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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2907233

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2907233

INCLUSÃO EM PPC DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Hebert Almeida Ricci ; Edinar Teles de Oliveira Barbato de Figueiredo ; Debóra da Silveira Campos ; Taisa Guimarães de Souza ; Jonatan Costa Gomes

Resumo:
**INCLUSÃO EM PPC DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA** _EdinarTeles de Oliveira Barbato de Figueiredo_¹ Débora da Silveira Campos² Hebert Almeida Ricci³ Jonatan Costa Gomes4 Taisa Guimarães de Souza5 **Introdução:** este estudo se propõe a relatar as vivências que ocorreram durante a construção do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da FACETEM, em especial as questões étnico-raciais nas áreas da Educação e da Enfermagem, por considerá-las de alta relevância social e acadêmica, inclusive em relação à prática docente e à ação do futuro profissional enfermeiro, que será ofertado em Cuiabá –MT.Ao escrever sobre a experiência docente na inclusão das relações étnico-raciais, deseja-se propiciar um contexto de dialogo intermitente que ultrapasse os elementos a respeito do racismo no ensino, e em sua a formação profissional, mas também as limitações dos docentes uma vez que os mesmos não estão suficientemente preparados para enfrentar as profundas e rápidas mudanças culturais da nossa sociedade, inclusive na vida privada. Além de criar condições para o docente discutir a presença da diferença, da diversidade na sociedade, numa abordagem pluriétnica, multicultural e multidisciplinar, tomando como desafio possibilidades mais democráticas de tratar a diferença, o outro no cotidiano e, ainda, favorecer o aprofundamento da temática da formação cultural brasileira questionando as leituras hegemônicas da nossa cultura e de suas características, assim como das relações entre os diferentes grupos sociais e étnicos, bem como as implicações para o trabalho e desenvolvimento.Dentre os marcos legais que visaram ao enfrentamento da discriminação étnico-racial no país podemos citar a Lei n° 10.639/03, que alterou a Lei n° 9.394, de Diretrizes e Bases da Educação/LDB, tornando obrigatório o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira (posteriormente, a Lei no 11.645/08 também tornou obrigatório o ensino da história e cultura indígenas), bem como o Ensino das Relações Étnico-raciais em todas as escolas públicas e privadas do país. Em 2009 foi lançado o “Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana”, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial [SEPPIR] (2009), o qual estabeleceu os deveres dos níveis e modalidades de ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior, assim como a EJA, o quilombola e o indígena, quanto às novas políticas educacionais. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Enfermagem tem trazido discussões que orientam o Núcleo Docente Estruturante e a Coordenação do Curso a analisar e inserir o processo educacional no contexto dos grupos sociais, mais precisamente no das pessoas negras e suas relações com os espaços sociais, sendo a Instituição de Ensino Superior compreendida como espaço institucional sociocultural responsável por desenvolver o conhecimento e a cultura de forma pedagógica. **Objetivo:** assim, objetiva-se discutir os desafios e possibilidades de inclusão da cultura negra nas políticas educacionais e sua materialização no cotidiano profissional.**Metodologia:**Posterior as leituras iniciais, partiu-se para a efetivação das ações propostas para a inclusão dessa temática no PPC, por meio da realização de oficina práticas e grupos de discussão. A oficina teve dezesseis horas de duração, contou com a participação de quatro docentes e foi intitulada “A Enfermagem e o Ensino das Relações Étnico-Raciais”. Ao planejá-la, a ementa foi definida como: “Preconceito e discriminação no espaço das instituições educativas em relação à negritude. Desmistificando a relação do preconceito no âmbito acadêmico. O que temos a ver com isso e o que podemos fazer para transformar essa realidade?”