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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 3102582

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3102582

USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO À PESQUISA E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM.

Autores:
Veronica Costa dos Santos de Santana ; Diana Santos Sanchez ; Laine Barreto Nascimento Gomes ; Brendo Cardoso dos Santos

Resumo:
Introdução: De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - 2016), aproximadamente 102,1 milhões de pessoas no Brasil tem acesso à internet, e neste contexto ressalta-se seu papel estratégico para a promoção da identidade institucional e para fornecer ao público acesso rápido aos projetos desenvolvidos. A troca de informações e experiências por parte dos estudantes torna-se então instrumento fundamental para fomentar a participação em extensões práticas na comunidade e na iniciação científica precoce, que permitam o descobrimento de seus interesses profissionais e o desenvolvimento de habilidades profissionais. Cardoso e Lamy (2011) destacam que as redes sociais oferecem a oportunidade de participar na criação e difusão de informações, proporcionando uma plataforma ideal para movimentos sociais, eventos, manifestos e campanhas virtuais, sendo assim, um novo modelo comunicacional de grandes possibilidades. Objetivo: Descrever a experiência discente na criação e manutenção de uma forma de mídia social voltada à divulgação dos projetos de extensão comunitária e ligas acadêmicas. Descrição Metodológica: Relato de experiência descritivo de discentes do 5º ao 7º semestre do curso de enfermagem, como criadores de uma página na rede social Facebook voltada à divulgação para a comunidade acadêmica de enfermagem de projetos de extensão comunitária e ligas acadêmicas de uma universidade privada da cidade de Salvador - BA. Resultados: Dentro do cenário da educação atual destaca-se o perfil dos estudantes que chegam ao ensino superior. A chamada Geração Y (nascidos após 1979) compõe em sua maioria às universidades públicas e privadas, e para esse público, desenvolvido na época da praticidade e com suas atividades ocorrendo em ritmo acelerado deve-se incluir, necessariamente, o uso de novas tecnologias como prioridade a disseminação de conteúdos. De acordo com Formentin (2011), o avanço das mídias sociais permitiu ao aluno estar conectado nas mais diferentes redes e obter informações instantâneas de várias formas, como vídeos, imagens e pontos de vista diferentes, tornando assim a vivência acadêmica mais atraente e dinâmica. Diante da dificuldade de propagar os projetos de extensão comunitária, ligas e eventos acadêmicos do curso de enfermagem para a comunidade acadêmica, os discentes junto aos professores que coordenam os projetos elaboraram um plano de ação para a divulgação, e entre os diferentes meios de comunicação decidiram que o Facebook seria a rede mais adequada para iniciar esse processo, por causa do grande número de usuários conectados a esta rede e pelo rápido e fácil compartilhamento de informações, atingindo assim um maior número de pessoas. A página foi criada no Facebook em setembro de 2016, sem fins lucrativos, por discentes de enfermagem, e hoje conta com 674 seguidores. Neste espaço os alunos têm a oportunidade de acompanhar as ações realizadas em cada projeto de extensão, informar-se sobre datas de processos seletivos, eventos de saúde realizados na universidade, cursos de extensão, estágios extracurriculares e demais possibilidades na área de enfermagem. O uso de uma rede de conexão para discentes possibilita o fomento ao trabalho voluntário, o aprofundamento da relação comunidade-instituição e o crescimento acadêmico, profissional e pessoal. Além do voluntariado, há também divulgação para iniciação científica, visto que as ligas acadêmicas também são englobadas nessa comunidade, os estudantes passam a se familiarizar com o trabalho realizado em ligas acadêmicas e despertam o gosto para as ciências da saúde, contribuindo assim desde cedo para o avanço de tecnologias na enfermagem. Com o grande intuito de não somente divulgar, mas também unir os alunos, a comunidade também possibilita a retirada de dúvidas através de mensagens criando assim mais um ambiente onde o discente pode entrar em contato com a universidade. A página no Facebook conseguiu alcançar um alto nível de coleguismo entre os discentes da instituição, onde estes entravam em contato com os administradores da página para divulgar seus projetos, enviar fotos de ações de saúde comunitárias, comunicar eventos e informações. Em contrapartida, informações cedidas pelos professores eram também disseminadas formando uma rede de informações que cumpria o seu propósito de veicular informações com facilidade.  Conclusões: Com o uso das mídias sociais podemos ter um acesso específico e rápido para propagar oportunidades de uma maneira mais global. É possível trabalhar para a promoção da educação e proporcionar diferentes possibilidades para crescimento no meio acadêmico, profissional e até mesmo pessoal, sendo possível educar e formar futuros profissionais diferenciados na área da enfermagem. Através do vínculo criado pelas redes sociais e seus participantes, foi possível veicular um acesso fácil, ágil, conciso e unificado, ao passo que o mesmo promove uma auto identificação ao futuro profissional estabelecendo o olhar científico e intelectual. Para os discentes criadores da página foi possível observar que a rede social solucionou o problema alunos não conseguirem obter informações sobre projetos da instituição e por muitas vezes não conseguiam aproveitar inteiramente a sua experiência universitária e o vínculo instituição-discente pode se propagar com mais afinco. Considerações para a enfermagem: Cassiani e Rocha (2015) observam que as tecnologias de comunicação e informação precisam ser mais utilizadas para a divulgação de produtos e contribuições de enfermagem, e a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos distintos, é o que fortalece a premissa de usarmos as redes sociais para a enfermagem. Destaca-se a capacidade da conectividade proporcionada pelas mídias sociais em fortalecer os laços entre seus membros em um ambiente multicultural e colaborativo para aqueles que serão o futuro da enfermagem, quando se coloca em questão que é necessário atrair jovens discentes para o ambiente acadêmico e transformar a diversidade que cada um deles possui em avanço para a tecnologia da saúde com novas ideias e projetos que só beneficiam a trajetória da profissão. A utilização das redes sociais incorporam novas formas de organização social que envolve o uso extensivo de tecnologia para produzir e divulgar informações em cooperação não hierárquica e autônoma, às pessoas interessadas ??em desenvolver conhecimentos acerca da enfermagem com o objetivo de apoiar o avanço da profissão e oportunizar aos discentes a inserção em projetos de capacitação profissional. Portanto, a enfermagem, como qualquer outra área de atuação, deve abraçar o uso de novas tecnologias para contribuir no seu progresso. O uso de mídias sociais usado para aproveitamento na enfermagem proporciona pulverização dos conhecimentos, troca de informações e união entre profissionais da área, atualizando as teorias e práticas, trazendo assim também uma melhora na assistência.


Referências:
1 Brasil, Diretrizes de Atenção à Pessoa com Lesão Medular. Brasília: Ministétio da Saúde; 2012. 2 Machado WCA; Scramin AP Cuidado multidimensional para e com pessoas tetraplégicas: repensando o cuidar em enfermagem. Rev. Ciência, Cuidado e Saúde, 4(2), p.189-97, 2005. 3 Maffesoli M. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2010.