, podem ser a mola propulsora para mudança das propostas de cuidado com o idoso. Deste modo as gerontotecnologias educacionais podem direcionar o cuidado de enfermagem, para prática dinâmica, integrada, resolutiva, com ênfase na promoção da saúde, prevenção de doenças e melhorias na qualidade de vida para os idosos. **Objetivo:** Descrever as tecnologias educacionais direcionadas aos idosos disponíveis na literatura cientifica. **Descrição Metodológica:** Trata-se de revisão integrativa da literatura, para tanto, buscou-se na literatura científica, entre os meses de abril a junho de 2016 publicações sobre tecnologias educacionais com idoso. Primeiramente identificou-se como temas: tecnologia educacional e idoso. Elegeu-se a seguinte questão de pesquisa: Quais são as tecnologias educacionais direcionadas aos idosos disponíveis na literatura cientifica? Na segunda etapa (pesquisa na literatura) foram eleitas as bases de dados para busca da literatura: Portal de Periódicos CAPES/MEC, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS BRASIL), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e National Library of Medicine na National Institutes of Health (NCBI/PubMed). Utilizaram-se para pesquisa os filtros (termos de busca): "educational technology", "tecnología educacional", "tecnologia educacional". "elderly", "aged" "anciano", "idoso", como descritores ou palavras. Emergiram 22 publicações como _corpus_ de análise, agrupadas em seis categorias temáticas: 1) Estratégias para gerontotecnologia; 2) Gerontotecnologia para Socialização; 3) Gerontotecnologia no Ensino e Pesquisa; 4) Gerontotecnologia para empoderamento. **Resultados:** Dos 22 estudos que compuseram o _corpus_ da revisão integrativa, aponta-se que o início das publicações foi em 2005 com um estudo, seguido de intervalo temporal (anos 2006 e 2007), com a retomada de dois estudos no ano de 2008. Em 2009 apresentou-se um estudo, em 2010 e 2011 dois estudos respectivamente, após este período houve aumento quantitativo no número de publicações de 2012 a 2015, cada ano com 3 artigos publicados, porém no ano de 2016, foi encontrado nenhum um estudo (até a data da coleta de dados). Quanto ao idioma de publicação dos artigos emergiram 13 em inglês (59,09%), nove em português (40,90%). A predominância das publicações em inglês não representa, necessariamente, que esses artigos foram produzidos em países com esse idioma, apenas reforça o inglês como principal idioma de divulgação dos periódicos, inclusive nacionais. Quanto aos países de origem dos estudos destaca-se a prevalência do Brasil e dos Estados Unidos, com 12 e 5 artigos (54,54% e 22,72%, respectivamente), Reino Unido com duas publicações e uma publicação nos países: China e Austrália. Concernente ao desenho metodológico dos estudos investigados apresentam-se: um estudo quantitativo exploratório; um estudo quantitativo amostragem intencional não aleatório; uma revisão narrativa, um estudo de compreensão existencial; nove estudos quantitativos; um estudo quantitativo descritivo; um estudo descritivo misto; três estudos de relato de experiência; uma revisão sistemática; três estudos qualitativos; e um estudo quantitativo randomizado. Na categoria temática Estratégias para gerontotecnologias**,** os estudos abordaram diferentes temáticas de tecnologias educacionais empregadas com idosos. Nesta categoria diversas formas de material educativo foram apresentadas, como o uso de multimídia instrucional. Na categoria Gerontotecnologia para Socialização contou com cinco estudos, sendo que três focaram ensino ao idoso ao uso do computador, por meio de aplicativos e ferramentas; um estudo já presente na categoria gerontotecnologia ensino-pesquisa, visto que avaliou o impacto das tecnologias sociais para idosos; e outro emerge na socialização do idoso por meio de atividade educativa de cinema para idosos. Na categoria gerontotecnologia no Ensino e Pesquisa, apresentaram-se quatro estudos: uma revisão sistemática, que aprentou como resultado o _corpus _de 18 artigos, para tanto a revisão da literatura começou a partir da análise oferecida pela gerontologia social e estudos tecnológicos, convergindo para gerontotecnologia; duas revisões narrativas da literatura, sendo que um estudo apresentou uma revisão da literatura que forneceu o instantâneo estado atual da pesquisa envolvendo o uso de imersão tecnologias e os idosos. Na categoria Gerontotecnologia para empoderamento, emergiram quatro estudos com objetivos direcionados ao emponderamento dos usuários. **Conclusão:** As gerontotecnologias, utilizando os preceitos metodológicos da revisão integrativa da literatura, constituiu-se como estratégia norteadora essencial para descrição das tecnologias educacionais disponíveis na literatura científica, direcionadas aos idosos. Descreve a formação de produtos ou ações, que necessitam serem cada vez mais, implementadas por profissionais de saúde, a fim de proporcionar um cuidado de saúde, mais dinâmico, e inovador. Nesta pesquisa verificou-se a importância dos estudos com essa temática e lacunas do conhecimento na área, pois para o desenvolvimento das gerontotecnologias, deste modo é necessário adotar abordagem centrada no idoso, a fim de garantir a funcionalidade, acessibilidade, usabilidade, aceitabilidade e com o objetivo de tornar o idoso apto para realizar suas atividades de vida diária, contando com o auxílio das tecnologias educacionais. E para atingir tal objetivo é necessário a inclusão, dos idosos na concepção, desenvolvimento e implementação da gerontotecnologia, e dessa forma levar a maior adesão ao uso das mesmas. **Contribuições/****Implicações para Enfermagem:** As tecnologias educacionais, permitem que os idosos, aprendam por meio de uma aprendizagem dialógica, proporcionando o desenvolvimento de habilidades, novos conhecimentos e novos moldes de autocuidado. Para tanto o enfermeiro tem um papel de educador que é fundamental, pois esclarece aos idoso/familiares/cuidadores, sobre as gerontotecnologias, assim como, orienta-os ao seu uso, levando em consideração as fragilidades existentes nessa faixa etária.
Referências: 1. Silva CMC et al. Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Ciênc. saúde coletiva. 2010. v. 15, n. 5, p 2539 - 2550.
2. Villardi ML. A problematização em educação em Saúde [recurso eletrônico]: percepções dos professores tutores e alunos . 1.ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
3. Hermida PMV, Barbosa SSV, Heidemann ITSB. Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. Rev Enf UFSM. 2015. v. 5, n. 4.
4. Villardi ML, Cyrino EG, Berbel NAN. A metodologia da problematização no ensino em saúde: suas etapas e possibilidades. In: A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos. São Paulo: Editora UNESP: Cultura Acadêmica, 2015, pp. 45-52. |