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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 3014187

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3014187

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO MESTRADO PROFISSIONAL POR MEIO DA FERRAMENTA DIDÁTICO PEDAGÓGICA BASEADA NA TROCA DE SABERES

Autores:
Katia Cilene Godinho Bertoncello ; Larissa Evangelista Ferreira ; Scheila Monteiro Evaristo ; Alexsandra Martins da Silva

Resumo:
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ferramenta imprescindível para o cuidado em quaisquer instituições de saúde pública ou privada e confere-se como ponto estratégico profissional, promovendo o bem-estar ao indivíduo, à organização no serviço de saúde e autonomia profissional. No Brasil, a SAE começou a ser implantada com maior ênfase em alguns Serviços de Enfermagem nas décadas de 70 e 80, fortemente influenciada por Wanda de Aguiar Horta¹. Com o seu reconhecimento como metodologia de trabalho, a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem considera a SAE, uma atividade privativa do enfermeiro, desde a aprovação da Lei do Exercício Profissional n.7498/86 e reafirma esta prerrogativa por meio da Resolução COFEN n.358/2009, que “Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências_”²-3. _Ao buscar formas para implementar a SAE, o enfermeiro não apenas cumpre a legislação profissional, mas também demonstra de forma prática e documentada a cientificidade envolvida no processo de cuidado com segurança e qualidade. Muitos são os desafios enfrentados para que a implantação da SAE ocorra com excelência em todas às instituições onde se presta o cuidado profissional de enfermagem³. Isso deve- se a uma série de obstáculos documentados e citados em vários artigos científicos, tais como: a falta de reconhecimento por parte da equipe de enfermagem sobre a importância da SAE, o déficit de profissionais enfermeiros nos serviços, o envolvimento com o processo, a valorização por parte da administração da instituição, bem como os indicadores de resultado da assistência4. Estes obstáculos e desafios são pautas para discussões em eventos e publicações científicas da enfermagem que versam sobre o tema. Durante a formação profissional e no processo de educação continuada, a SAE vem ganhando espaços para discussões, o que colabora para a formação de um profissional preparado para lidar com os desafios da implementação da SAE. No programa de Pós-graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Mestrado Profissional em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGPENF/UFSC), os discentes são incentivados a refletir sobre os diversos cenários de trabalho do enfermeiro e sobre as diversas metodologias de trabalho utilizadas, objetivando desenvolver uma capacidade analítica, crítica e de transformação de sua prática. Ao cursar a disciplina, “Sistematização da Assistência de Enfermagem: contribuições para a prática” os discentes, além de aprofundar o conhecimento sobre a SAE, vivenciam uma experiência única de socializar e trocar experiências sobre a história da implantação da SAE dentro do contexto institucional do local de trabalho. A estratégia didático- pedagógica baseada na troca de experiência trouxe ensinamentos profundos e intensos sobre a SAE, nunca então refletidos antes, o que os fortaleceu enquanto profissionais e os fez sentir cada vez mais próximos dos pares por vivenciarem desafios semelhantes na rotina profissional, em sua unidade de trabalho, durante a implantação do Processo de Enfermagem (PE). Objetivos: Descrever a experiência de discentes do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina ao vivenciar uma atividade didático-pedagógica baseada na troca de saberes e experiência sobre o contexto histórico da SAE em diferentes instituições de assistência à saúde. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de discentes do PPGPENF/UFSC sobre a vivência em uma atividade didático-pedagógica baseada na troca de saberes e experiências sobre o contexto histórico da SAE, durante a disciplina “Sistematização da Assistência de Enfermagem: contribuições para a prática”. Participaram da atividade 19 discentes, que por meio de uma roda de conversa, relataram e fizeram reflexões sobre o histórico da implementação da SAE na sua instituição de trabalho. Resultados: Durante a realização da atividade, o grupo pode compartilhar experiências, sobre a sua prática profissional e a história de implantação do PE na sua instituição de trabalho, dificuldades, estratégias, métodos utilizados, roteiros construídos. Após cada fala, podia-se perceber a satisfação profissional, e o relato de como a SAE é importante, e melhorou o contexto de trabalho e a assistência prestada ao paciente, família ou comunidade. Os relatos abrangeram a forma como foi e está sendo a implantação da SAE, seja em unidades básicas de saúde e hospitalares, de serviços públicos e privados, os desafios em cada setor e os benefícios da implantação. Cada serviço de saúde, conta com diferentes metodologias organizacionais ou prioridades, que versam com os valores da instituição. Sabe-se que a aplicação nas instituições de saúde apresenta muitos aspectos positivos: como segurança no planejamento, execução e avaliação das condutas de enfermagem, a individualização da assistência, visibilidade e autonomia para o enfermeiro, diminuição do tempo de hospitalização e consequentemente economia de recursos. Implicando na definição da natureza e do tipo do trabalho a ser realizado, desde a base teórico-filosófica, o tipo de profissional requerido, técnicas, procedimentos, métodos, objetivos e recursos materiais para a produção do cuidado4. Conclusão: O pensamento crítico envolve habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento do raciocínio clínico, o qual se baseia nos conhecimentos existentes e no contexto em que as experiências de interpretar dados observáveis se dão. para isso, a metodologia didático-pedagógica baseada na troca de saberes e experiência foi válida para o processo de aprimoramento do conhecimento. Percebe-se como um potencial o fato dos discentes já trazerem um conhecimento prévio sobre a SAE, enriquecendo assim as discussões e o processo crítico- reflexivo. O processo de pesquisa gera novos conhecimentos, melhora a educação e a prática profissional proporcionando melhores resultados e custos. A qualidade na assistência de enfermagem se concretiza quando o profissional exerce suas ações com conhecimento e competência para atender as necessidades de saúde e expectativas do ser humano. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A construção do conhecimento e trocas de saberes sobre a SAE, fortalece a pratica profissional, estimulando a implantação do PE na rotina de trabalho, de forma organizada, melhorando os cuidados prestados.


Referências:
SOBENDE (Brasil). SOBEST (Ed.). CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO - CONSENSO NPUAP 2016 - ADAPTADA CULTURALMENTE PARA O BRASIL: Publicação oficial da Associação Brasileira de Estomaterapia - SOBEST e da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia- SOBENDE. 2017. Contato com o NPUAP: npuap@npuap.org. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2017. BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de (Org.). Anamnese e Exame Físico: Avaliação diagnóstica de Enfermagem no adulto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 471 p. 1SOBRAL, Fernanda Ribeiro; CAMPOS, Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da Usp, [s.l.], v. 46, n. 1, p.208-218, fev. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342012000100028. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018. 2TANNURE, Meire Chucre; PINHEIRO, Ana Maria. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. 298 p.