E-Pôster
3188430 | O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E DO PROCESSO DE ENFERMAGEM COM O USO DE LINGUAGENS PADRONIZADAS: UMA ABORDAGEM COM METODOLOGIA ATIVA | Autores: Deise Aparecida Carminatte ; Luciana Julio Storti Mancuso ; André Luiz Thomaz de Souza ; Gabriela Fulan E Silva |
Resumo: **Introdução: **a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem (PE) representam à essência do processo de trabalho da enfermagem. Sua utilização possibilita a organização e a operacionalização da assistência oferecida à pessoa, a família e/ou comunidade(1). Contudo, na prática clínica e/ou no contexto acadêmico o ensino/implementação do processo trabalho da enfermagem por meio da SAE e do PE representa um desafio constante quando se trata do uso da linguagem padronizada (LP). A LP envolve a organização de conceitos com o objetivo de especificar e/ou atribuir significados. Seu uso na enfermagem possibilita maior clareza na comunicação e precisão na assistência oferecida. Um exemplo de LP envolve os conceitos relacionados aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem(2). Dentre os instrumentos que contemplam a LP na enfermagem, os mais conhecidos são: Classificação dos Diagnósticos de Enfermagem – NANDA-I(3); Classificação das Intervenções de Enfermagem – NIC(4); Classificação dos Resultados de Enfermagem – NOC(5). Para o ensino da SAE e do PE no contexto acadêmico é necessário que discente reconheça que a enfermagem é uma prática determinante e determinada. Neste contexto, o uso de metodologias ativas de ensino permite a reprodução de situações corriqueiras vivenciadas pela equipe de enfermagem, o que vai além das aulas expositivas comuns no ensino superior. É importante destacar que as abordagens tradicionais de ensino-aprendizagem esta centrada na figura do professor como detentor do saber. O que opõe as metodologias ativas de ensino onde o aluno se torna o centro das atenções e é estimulado a saber ser, saber fazer e saber saber. Nesta perspectiva, a metodologia ativa de ensino como um modelo contemporâneo do processo ensino-aprendizagem deve ser concebida como um elemento que permite o ensino da enfermagem pautado no aluno e isso pode ser obtido através da problematização e da inserção do aluno na realidade que envolve a profissão. **Objetivos: **relatar a experiência no ensino da SAE e do PE por meio do uso das linguagens padronizadas – NANDA-I, NIC e NOC. **Descrição metodológica: **durante a disciplina de SAE oferecida no quarto semestre letivo do curso de bacharelado em enfermagem das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, Registro, SP, Brasil, a metodologia ativa de ensino se faz presente por meio da apresentação de pôster seguindo o formato de “evento científico” com temas relacionados à SAE e ao PE com o uso dos instrumentos NANDA-I, NIC e NOC. No primeiro dia de aula, após a apresentação do plano de ensino e do cronograma de aulas, os alunos são divididos em grupos de no máximo cinco pessoas. No decorrer da disciplina, o processo de ensino-aprendizagem se dá por meio da LP envolvendo os instrumentos mencionados acima. Para tanto, semanalmente são discutidos casos clínicos, cuja resolução se dará por meio da LP. É disponibilizado ao aluno um instrumento elaborado pelo corpo docente, que contempla itens para a coleta de dados de enfermagem no adulto. Cada grupo deve buscar realizar todas as etapas do PE sob orientação do professor da disciplina e com o uso dos instrumentos NANDA-I, NIC e NOC. Cabe destacar, que nem sempre a etapa de implementação é possível de ser realizada, contudo o raciocínio clínico é discutido com foco em aprimorar a tomada de decisão do aluno. Ao término da disciplina, a construção do plano assistencial elaborada pelos grupos é apresentada para todo o corpo docente/discente do curso, no formato de pôster. Cuja avaliação do desempenho dos grupos envolve um formulário que contempla quatro construtos – conteúdo geral do trabalho; qualidade do pôster; apresentação oral; redação do resumo. **Resultados: **após o segundo ano consecutivo envolvendo o uso da experiência descrita é possível identificar melhora no desempenho acadêmico em se tratando da LP por meio dos instrumentos NANDA-I, NIC e NOC, isso pode ser visto nas disciplinas subsequentes e durante os estágios supervisionados obrigatórios, em que acima de 80% dos alunos detém capacidade para o uso de tais instrumentos e reconhecem a importância da LP. Os resultados dos trabalhos apresentados durante a disciplina de SAE também são apresentados em um evento científico regional organizado pelo curso de enfermagem, disponível no formato de ANAIS de evento, disponível em: . Tal experiência permite ao aluno desde o início da graduação estabelecer relação entre o ensino e a pesquisa. Além disso, representa o momento de integração com outras turmas e coloca o discente como ator principal na construção do conhecimento. **Conclusão: **o ensino da SAE e do PE por meio da LP, especificamente conforme descrito neste relato de experiência, nos leva a reforçar a importância no uso de metodologias ativas na construção do saber em enfermagem, principalmente no que se refere à formação universitária. A experiência na disciplina de SAE do curso em questão também nos leva a conclusão de que o uso de instrumentos validados, neste caso, NANDA-I, NIC e NOC, permite ao aluno o reconhecimento da Prática Fundamentada em Evidências como elemento chave na tomada de decisão. **Contribuições/implicações para enfermagem: **o uso LP reforça o papel da enfermagem como pratica determinante e determinada. Acreditamos que a abordagem utilizada no ensino da SAE e do PE descrita neste relato de experiência reflete na formação de profissionais comprometidos em oferecer uma assistência de enfermagem com clareza e resolutividade. Além disso, permite reconhecer o papel da pesquisa na construção do saber.
**Eixo 2:** Práxis da Enfermagem e Saúde da População
**Tema 3:** Processo de Enfermagem: referenciais teórico-metodológicos, raciocínio clínico e sistemas de linguagem padronizada.
Referências: 1 Novas possibilidades de organizar o Acesso e a Agenda na Atenção Primária à Saúde. Curitiba-PR, 2014. Acesso em 10/03/18. Disponível em: http://www.saude.curitiba.pr.gov.br/images/cartilha%20acesso%20avan%C3%A7ado%2005_06_14.pdf
2 Carteira de Serviços. Florianópolis: Prefeitura Municipal de Saúde. 2014. Acesso em 10/03/18. Disponível em: http://carteira.apsfloripa.org/
3 Miranda, C.A; Silveira, E. N; Araújo, R.A; Enders, B.C. Opinião de enfermeiros sobre instrumentos de atendimento sistematizado a paciente em emergência. Rev Rene, 2012, 13 (2) 396-407. |