E-Pôster
3102582 | USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO À PESQUISA E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM. | Autores: Veronica Costa dos Santos de Santana ; Diana Santos Sanchez ; Laine Barreto Nascimento Gomes ; Brendo Cardoso dos Santos |
Resumo: Introdução: De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE - 2016), aproximadamente 102,1 milhões de pessoas no Brasil tem acesso à
internet, e neste contexto ressalta-se seu papel estratégico para a promoção
da identidade institucional e para fornecer ao público acesso rápido aos
projetos desenvolvidos. A troca de informações e experiências por parte dos
estudantes torna-se então instrumento fundamental para fomentar a participação
em extensões práticas na comunidade e na iniciação científica precoce, que
permitam o descobrimento de seus interesses profissionais e o desenvolvimento
de habilidades profissionais. Cardoso e Lamy (2011) destacam que as redes
sociais oferecem a oportunidade de participar na criação e difusão de
informações, proporcionando uma plataforma ideal para movimentos sociais,
eventos, manifestos e campanhas virtuais, sendo assim, um novo modelo
comunicacional de grandes possibilidades. Objetivo: Descrever a experiência
discente na criação e manutenção de uma forma de mídia social voltada à
divulgação dos projetos de extensão comunitária e ligas acadêmicas. Descrição
Metodológica: Relato de experiência descritivo de discentes do 5º ao 7º
semestre do curso de enfermagem, como criadores de uma página na rede social
Facebook voltada à divulgação para a comunidade acadêmica de enfermagem de
projetos de extensão comunitária e ligas acadêmicas de uma universidade
privada da cidade de Salvador - BA. Resultados: Dentro do cenário da educação
atual destaca-se o perfil dos estudantes que chegam ao ensino superior. A
chamada Geração Y (nascidos após 1979) compõe em sua maioria às universidades
públicas e privadas, e para esse público, desenvolvido na época da praticidade
e com suas atividades ocorrendo em ritmo acelerado deve-se incluir,
necessariamente, o uso de novas tecnologias como prioridade a disseminação de
conteúdos. De acordo com Formentin (2011), o avanço das mídias sociais
permitiu ao aluno estar conectado nas mais diferentes redes e obter
informações instantâneas de várias formas, como vídeos, imagens e pontos de
vista diferentes, tornando assim a vivência acadêmica mais atraente e
dinâmica. Diante da dificuldade de propagar os projetos de extensão
comunitária, ligas e eventos acadêmicos do curso de enfermagem para a
comunidade acadêmica, os discentes junto aos professores que coordenam os
projetos elaboraram um plano de ação para a divulgação, e entre os diferentes
meios de comunicação decidiram que o Facebook seria a rede mais adequada para
iniciar esse processo, por causa do grande número de usuários conectados a
esta rede e pelo rápido e fácil compartilhamento de informações, atingindo
assim um maior número de pessoas. A página foi criada no Facebook em setembro
de 2016, sem fins lucrativos, por discentes de enfermagem, e hoje conta com
674 seguidores. Neste espaço os alunos têm a oportunidade de acompanhar as
ações realizadas em cada projeto de extensão, informar-se sobre datas de
processos seletivos, eventos de saúde realizados na universidade, cursos de
extensão, estágios extracurriculares e demais possibilidades na área de
enfermagem. O uso de uma rede de conexão para discentes possibilita o fomento
ao trabalho voluntário, o aprofundamento da relação comunidade-instituição e o
crescimento acadêmico, profissional e pessoal. Além do voluntariado, há também
divulgação para iniciação científica, visto que as ligas acadêmicas também são
englobadas nessa comunidade, os estudantes passam a se familiarizar com o
trabalho realizado em ligas acadêmicas e despertam o gosto para as ciências da
saúde, contribuindo assim desde cedo para o avanço de tecnologias na
enfermagem. Com o grande intuito de não somente divulgar, mas também unir os
alunos, a comunidade também possibilita a retirada de dúvidas através de
mensagens criando assim mais um ambiente onde o discente pode entrar em
contato com a universidade. A página no Facebook conseguiu alcançar um alto
nível de coleguismo entre os discentes da instituição, onde estes entravam em
contato com os administradores da página para divulgar seus projetos, enviar
fotos de ações de saúde comunitárias, comunicar eventos e informações. Em
contrapartida, informações cedidas pelos professores eram também disseminadas
formando uma rede de informações que cumpria o seu propósito de veicular
informações com facilidade. Conclusões: Com o uso das mídias sociais podemos
ter um acesso específico e rápido para propagar oportunidades de uma maneira
mais global. É possível trabalhar para a promoção da educação e proporcionar
diferentes possibilidades para crescimento no meio acadêmico, profissional e
até mesmo pessoal, sendo possível educar e formar futuros profissionais
diferenciados na área da enfermagem. Através do vínculo criado pelas redes
sociais e seus participantes, foi possível veicular um acesso fácil, ágil,
conciso e unificado, ao passo que o mesmo promove uma auto identificação ao
futuro profissional estabelecendo o olhar científico e intelectual. Para os
discentes criadores da página foi possível observar que a rede social
solucionou o problema alunos não conseguirem obter informações sobre projetos
da instituição e por muitas vezes não conseguiam aproveitar inteiramente a sua
experiência universitária e o vínculo instituição-discente pode se propagar
com mais afinco. Considerações para a enfermagem: Cassiani e Rocha (2015)
observam que as tecnologias de comunicação e informação precisam ser mais
utilizadas para a divulgação de produtos e contribuições de enfermagem, e a
oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos distintos, é o que
fortalece a premissa de usarmos as redes sociais para a enfermagem. Destaca-se
a capacidade da conectividade proporcionada pelas mídias sociais em fortalecer
os laços entre seus membros em um ambiente multicultural e colaborativo para
aqueles que serão o futuro da enfermagem, quando se coloca em questão que é
necessário atrair jovens discentes para o ambiente acadêmico e transformar a
diversidade que cada um deles possui em avanço para a tecnologia da saúde com
novas ideias e projetos que só beneficiam a trajetória da profissão. A
utilização das redes sociais incorporam novas formas de organização social que
envolve o uso extensivo de tecnologia para produzir e divulgar informações em
cooperação não hierárquica e autônoma, às pessoas interessadas ??em
desenvolver conhecimentos acerca da enfermagem com o objetivo de apoiar o
avanço da profissão e oportunizar aos discentes a inserção em projetos de
capacitação profissional. Portanto, a enfermagem, como qualquer outra área de
atuação, deve abraçar o uso de novas tecnologias para contribuir no seu
progresso. O uso de mídias sociais usado para aproveitamento na enfermagem
proporciona pulverização dos conhecimentos, troca de informações e união entre
profissionais da área, atualizando as teorias e práticas, trazendo assim
também uma melhora na assistência.
Referências: 1 Brasil, Diretrizes de Atenção à Pessoa com Lesão Medular. Brasília: Ministétio da Saúde; 2012.
2 Machado WCA; Scramin AP Cuidado multidimensional para e com pessoas tetraplégicas: repensando o cuidar em enfermagem. Rev. Ciência, Cuidado e Saúde, 4(2), p.189-97, 2005.
3 Maffesoli M. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2010. |