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2878599 | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROPOSTA DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRODUTO TÉCNICO-ASSISTENCIAL NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. | Autores: Thiago Lopes Machado da Silva ; Andréia Duarte Cruz ; Euzeli da Silva Brandão ; Gisella de Carvalho Queluci |
Resumo: **Introdução**: Nas últimas décadas temos assistido a importantes reformas no setor brasileiro de educação para as profissões de saúde. E as novas diretrizes curriculares propunham a modificação estratégica do paradigma educacional, com vistas a reduzir a distância entre as necessidades e demandas do setor e os resultados de modelos educacionais utilizados pelas organizações de ensino em saúde.1 Nesse contexto, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma das metodologias ativas de ensino que enfatiza o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico, do entendimento através de situações-problema vivenciadas no cotidiano assistencial e do trabalho grupal cooperativo.2 No que tange ao tema relativo à prevenção e tratamento de feridas do paciente hospitalizado, é fundamental o ensino do profissional de enfermagem para a compreensão da totalidade da situação-problema3 desses pacientes, a qual inclui aspectos do cuidado ligados a própria doença, fatores intrínsecos que podem ser de origem emocional, fatores externos do ambiente hospitalar, relacionamento paciente e equipe de saúde e/ou outros diagnósticos de enfermagem identificados durante histórico de saúde e anamnese. Vale ressaltar que, a problematização das situações vem sendo utilizada como modelo de ensino para o desenvolvimento da tomada de decisão do profissional mediante as situações previsíveis e inesperadas que surgem durante o cuidado assistencial e, como método de pesquisa, na construção de produtos técnicos a serem utilizados na assistência.2 Além disso, a ABP tem sido uma importante estratégia inovadora de ensino utilizada para o desenvolvimento de competência e autonomia, uma vez que o profissional reflete acerca dos problemas identificados, pesquisa sua fundamentação teórica e trabalha a resolução dos mesmos para uma melhor qualidade do cuidado em saúde. **Objetivo Geral**: Implementar a Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia inovadora de ensino para a atualização de enfermeiros e alunos de enfermagem acerca da prevenção, avaliação e tratamento de feridas em pacientes hospitalizados**. Objetivos específicos:** Debater situações-problema de pacientes na prevenção de lesões de pressão e/ou no tratamento de feridas, identificando os principais problemas a serem discutidos pela equipe em saúde; Orientar e estimular a pesquisa em sites e periódicos recomendados e pertinentes ao tema como incentivo à capacitação e atualização dos profissionais em saúde; Discutir os resultados de pesquisa correlacionando com as situações da prática assistencial; Propor a construção de produtos técnicos- educativos para prevenção, avaliação e tratamento de feridas. **Descrição Metodológica:** estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo. Para aplicar a metodologia da ABP foi organizada uma oficina com os participantes da pesquisa. A coleta de dados ocorreu em um Hospital Universitário, conforme as etapas do próprio método da ABP, tais como: Escolha de uma situação-problema do cenário assistencial pela comissão de educação/docentes responsáveis a ser discutida e avaliada para resolução de problemas;- Identificação dos problemas da realidade cotidiana e científica; Utilização dos próprios conhecimentos teóricos e da experiência profissional, com o auxílio dos docentes do projeto, na busca de respostas para o problema abordado; Levantamento de hipóteses que podem explicar o problema abordado; Investigação das hipóteses que podem apontar possíveis respostas e/ou soluções; No final do processo, discutiu-se propostas a serem construídas contendo reflexões teóricas sobre o problema estudado e socializou-se os resultados com todos os profissionais de saúde envolvidos. Para a oficina foi realizado dois encontros a fim de contemplar todas as etapas da ABP. No primeiro encontro foram identificados os principais problemas da situação, as possíveis causas e a elaboração de questões de aprendizagem; no segundo encontro (após 07 dias de intervalo) foram apresentados os resultados das pesquisas e as propostas de construção de produtos técnicos para a prática assistencial de enfermagem. Para a avaliação da oficina foram entregues formulários aos participantes acerca da