. O objetivo nesta atividade geral foi apresentar a Lei no 10.639/03(1) e proporcionar reflexões acerca da invisibilidade do ensino da história do negro no Brasil, bem como fomentar discussões para capacitar os docentes a orientarem a demanda sobre o ensino das relações étnico-raciais e da história e cultura africana a afro-brasileira nos espaços acadêmicos. Como objetivos específicos buscou-se introduzir reflexões e motivar a construção de saberes e práticas referentes ao racismo e à invisibilidade do negro nos currículos acadêmicos e na sociedade para formação em enfermagem(2). **Resultados**: para a realização de tais objetivos, as atividades foram organizadas em dois momentos, são eles:Primeiro momento: Apresentação do filme “Vista a Minha Pele”, de Joel Zito Araújo, com duração de 20 minutos, o qual no final traz comentários e depoimentos de professoras da rede pública de ensino, alunas negras e brancas e psicólogas brasileiras refletindo sobre o racismo.(3) O filme propõe uma troca de papéis entre brancos e negros no Brasil, fomentando a reflexão sobre as diferenças sofridas no dia a dia, focada no ambiente escolar. A problematização proposta pelo filme suscitou um diálogo sobre situações concretas vividas pelos docentes e em seguida a elaboração de um painel, que demonstrou os dados da realidade acadêmicapor meio da leitura de textos.- Segundo momento: Foram discutidos os principais temas que envolvem a promoção de uma educação antirracista, a contextualização da Lei n° 10.639, fruto da luta do Movimento Negro, e a utilização de recursos didáticos para a práxis didática e pedagógica nos espaços acadêmicos.(4)Ao final, foi elaborado os Planos de Ensino, suas ementas e os objetivos gerais e específicos das disciplinas: Antropologia e Sociologia Aplicada a Enfermagem, Saúde Coletiva, Psicologia Aplicada a Saúde e Gestão Social em Enfermagem.**Conclusão:** concluímos que ao abordar a inclusão em PPC da Educação para as Relações Étnico- Raciais, inicialmente propusemos a criação de uma disciplina para oferta e discussão em acadêmico, entretanto após as oficinas práticas vislumbramos a necessidade de ampliar essa temática para diversas disciplinas que contemple todo o período de formação acadêmica, propiciando assim discussões ao longo da trajetória de construção profissional.**Contribuiçõespara Enfermagem**: torna-se relevante a divulgação dessa experiência, pois é ainda necessário apresentar e conhecer novas maneiras e alternativas(5) pedagógicas ou metodológicas para desenvolver o aprendizado nessa temática e abrange os d**esafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem.** **Descritores:  **Aprendizagem. Enfermagem. Educação Étnico-Raciais **TEMA 1**: Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação profissional em enfermagem **Referências**: 1. Carvalho, José Ricardo. Educação, identidade e literatura oral: o griôt na diáspora africana. Revista Fórum Identidades. Itabaiana, ano 8, v. 16, jul./ dez. 2014. 2. Cavalleiro. Eliane dos Santos. Educação antirracista:caminhos abertos pela Lei Federal nº10.639/03. Brasília: Secad, 2005. 3. Silva, Claudia Rocha da et al. As ações afirmativas e a Universidade do Estado da Bahia: uma cultura universitária inovadora. Universidade e sociedade, Brasília, ano XX, n. 46, jun. 2010. 4. Silva, Clemildo Anacleto; MUÑOZ, Manuel Alfonso Diaz. Diversidade na educação, respeito e inclusão. Valores éticos e comportamentos pró-sociais. Porto alegre: Ed. da PUC-RS, 2012, 5. Gomes, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org). Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2000.


Referências:
1. Barreto MS, Carreira L, Marcon SS. (2015). Envelhecimento populacional e doenças crônicas: Reflexões sobre os desafios para o Sistema de Saúde Pública. Revista Kairós: Gerontologia, 18(1), 325-339. 2. Rodeschini G. (2011) Gerotechnology: a new kind of care for aging? An analysis of the relationship between older people and technology. Nurs Health Sci, 13:521–528. 3. Hammerschmidt KSA, Lenardt MH. (2010). Tecnologia educacional inovadora para o empoderamento junto a idosos com diabetes mellitus. Texto & contexto enferm, 19(2):358-65.