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2829542 | TIPOS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS EGRESSOS DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA | Autores: Rosana Maria de Oliveira Silva ; Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro ; Olga Maria Brito dos Santos ; Lázaro Souza da Silva ; Josicélia Dumêt Fernandes |
Resumo: Introdução: Os programas de residência em enfermagem Apresenta-se como uma
estratégia de formação de recursos humanos em saúde, que visa o treinamento em
serviço para aquisição de domínio técnico e científico de uma determinada área
de conhecimento, bem como atender às necessidades de recursos humanos para o
Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, o programa de residência em enfermagem
habilita a enfermeira por meio da articulação entre o conhecimento teórico e
prático, pela formação em serviço em organizações de saúde com vistas ao
desenvolvimento e funcionamento do SUS, por abranger áreas de conhecimento
voltadas à produção da atenção integral ao usuário e considerar o perfil
epidemiológico de cada região brasileira. Sob tal ótica, os cursos de
especialização na modalidade residência para enfermeiras devem priorizar
conteúdos, estratégias e cenários de aprendizagem, inseridos nas Redes de
Atenção à Saúde, bem como os princípios do SUS, para possibilitar
transformações nas práticas de saúde com o envolvimento da gestão, atenção,
formação, descentralização e participação social. Para tanto os Programas de
residência em enfermagem sofreram mudanças significativas ao longos dos anos,
a fim de facilitar e capacitar o profissional enfermeiro para a sua inserção
profissional. O estudo da inserção profissional vem se destacar e ter
visibilidade perante os contornos de um fenômeno social novo diante do
desemprego estrutural que tem sido a realidade da sociedade contemporânea.
Nesse contexto, os processos de inserção profissional tornam-se cada vez mais
prolongados, influenciados pela dinâmica socioeconômica e pelas estratégias
dos diferentes atores sociais envolvidos. Objetivo: Analisar os tipos de
inserção profissional experienciados pelos enfermeiros egressos dos programas
de residência. Descrição metodológica: Trata-se de uma revisão sistemática da
literatura, de cunho exploratório-descritivo, a qual disponibiliza um resumo
das evidências relacionadas a uma estratégia de intervenção específica,
mediante a aplicação de métodos explícitos e sistematizados de busca,
apreciação crítica e síntese da informação selecionada. A presente revisão
sistemática teve como base o protocolo internacional denominado PRISMA PRISMA
que é uma diretriz de relatório destinada a melhorar a integridade de revisões
sistemáticas e metanálises. Nessa investigação, foram conferidos os 27 itens
da lista de verificação (checklist) para elaboração do estudo. O levantamento
dos artigos foi realizado na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde
(BIREME). Para isso foram utilizados três descritores: “internato não médico”,
“especialização” e “enfermagem”. A estratégia de busca utilizada para
assegurar a máxima captura de artigos, foi: “[(internato não médico OR
residência não médica não odontológica OR especialização OR áreas de
especialidade OR especialista OR especialistas OR especialidades OR
especialidade) AND enfermagem]”. Foram adotados como critérios de inclusão:
artigos nos idiomas inglês, português e espanhol, sem corte temporal até o mês
de dezembro de 2016, e que abordassem o tema “inserção profissional de
egressos de programas de residência em enfermagem”. Os critérios de exclusão
adotados foram artigos duplicados em bases de dados e os critérios de não
seleção foram artigos de revisão de literatura, editorial, cartas ao editor,
teses e dissertações. A busca foi realizada em 27 de janeiro de 2017, o
período de coleta se deu entre 27 do referido mês a 06 de fevereiro de 2017 e
foram encontrados 740 artigos. Após leitura dos títulos foram incluídos 31
artigos que guardavam relação com o tema, e em seguinte à leitura do resumo
foram excluídos 22 que não apresentaram relevância para o estudo, restando 9
artigos que compuseram a análise da revisão. Resultados: Dos 9 artigos
selecionados, 4 foram publicados em revistas nacionais brasileiras e 5 foram
publicados em revistas internacionais. Dos 5 artigos internacionais, 4 são do
idioma inglês e 1 do espanhol. Apesar deste estudo não estabelecer corte
temporal para seleção dos artigos, o ano de 2006 foi o primeiro ano que
apresentou artigo publicado sobre o objetivo proposto e o ano de 2015 que teve
maior número de publicações, 3 ao todo. Com a análise dos artigos
selecionados, foram identificados 04 tipos de inserção profissional
apresentados pelos enfermeiros egressos da residência, que foram, inserção
rápida em um emprego estável, inserção estabilizada na precariedade, inserção
precária e o de exclusão, aqui denominado como desemprego. Nota-se que a
realização do curso nos moldes de residência em enfermagem ainda é um
facilitador para ingresso e manutenção no mercado de trabalho, mesmo em tempos
de crise econômica e aumento das taxas de desemprego. O tipo de inserção
profissional com maior destaque e mais apresentados pelos enfermeiros nos
artigos selecionados, foi a inserção rápida em emprego estável. Conclusão: Os
resultados alcançados com este estudo demonstram os percursos-tipo de inserção
profissionais vivenciados atualmente pelos enfermeiros egressos do programa de
residência: percurso de inserção rápida num emprego estável, percurso de
estabilidade na precariedade, percurso de inserção precária e percurso de
desemprego. O programa de residência é um diferencial no que se refere à
inserção profissional no mercado de trabalho por apresentar como principal
percursos, o de inserção rápida num emprego estável. Dentro deste, a política
de retenção estabelecida em programas internacionais amplia as taxas de
emprego para enfermeiros egressos de residência. Além disso revela que o
desemprego não é algo estruturante entre os profissionais egressos de
residência em enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Como
contribuição do estudo, este revela a importância dos programas de residência
para a inserção profissional rápida, assim como evidencia a necessidade de
políticas de retenção dos residentes em organizações hospitalares brasileiras.
Referências: 1. Moran J. Souza CA e Morales OET (organizadores). Mudando a educação com metodologias ativas.Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens.volII.Ponta Grossa: Foca,UEPG; 2015. Disponível em< http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 19 mar 2018.
2. Mitre SM, Batista RS, Mendonça JMG, Pinto NMM, Meirelles CAB, Porto CP, et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Minas Gerais: Ciência & Saúde Coletiva 13 (Sup 2):2133-2144, 2008. Disponível |