Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2829542

E-Pôster


2829542

TIPOS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS EGRESSOS DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores:
Rosana Maria de Oliveira Silva ; Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro ; Olga Maria Brito dos Santos ; Lázaro Souza da Silva ; Josicélia Dumêt Fernandes

Resumo:
Introdução: Os programas de residência em enfermagem Apresenta-se como uma estratégia de formação de recursos humanos em saúde, que visa o treinamento em serviço para aquisição de domínio técnico e científico de uma determinada área de conhecimento, bem como atender às necessidades de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, o programa de residência em enfermagem habilita a enfermeira por meio da articulação entre o conhecimento teórico e prático, pela formação em serviço em organizações de saúde com vistas ao desenvolvimento e funcionamento do SUS, por abranger áreas de conhecimento voltadas à produção da atenção integral ao usuário e considerar o perfil epidemiológico de cada região brasileira. Sob tal ótica, os cursos de especialização na modalidade residência para enfermeiras devem priorizar conteúdos, estratégias e cenários de aprendizagem, inseridos nas Redes de Atenção à Saúde, bem como os princípios do SUS, para possibilitar transformações nas práticas de saúde com o envolvimento da gestão, atenção, formação, descentralização e participação social. Para tanto os Programas de residência em enfermagem sofreram mudanças significativas ao longos dos anos, a fim de facilitar e capacitar o profissional enfermeiro para a sua inserção profissional. O estudo da inserção profissional vem se destacar e ter visibilidade perante os contornos de um fenômeno social novo diante do desemprego estrutural que tem sido a realidade da sociedade contemporânea. Nesse contexto, os processos de inserção profissional tornam-se cada vez mais prolongados, influenciados pela dinâmica socioeconômica e pelas estratégias dos diferentes atores sociais envolvidos. Objetivo: Analisar os tipos de inserção profissional experienciados pelos enfermeiros egressos dos programas de residência. Descrição metodológica: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, de cunho exploratório-descritivo, a qual disponibiliza um resumo das evidências relacionadas a uma estratégia de intervenção específica, mediante a aplicação de métodos explícitos e sistematizados de busca, apreciação crítica e síntese da informação selecionada. A presente revisão sistemática teve como base o protocolo internacional denominado PRISMA PRISMA que é uma diretriz de relatório destinada a melhorar a integridade de revisões sistemáticas e metanálises. Nessa investigação, foram conferidos os 27 itens da lista de verificação (checklist) para elaboração do estudo. O levantamento dos artigos foi realizado na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BIREME). Para isso foram utilizados três descritores: “internato não médico”, “especialização” e “enfermagem”. A estratégia de busca utilizada para assegurar a máxima captura de artigos, foi: “[(internato não médico OR residência não médica não odontológica OR especialização OR áreas de especialidade OR especialista OR especialistas OR especialidades OR especialidade) AND enfermagem]”. Foram adotados como critérios de inclusão: artigos nos idiomas inglês, português e espanhol, sem corte temporal até o mês de dezembro de 2016, e que abordassem o tema “inserção profissional de egressos de programas de residência em enfermagem”. Os critérios de exclusão adotados foram artigos duplicados em bases de dados e os critérios de não seleção foram artigos de revisão de literatura, editorial, cartas ao editor, teses e dissertações. A busca foi realizada em 27 de janeiro de 2017, o período de coleta se deu entre 27 do referido mês a 06 de fevereiro de 2017 e foram encontrados 740 artigos. Após leitura dos títulos foram incluídos 31 artigos que guardavam relação com o tema, e em seguinte à leitura do resumo foram excluídos 22 que não apresentaram relevância para o estudo, restando 9 artigos que compuseram a análise da revisão. Resultados: Dos 9 artigos selecionados, 4 foram publicados em revistas nacionais brasileiras e 5 foram publicados em revistas internacionais. Dos 5 artigos internacionais, 4 são do idioma inglês e 1 do espanhol. Apesar deste estudo não estabelecer corte temporal para seleção dos artigos, o ano de 2006 foi o primeiro ano que apresentou artigo publicado sobre o objetivo proposto e o ano de 2015 que teve maior número de publicações, 3 ao todo. Com a análise dos artigos selecionados, foram identificados 04 tipos de inserção profissional apresentados pelos enfermeiros egressos da residência, que foram, inserção rápida em um emprego estável, inserção estabilizada na precariedade, inserção precária e o de exclusão, aqui denominado como desemprego. Nota-se que a realização do curso nos moldes de residência em enfermagem ainda é um facilitador para ingresso e manutenção no mercado de trabalho, mesmo em tempos de crise econômica e aumento das taxas de desemprego. O tipo de inserção profissional com maior destaque e mais apresentados pelos enfermeiros nos artigos selecionados, foi a inserção rápida em emprego estável. Conclusão: Os resultados alcançados com este estudo demonstram os percursos-tipo de inserção profissionais vivenciados atualmente pelos enfermeiros egressos do programa de residência: percurso de inserção rápida num emprego estável, percurso de estabilidade na precariedade, percurso de inserção precária e percurso de desemprego. O programa de residência é um diferencial no que se refere à inserção profissional no mercado de trabalho por apresentar como principal percursos, o de inserção rápida num emprego estável. Dentro deste, a política de retenção estabelecida em programas internacionais amplia as taxas de emprego para enfermeiros egressos de residência. Além disso revela que o desemprego não é algo estruturante entre os profissionais egressos de residência em enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Como contribuição do estudo, este revela a importância dos programas de residência para a inserção profissional rápida, assim como evidencia a necessidade de políticas de retenção dos residentes em organizações hospitalares brasileiras.


Referências:
1. Moran J. Souza CA e Morales OET (organizadores). Mudando a educação com metodologias ativas.Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens.volII.Ponta Grossa: Foca,UEPG; 2015. Disponível em< http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 19 mar 2018. 2. Mitre SM, Batista RS, Mendonça JMG, Pinto NMM, Meirelles CAB, Porto CP, et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Minas Gerais: Ciência & Saúde Coletiva 13 (Sup 2):2133-2144, 2008. Disponível