estratégia de ensino utilizada (ABP) a fim de se apontar as qualidades e/ou fragilidades do método, não somente para capacitação dos profissionais, como também, para resolutividade e transformações na qualidade do cuidado em saúde, no caso a prevenção, avaliação e tratamento de feridas. Para a análise dos dados, foi realizada uma análise temática incluindo os instrumentos elaborados pelos participantes acerca da prevenção e tratamento de feridas. **Resultados**: Sobre o quantitativo de enfermeiros, ao todo foram dez participantes, integrantes da Comissão de Avaliação, Prevenção e Tratamento de Feridas, docentes, alunos de graduação e de pós-graduação. Sobre uma avaliação geral da metodologia de ensino utilizada, a ABP, todos os participantes consideraram como uma estratégia adequada a fim de se promover a reflexão acerca dos problemas da prática profissional e aliá-los aos referenciais teóricos. Vale destacar, que a situação-problema utilizada abordou aspectos condizentes a fisiopatologia, cuidados básicos de enfermagem, história patológica pregressa, diagnósticos de enfermagem, inovação no tratamento e prevenção de feridas, cuidado ao cliente hospitalizado e família, o ambiente com fator influente no processo de recuperação do cliente, o exame físico do enfermeiro, o registro de enfermagem, e o conhecimento teórico dos enfermeiros na área de Enfermagem Dermatológica, assim com a necessidade de educação continuada para a capacitação dos profissionais, além da formação e competências fundamentais do enfermeiro diante das complexidades das situações desses clientes no âmbito da arte do cuidar em enfermagem. Como produtos técnicos –assistenciais foram apresentados pelos participantes: a) um esboço de um aplicativo móvel que visa a prevenção e tratamento de lesão por pressão, através de avaliação da integridade cutânea utilizando a escala de Braden (instrumento já validado e reconhecido na área da Enfermagem Dermatológica) para classificar o tipo de lesão, o estágio de complexidade e a prescrição de cuidados específicos para prevenção e tratamento de feridas; b) construção de um instrumento de passagem de plantão acerca do grau de dependência do cliente em relação aos cuidados de enfermagem. Cada indicador de avaliação possuindo um score relacionado a condição clínica respiratória, dieta, eliminações, infusões, curativos, medidas de prevenção de lesão por pressão e observações, entre outros; c) construção de um instrumento de avaliação do grau de independência e dependência do cliente na admissão, utilizando scores a partir da percepção, apresentação física, atividade, mobilidade, ambiente do cliente, hidratação, umidade, nutrição, consistência fecal e pele, classificando o cliente como independente, semi-independente e/ou dependente severo das ações de enfermagem. **Conclusão: **A partir dos dados analisados, observamos uma necessidade dos enfermeiros na busca de maior conhecimento acerca da complexidade da situação-problema do cliente hospitalizado. Essa complexidade reflete na busca de um entendimento mais aprofundado sobre o grau de dependência do cliente em relação aos aspectos evidentes e não evidentes do cuidado. Tal fato, resulta numa produção de instrumentos que possam conduzir à uma melhor avaliação e prevenção do tratamento de feridas. **Contribuições/Implicações para enfermagem**: A construção de produtos técnicos para a prática assistencial através da pesquisa e debate em grupos, é uma estratégia inovadora para o aprimoramento do conhecimento e atuação do enfermeiro, além da reflexão crítica sobre a necessidade de investigação metodológica rigorosa para a criação de um instrumento de maior impacto e inovação na área da Saúde. Portanto, além da contribuição para a prática e pesquisa, no âmbito do ensino, a ABP poderá auxiliar na elaboração de futuras investigações a partir do reconhecimento do docente ou discente de um problema teórico-prático, inédito, a ser elaborado e validado.
Referências: 1. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Critical thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013 [acesso em: 20 dez 2013];47(2):341-7. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000200010.
2. Castro, M.C.F. Fuly, P.S.C. GARCIA, T.R. SANTOS, M.L.S. Subconjunto terminológico CIPE® para pacientes em cuidados paliativos com feridas tumorais malignas. Acta Paul Enferm.; v. 29 n.3 p.340-6. 2016.
3. Diogo MJ’E, Duarte YAO Cuidados em domicílio: conceitos e práticas. In: Freitas EV et al. Tratado de geriatria e gerontologia. 2ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006.p. 1122-30. |