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2943131 | UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS PARA A ESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO NÚCLEO DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO. | Autores: Sandra Lopes ; Carla Maria Sabel ; Débora Barbosa |
Resumo: **Introdução**: para que a prestação de serviços em saúde e em enfermagem seja de qualidade, faz-se necessário que as áreas assistencial e gerencial estejam interligadas consolidando um conjunto de ações direcionadas ao atendimento das necessidades de saúde dos clientes(1). Nesse contexto, acredita-se que o gerenciamento utilizado para o planejamento das ações diárias de coordenação e assistência de enfermagem constitui atividade indispensável a atuação do profissional enfermeiro. A utilização de ferramentas gerenciais é de fundamental importância, haja vista a contribuição para a organização e avaliação dos serviços de enfermagem e, em consequência, para a melhoria da qualidade da atenção à saúde ofertada aos clientes e suas famílias (2). Três ferramentas gerenciais são utilizadas na presente instituição: a matriz GUT, o diagrama de ishikawa e o 5W2H. A matriz GUT é utilizada para classificar os problemas pela perspectiva da gravidade, urgência de resolutividade e tendência. O escore de pontuação observa uma escala crescente atribuindo nota 5 para os casos mais graves e 1 para os mais brandos, oscilando de 1 a 125 pontos. A** **prioridade de resolução de problemas** **é definida pelo escore obtido na multiplicação G x U x T de cada problema. O diafragma de ishikawa, em contrapartida, estabelece que todo problema tem causas específicas que devem ser analisadas a fim de constatar qual delas causa o efeito (problema) que se quer eliminar. Derradeiramente, o 5W2H, contribui para a gestão da qualidade ao fornecer um mapeamento das atividades, possibilitando definir o que ficará estabelecido, o que será feito, quem será o responsável, o período estipulado para a realização da ação, a área da instituição envolvida, os motivos pelos quais esta atividade deve ser efetuada, além do custo gerado para efetivação da ação(3).Considerando a implantação do núcleo de sistematização da assistência de enfermagem (SAE) na instituição com o intuito de organizar, planejar e viabilizar o processo enfermagem é que se justifica a realização do presente estudo. **Objetivo**: relatar a utilização das ferramentas gerenciais GUT, 5W2H e diagrama de ishikawa na estruturação de atividades do núcleo de SAE. **Metodologia**: trata-se de estudo descritivo, retrospectivo e documental. Foram realizadas reuniões entre o núcleo de SAE e o setor de qualidade para explicação acerca da correta utilização das ferramentas gerenciais padronizadas pela instituição, capacitando os membros do núcleo. Ato contínuo, a presidente e vice-presidente do núcleo de SAE conduziram a utilização das ferramentas gerenciais junto aos demais integrantes na análise de problemas relacionados a deficiência no preenchimento de documentos relacionados a SAE na instituição. A matriz GUT foi utilizada para priorizar os problemas, o diagrama de ishikawa foi aplicado para elencar as respectivas causas dos problemas, e o 5W2H foi instituído para o direcionamento do plano de ação. Os dados foram obtidos mediante consulta as atas de reuniões realizadas pelo núcleo de SAE no período compreendido entre os meses de julho a setembro de 2017. A análise ocorreu mediante a tabulação das informações em uma tabela do programa _Microsoft Excel_. **Resultados**:foram realizadas 4 reuniões no período de análise. A utilização da tabela GUT elencou 5 problemas relativos a deficiência no preenchimento da SAE: _problema 1_- inaptidão na realização da SAE e processo de enfermagem (escore de 64 pontos); _problema 2_- realização incorreta e incompleta do exame físico céfalo-caudal (escore de 64 pontos); _problema3_- desconhecimento do processo de enfermagem (escore de 48 pontos); _problema 4_ - incompreensão acerca das escalas institucionais (população de alto risco, populações especiais e pacientes com vulnerabilidade), (escore de 48 pontos); _problema 5 _- alta rotatividade setorial (escore de 12 pontos). A aplicação do diagrama de ishikawa obteve de 3 a 5 itens de causa – raíz para cada problema elencado, a saber respectivamente: _problema 1_- não priorização da SAE nas atividades de enfermagem, desconhecimento sobre a relevância da SAE,compreensão da realização da SAE como obrigatoriedade e não como necessidade; _problema 2_- excesso de itens registrados no prontuário eletrônico, técnica incorreta de abordagem do paciente, dados e informações irrelevantes descritos no prontuário do paciente; _problema 3 _– estagnação na busca de conhecimento atualizado, desconhecimento das etapas da SAE, dificuldade em avaliar e analisar etapas; _problema 4_- a não divulgação e explicação das escalas, a realização de cópias de prescrições de enfermagem de dias anteriores sem as devidas alterações, a omissão de informações sobre as escalas no sistema de protocolos institucionais; _problema 5_- baixo vínculo família – enfermeiro, insatisfação na atuação profissional, dificuldade em tomar decisões frente a técnicos em enfermagem. A tabela 5W2H foi a última ferramenta gerencial a ser aplicada. Definiu-se em sua utilização o período para a realização das atividades (julho a dezembro de 2018), o local da realização das atividades (a própria instituição),a responsabilidade pela execução das atribuições (núcleo de SAE e supervisores de enfermagem), os custos relativos a sua execução (nenhum dos 5 problemas elencados onerará a instituição), a razão pela qual será feita (aperfeiçoamento no preenchimento da SAE pelos enfermeiros pediatras), de modo que o que será feito e como será feito seguem descritos respectivamentea seguir: _problema 1_- apresentação do real significado da SAE - (será realizada orientação aos enfermeiros); _problema 2_ - estimular e incentivar a busca pelo conhecimento na área de enfermagem - (um plano de ação para melhoria na realização da SAE será construído)_; problema 3_–realização de apresentação das fases do processo de enfermagem (será efetuada a administração de curso teórico, seguido de estudo de caso); _problema 4_– orientação e explicação das escalas e fator de risco - (será administrada uma aula teórico-prática); _problema 5_ – fixação dos funcionários nos setores – (propõe-se a confecção de escalas semanais ou fixas). **Conclusão**: A utilização de ferramentas gerenciais padronizadas na instituição e utilizadas pelo núcleo de SAE concorreu para o aprimoramento do processo de enfermagem institucional. Implicações para a enfermagem: noções de gerenciamento são extremamente úteis para os enfermeiros, dado que a seara de atuação destes profissionais transcende a esfera assistencial.
Referências: 1- Berardinelli, L. M.; Coelho, M. J. Preceptoria na Residência em Enfermagem. Rio de Janeiro; 2003.
2- Ministério da Educação (BR). Lei n° 11.129 de 30 de junho de 2005. Institui a Residência em Área Profissional de Saúde e cria a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde- CNRMS Brasília (DF); 2012. [cited 2014 Maio 14]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br [Links].
3- São Paulo, Conselho Federal de Enfermagem. Projeto Competências Enfermeiro. São Paulo; 2008.
4- BALSANELLI, A. P.; CUNHA, F. C. K. O. Liderança do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva e sua relação com o âmbito do trabalho. Rev. Latino Am. Enfermagem, jan-fev, 2015, p. 106-113. |