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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2945566

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2945566

MONITORIA COMO BASE PARA O ENSINO APRENDIZADO EM ENFERMAGEM

Autores:
Sara Negreiros Santos ; Vanessa de Oliveira Santos ; Helloyza Halana Fernanda Aquino Pompeu ; Widson Davi Vaz de Matos

Resumo:
**Introdução**: Historicamente a palavra monitoria tem sua gênese ligada a um sistema educacional que remonta à Antiguidade Clássica, época esta em que o pedagogo era o qual desenvolvia as funções de monitor, similares às do mestre. Segundo Dantas1 a instituição da monitoria sempre teve muita divulgação em todas as épocas, quer sob o aspecto didático do monitor, aquele que simplificava as aulas do mestre através de revisões e apoio com material didático, quer sob o aspecto disciplinar, aquele que exercia o controle do grupo de estudantes para os quais ministrava determinado eixo curricular. Na Idade média, os monges passam a assumir as funções de monitoria com a finalidade de cuidar da educação disciplinar dos noviços, com o objetivo de ensinar uma grande quantidade de alunos, em menor tempo e com qualidade, onde o monitor recebia separadamente orientação do professor para depois replicar aos outros, sendo introduzido no meio escolar devido à ausência de professores e a necessidade de ensinar para a massa. No Brasil, em meados do século vinte, a monitoria se consolida nas universidades com a implementação da Lei nº º5540/1968 que em seu art. 41 afirma que: as universidades deverão criar as funções de monitor para alunos do curso de graduação que se submeterem a provas específicas nas quais demonstrarem capacidade de desempenho em atividade técnico- didáticas de determinada disciplina. Contudo, suas funções deveriam ser remuneradas e consideradas títulos para posterior ingresso em carreira de magistério superior. A partir desse período, essa prática vem consolidando-se em função da melhoria da qualidade dos processos de ensino aprendizagem. Atualmente esse processo corre mediante a relação teoria e prática estabelecida na lei LDB Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 onde configura-se em diversas formas de trabalhos acadêmicos estimuladores de múltiplos saberes inerentes aos componentes curriculares, desempenhada por um tutor ou monitor que desenvolve as ações supracitadas de maneira voluntária ou com auxílio de bolsa que varia de acordo com a instituição representada, trazendo uma série de benefícios para o graduando, como: Ampliação da participação do aluno de graduação na vida acadêmica mediante a realização de atividades supervisionadas relacionadas ao ensino; complementação da formação acadêmica do discente/monitor possibilitando o aprofundamento teórico e ou prático na área de seu interesse; possibilidade do desenvolvimento do caráter pedagógico no discente monitor ; contribuição para a redução de problemas relacionado a repetência ou evasão; bem como para o aprimoramento do ensino através do desenvolvimento de novas práticas e experiência pedagógicas no processo de ensino- aprendizagem2 **Objetivos: **Relatar a vivência da Monitoria como processo de aprendizado na enfermagem. **Descrição metodológica: **Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado pelos acadêmicos do 5º ano do curso de licenciatura em enfermagem da Universidade do Estado do Pará, durante os anos de 2016 e 2017, durante suas experiências como monitoras do curso de enfermagem, onde por meio do Programa de Monitoria tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina e vivência pedagógica, juntamente com os docentes da instituição de ensino, as práticas curriculares ocorreram em um hospital materno infantil de referência em gravidez de alto risco e em unidades primarias de saúde no município de Belém no Estado do Pará. Utilizou-se a metodologia baseada na Teoria da Problematização, evidenciada pelo Arco de Maguerez proposto por Neusi Aparecida Navas Berbel. Dessa maneira o trabalho gerou-se em cinco etapas: Observação da realidade, Identificação dos problemas- pontos chaves, Teorização, Hipótese de Solução e Aplicação na realidade. Iniciou-se com observação da realidade, onde foi observado uma necessidade do público acadêmico da disciplina em ter um monitor para que as dúvidas frequentes fossem sanadas , uma vez que os alunos tendem a se aproximar mais do monitor pelo o mesmo está praticamente na mesma condição do estudante, apenas em um patamar de domínio maior daquele componente curricular, permitindo assim, um vínculo entre monitor e monitorando. Na segunda etapa foram definidas as principais necessidades, onde neste contexto era justamente a aproximação do monitor com a turma para eventuais dúvidas posteriormente após a aula serem tiradas. Foi desenvolvida a teorização do caso e assim foi descrito como hipótese de solução a continuidade do programa de monitoria para melhor aprendizado tanto do monitor quanto para a turma, e, por conseguinte ao professor, pois estabelece uma parceria para desenvolver as atividades pedagógicas. E como última etapa ocorreu o desenvolvimento das práticas hospitalares desses acadêmicos com o preceptor e monitor, trazendo assim, mais vivência acerca dos termas abordados na monitoria para ambos os lados, pois o monitor neste momento pode de fato se familiarizar com a rotina que foi escolhida anteriormente como futuro na profissão de enfermagem. **Resultados: **Observou-se que a monitoria acadêmica além de aproximar o discente ao meio da profissão que escolheu exercer, pode trazer inúmeros conhecimentos e experiências dentro do processo ensino-aprendizagem na enfermagem uma vez que a intimidade com o meio no qual está inserido o prepara para o mercado de trabalho, tanto na assistência como na docência. **Conclusão**: O incentivo gerado pelas instituições de ensino com o programa de monitoria serve para preparar com maior eficácia futuros docentes e grandes profissionais enfermeiros, uma vez que traz bagagens únicas para o estudante que teve a oportunidade de engressar na monitoria e estabelecer vínculos com outros profissionais da área. Além de auxiliar no desevolvimeto intelectual dos discentes monitorandos, facilitando a aprendizagem com revisões e estudos dirigidos, bem como momentos para retirar dúvidas com os monitores. **Contribuição para enfermagem**: As contribuições para enfermagem iniciam quando a proposta pedagógica em introduzir acadêmicos para exercer uma função de monitor dentro de uma disciplina é vista como aprimoramento de um futuro profissional da enfermagem, sabendo assim, exercer com eficiência, conhecimento técnico-científico e prático a profissão de enfermeiro assistente e docente capacitado para atuar no mercado de trabalho altamente dinâmico.


Referências:
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