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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2913082

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2913082

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO SURVEY CHILDREN WITH SPECIAL HEALTHCARE NEEDS® PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores:
Thaís Guilherme Pereira Pimentel

Resumo:
Sabe-se que, no Brasil, há um número crescente de crianças com necessidades de cuidados contínuos para manutenção da vida, que depende dos saberes de enfermagem, e sai poucas vezes de alta ou nunca a recebe. Passando a residir a maior parte do tempo em ambiente hospitalar. As razões para que não voltem para suas moradias são diversas, indo desde a precária infraestrutura da comunidade e domiciliar para o suporte adequado à sobrevivência desse grupo populacional, até o alto custo para a continuidade do tratamento em casa. As crianças com necessidades de cuidados de saúde especiais são frágeis e clinicamente complexas e constituem uma população que ocupa leitos hospitalares por tempo prolongado. Os avanços das políticas públicas e da tecnologia nas práticas de cuidado aumentaram a sobrevivência das crianças com doenças crônicas, mas trouxeram também necessidades especiais de saúde que irão gerar demandas de cuidados especiais. McPherson et al1 definiram esse grupo infantil como _children with special health care needs (CSHCN)_ e caracterizam-se por crianças que apresentam ou estão em risco aumentado de apresentar uma condição física, de desenvolvimento, comportamental ou emocional crônica e que também necessitam de serviços relacionados a cuidados em saúde além da quantidade que é exigida por crianças em geral. Nos EUA, em busca de uma maior visibilidade estatística para as crianças com necessidades especiais de saúde foi criado o _National __Survey Children with Special Healthcare Needs. _Um instrumento que avalia a condição clínica da criança, acesso a serviço de saúde e também o impacto da condição clínica da criança na família. No Brasil, a definição _CSHCN_ foi traduzida livremente como "crianças com necessidades especiais de saúde", CRIANES. Tais crianças podem ser categorizadas em seis tipos conforme sua demanda de cuidados. Sendo elas de desenvolvimento (incluídas as crianças com disfunção neuromuscular que requerem reabilitação psicomotora e social), tecnológicos (cateter semi- implantável, com estomias, uso de equipamentos mantenedores da vida, entre outros), medicamentosos (antirretrovirais, cardiotônicos, neurolépticos etc.), habituais modificados (forma habitual de cuidar no dia a dia), mistos (mais de uma demanda, exceto tecnológica) e demanda de cuidados clinicamente complexos (combinação de todas as anteriores mais o aporte tecnológico como suporte de vida), sendo essas demandas temporárias ou permanentes. 2-4 No Brasil, em 2012, um dos capítulos do _survey_, o _Screenner_ (versão simplificada do _Surve_y, utilizada para o rastreamento de CSHCN), foi traduzido e culturalmente adaptado para a língua portuguesa brasileira. O _screener_ traduzido contempla as crianças com necessidades especiais de saúde e a versão brasileira está sendo usada para captar esse grupo infantil na comunidade. Contudo, há necessidade de se ampliar a tradução e adaptação dos demais tópicos e perguntas do instrumento que se aplicam à realidade do sistema de saúde e condições da criança brasileira, capaz de identificar este grupo infantil que está vivendo nos hospitais, praticamente sem expectativas de alta para o domicílio, justificando-se a adaptação ao contexto hospitalar. Para que as CRIANES obtenham visibilidade e façam parte das políticas públicas de saúde do Brasil, é necessário o conhecimento de dados estatísticos de quantas são estas crianças, onde estão e quais são as suas demandas de cuidados que elas apresentam. Esta continuidade de cuidados gera a necessidade de uma abordagem com os familiares destas CRIANES, visando fornecer informações que venham a facilitar o cuidado pós-alta. Para que esta troca de saberes seja efetiva é necessário considerar o saber dos familiares cuidadores e suas crenças e religiões, além de levar em consideração a singularidade de cada integrante desta família. Vale ressaltar que a família é papel fundamental na recuperação e bem-estar desta criança5. **Objetivo**: Selecionar as perguntas deste survey que se aplicam ao contexto do Sistema Único de Saúde. **Método**: Foi formado um comitê de pessoas que trabalhem com a temática para referendar a escolha das perguntas a serem traduzidas, retrotraduzidas e adaptadas culturalmente. Este comitê foi constituído por doze pessoas, entre elas: pós-doc, doutora, mestres, especialistas e iniciação cientifica em saúde da criança e sua composição teve como critério pessoas que necessariamente trabalhem com a temática saúde da criança. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Escola de Enfermagem Anna Nery / Hospital Escola São Francisco de Assis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o CEP da instituição coparticipante, respectivamente com os números 79107417.1.0000.5238? e 79107417.1.3001.5264. A utilização do _Survey _já está publicamente autorizada, do mesmo modo pela autora da versão do Screener brasileiro Andrea Arrue. **Resultado preliminar**: as perguntas das sessões “health and functional status”, “adequacy of health care coverage” e “care coordination” foram mantidas integralmente pelo comitê de referendo. As sessões “access to care”, “utilization and unmet needs”, “family centered care and shared decision making”, “impact on the family” e “income” foram mantidas na condição de as perguntas serem feitas apenas ao familiar cuidador. A sessão “add/adhd questions” foi mantida contando que seja adaptada para atender a outros diagnósticos clínicos de saúde. **Conclui-se** que a tradução, retrotradução e adaptação transcultural deste survey é de extrema importância para garantir a visibilidade deste grupo infantil “morador” dos hospitais. Busca-se **contribuir **com a geração de um instrumento para ser aplicado em estudos de prevalência sobre CRIANES hospitalizadas, onde essas crianças poderão ser quantificadas, bem como as situações resultantes desse tempo prolongado no hospital.  Será possível conhecer o estado clínico e, assim, fornecer uma melhor assistência clínica a esse grupo vulnerável. Acerca da vulnerabilidade social deste grupo infantil, facilitará a geração de projetos de intervenções em saúde para essa população, facilitando assim, a transição do hospital para casa. Além disso, aumenta as possibilidades de se oferecer apoio social, de formulação de políticas públicas favoráveis a esta transição, com objetivos terapêuticos para facilitar a convivência dessas crianças com suas famílias e sociedade onde vivem. Em relação à pesquisa, o estudo irá oferecer subsídios para que as pesquisas abordem a criança hospitalizada por um longo tempo em decorrência de sua vulnerabilidade social e cuidados clínicos demandados além de contribuir para ampliar a oferta de estudos metodológicos, por meio de tradução e adaptação, por exemplo. No tocante ao ensino, o instrumento poderá ser utilizado na discussão em sala de aula e campo prático de estágio hospitalar e, assim, o uso do instrumento será uma estratégia pedagógica a ser utilizada junto aos alunos de graduação ou pós- graduação sobre tópicos relativos ao cuidado de CRIANES.


Referências:
1- Marcondes filho, C. Comunicação e Jornalismo: A saga dos cães perdidos. São Paulo;2000. 2- São Paulo, Conselho Federal de Enfermagem. Projeto Competências Enfermeiro. São Paulo; 2008. 3- Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. 13ºed: Petrópolis;2012.. 4- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria.Fase II. Rio de Janeiro,2014. 5- BARROS, A. B. L.; MICHEL, J. M.Curso de especialização em Enfermagem: Modalidade Residência: experiência de implantação em um hospital escola.Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n.1, p.5-11, jan. 2000.