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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 3159597

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3159597

CONSTRUINDO UMA PRÁXIS CUIDADORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DAS DIMENSÕES DO CUIDAR EM ENFERMAGEM PARA ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO

Autores:
Tiago Ricardo Moreira ; Érica Toledo Mendonça ; Deíse Moura de Oliveira ; Beatriz Santana Caçador ; Pedro Paulo do Prado Júnior

Resumo:
**Introdução:** As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Enfermagem determinam o cuidado como objeto da prática profissional do enfermeiro, seja na promoção da saúde, prevenção de adoecimentos e agravos, seja no tratamento e reabilitação de danos instalados1. O cuidado em enfermagem transcende a realização de técnicas ou intervenções pontuais, mas revela-se como uma forma de estar no mundo e estar com o outro, mediado pelas relações estabelecidas2. Embora o cuidado seja um chamamento ‘ético de todo o trabalhador no contexto do SUS, na prática profissional do enfermeiro o cuidado constitui-se como categoria analítica de grande importância epistemológica e prática. Isto porque o cuidado é reconhecido como expressão principal da enfermagem, de sua prática e dos conhecimentos que a fundamentam2. Constitui, pois, desafio do processo de formação em enfermagem ensinar formas de pensar e fazer o cuidado que sejam capazes de contemplar sua abrangência e complexidade, superando a perspectiva tradicional que ainda impera marcada por forte reducionismo e ênfase em processos fisiopatológicos3. Com o intuito de proporcionar aos estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa o desenvolvimento de competências e habilidades de cuidado ampliadas, de modo a reconhecer e produzir práticas de cuidado que contemplem a construção de projetos de vida, de felicidade, de saúde e de enfrentamento de doenças, foi criada a disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade 2 cujo objetivo é abordar as dimensões do cuidar em enfermagem no início do processo de formação profissional dos estudantes no primeiro ano do curso.  **Objetivo:** Relatar a experiência de ensino sobre as dimensões do cuidar em enfermagem com estudantes do 2º período de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. **Descrição metodológica: **Trata-se de um relato de experiência da criação da disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade I no currículo de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa no primeiro semestre letivo de 2017. Na ementa da disciplina foram incorporados os conceitos de dimensões do cuidar baseados na perspectiva teórica de Sana4. Assim, foram abordados os conteúdos: Identidade social na Enfermagem; O processo de cuidar na Enfermagem; A prática educativa no processo de cuidar em Enfermagem; Comunicação e saúde; A gerência no processo de cuidar em Enfermagem; A pesquisa e a política no processo de cuidar em Enfermagem; O cuidado nos ciclos de vida. A disciplina possui carga horária de 30 horas, sendo 15 teóricas e 15 práticas e aconteceu no segundo semestre de 2017, sendo continuidade da disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade 1. Participaram da disciplina 50 estudantes do primeiro período de enfermagem e 5 professores os quais acompanharam um grupo de 10 estudantes, divididos por ciclos de vida: Gestantes, Criança, Adolescente, Adulto e Idoso. As práticas foram organizadas por roteiros que direcionam a natureza da atividade prática e o objetivo da mesma. No módulo teórico da disciplina, foram realizados seminários pelos estudantes com o enfoque baseado nas dimensões do cuidar em enfermagem descrita por Sanna4: dimensão gerencial, dimensão política, dimensão educativa, dimensão assistencial e dimensão investigativa da prática profissional do enfermeiro. Os estudantes eram responsáveis por convidar um enfermeiro que atuasse com mais ênfase na área de sua responsabilidade. A dinâmica das atividades práticas foi organizada tendo como perspectiva a realização de um grupo educativo específico por cada um dos 5 ciclos de vida trabalhados. Para tanto, nas aulas práticas, os estudantes tiveram a oportunidade de mobilizar conhecimentos na dimensão gerenciamento pois visitaram previamente o local em que a prática educativa foi realizada a fim de conhecer a instituição/serviço, seus trabalhadores, o funcionamento, conflitos e potências. Na sequência, voltaram ao campo para conversar com os atores sociais qual demanda de atividade educativa do local, segundo perfil do público, problemas mais prevalentes e infra estrutura/recursos disponíveis. Tendo coletado tais informações, os estudantes construíram um pré-projeto de intervenção educativa, o qual visou incentivar os estudantes a fundamentar na literatura a prática a ser construída. Os projetos foram apresentados para todos os professores e estudantes e sugestões foram dadas a fim de aprimorar a ideia. Em seguida, foi realizada as atividades educativas nos diferentes cenários, com diferentes temáticas de acordo com o ciclo de vida. Todas as atividades práticas foram registradas em portifólio coletivo no qual a atividade vivenciada foi descrita, assim como os sentimentos experimentados e os conhecimentos aprendidos. Na sequência, houve um momento de apresentação de todas as atividades educativas realizadas, apresentadas em formato acadêmico a fim de incentivar a articulação teórico-prática e a socialização dos conhecimentos tendo como base a linguagem científica. **Resultados:** A disciplina foi muito bem avaliada pelos docentes e pelos estudantes mediante instrumento próprio criado para avaliar o processo e os resultados e, dentre as perspectivas mais reforçadas, ressalta-se o fato de os estudantes sentirem-se pertencentes à prática profissional do enfermeiro por terem realizado a dimensão educativa do processo de cuidar e mobilizado elementos de gestão, investigação e ação política. Os grupos educativos foram: troca de experiências de puérperas e gestantes em uma unidade básica de saúde, atividades lúdicas sobre higiene e cuidado com o corpo para crianças de uma creche, abordagem sobre sexualidade e afetividade com adolescentes de uma comunidade de zona rural, estratégias de adesão ao uso correto de medicação para pacientes diabéticos e hipertensos e atividade sobre projeto de felicidade com idosos institucionalizados. Os estudantes desenvolveram, mesmo que d modo incipiente mais por aproximação do que por aprofundamento, competências e habilidades para trabalhar em equipe, liderar e comunicar-se Esta vivência permitiu aos estudantes compreender a construção do cuidado em enfermagem mediante a definição de um conjunto de conhecimentos que possibilitam fundamentar, explicar e tornar possível a compreensão  da prática cuidadora, sustentada em núcleo específico de conhecimento3.A experiência reforça a evidência da importância da inserção precoce de estudantes em cenários reais, protagonizando cuidado, dentro do escopo de suas habilidades, competências e autonomia. O ensino pautado na realidade concreta sustenta e confere significado à construção do conhecimento sobre cuidado e dimensões do cuidado em enfermagem mediante a experiência e problematização sobre a práxis cuidadora3.  **Conclusão:** Inserir no segundo período de enfermagem o debate,sobre a reflexão e a prática das dimensões do cuidar em enfermagem revelou-se como estratégia positiva para fortalecer a importância de compreender a amplitude e a complexidade do cuidado, tendo como referências construções teóricas do núcleo de saberes da enfermagem. Além disso, permitiu aos professores descontruir perspectivas tradicionalistas de ensino que consideram que o estudante precisa adquirir bagagem acumulativa no curso para ser capaz de protagonizar práticas de campo. **Contribuições/implicações para enfermagem**: A experiência relatada incorpora o movimento crescente de mudança no ensino superior a partir da inovação nos métodos de ensino, da superação da dicotomia teóric0prática e, sobretudo, pela incorporação do cuidado como eixo norteador da formação ainda no primeiro ano de graduação em enfermagem. Acredita-se que experiências como esta podem promover avanços na organização tecnológica do trabalho, na produção do conhecimento, no fortalecimento da identidade do enfermeiro mediante o resgate do papel do enfermeiro na produção de cuidado.


Referências:
1.Santos Emíllia Conceição Gonçalves dos, Ferreira Rosa Gomes dos Santos, Ramos Luciano Godinho Almuinha, Cardoso Debora Ribeiro, Nascimento Jorge Luiz do, Paim Luzimar Aparecida Borba. Por uma epistemologia de enfermagem: versões e interpretações para o cuidado em saúde. Rev. Saúde e Desenvolvimento. [Internet]. 2017 : v.11 n 6: 294-301. Available from: https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/issue/view/32.2.Moura Abigail, Liberalino Francisca Nazaré, Silva Francisca Valda da, Germano Raimunda Medeiros, Timóteo Rosalba Pessoa de Souza. SENADEn: expressão política da Educação em Enfermagem. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2006 [cited 2018 Mar 11] ; 59( spe ): 441-453. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000700011&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000700011.).3.Silva Vinício Oliveira da, Soares Catharina Matos, Santos Liliana, Souza Ednir Assis, Pinto Isabela Cardoso de Matos. Trabalho e educação na saúde: análise da produção científica brasileira entre 2011 e 2014. Saúde debate [Internet]. 2017 Sep [cited 2018 Mar 11] ; 41( spe3 ): 296-315. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000700296&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042017s323.4.ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 1977 [cited 2018 Mar 11] ; 30( 2 ): 204-214. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671977000200204&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-716719770002000016.