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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2738446

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2738446

EXPERENCIANDO O PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Ana Paula Barros ; Michele Migoto ; Gabrielle Freitas Saganski ; Maria Regiane Trincaus

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** Em 2013, 10% da população mundial ou 650 milhões de pessoas, vivem com alguma deficiência. Seja intelectual, visual, motora, entre outras1. Deste percentual, a grande maioria se encontra em países em desenvolvimento. Adicionado a deficiência, as dificuldades de locomoção ou de verbalização de seus direitos tornam essa população ainda mais vulnerável e reduzem sua cidadania2. Portanto, se faz necessário assistência de saúde que forneçam suporte e acolhimento para estas pessoas. Assim, os profissionais de saúde que desejam ser atuantes no Sistema Único de Saúde precisam ser competentes diante das situações reais, postas pelos serviços e pela gestão em saúde. E este é um dos maiores desafios para os docentes das Instituições de Ensino Superior (IES). É evidente a necessidade de reformular a formação dos profissionais de saúde, onde a aprendizagem se estabeleça a partir de um processo ensino-aprendizagem significativo para o aluno, criativo, inovador e comprometido com as necessidades de sua população, incentivando a autonomia do acadêmico com o seu próprio aprender3. Dito isso, o presente estudo visa apresentar o Projeto de Extensão Permanente intitulado “Projeto de Órtese e Prótese e Ambulatório de Feridas Crônicas”, desenvolvido pelo curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Centro-oeste do Paraná. Este projeto está vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Feridas Crônicas e tem como objetivo proporcionar assistência às pessoas com deficiências físicas no sentido de fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de promover a reabilitação física multiprofissional. Os projetos de extensão dentro das universidades permitem aos acadêmicos a preparação teórico-prática na sua formação além de desenvolverem diversas ações que beneficiam a comunidade carente. Ou seja, é formulado para haver troca de valores e conhecimento entre a universidade e o ambiente em que está inserida, além de conduzir o conhecimento para atender à verdadeira realidade da comunidade. Um dos objetivos de se realizar uma extensão é transformar os jovens em cidadãos críticos, capazes de dominar problemas éticos, sociais, políticos e culturais4. **OBJETIVO: **Apresentar as experiências vivenciadas nas atividades desenvolvidas no Projeto, bem como sua importância e relevância na academia e comunidade. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA:** Trata-se de um estudo descritivo acerca de um relato de experiência no qual busca-se descrever as práticas alcançadas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. As atividades voluntárias da acadêmica eram realizadas no contra turno das aulas, de uma a duas vezes por semana com duração de 3 anos, resultando em uma carga horária de 2000 horas. **RESULTADOS:** O Projeto de Extensão foi criado há quinze anos e atende pessoas com deficiência física e portadores de feridas crônicas, residentes nos municípios que compõem as 4ª, 5ª, 6ª e 21ª Regionais de Saúde do estado do Paraná, totalizando 45 municípios ou mais de 994 mil habitantes5. Vem atuando na Universidade através de sua sede própria, localizada no campus da Universidade, uma pequena infraestrutura que conta com quatro consultórios, duas salas para procedimentos, uma sala para esterilização, copa, lavanderia e recepção. Fazem parte do projeto: acadêmicos de enfermagem a partir do terceiro período, bolsistas ou voluntários, docentes do Departamento de Enfermagem da IES, uma técnica de enfermagem e profissionais de diversas áreas como fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, psicologia e terapia ocupacional. Diariamente são realizados cuidados de enfermagem a comunidade e aos próprios funcionários da IES como, curativos de feridas agudas e crônicas, aferição de pressão arterial e glicemia, encaminhamentos aos serviços de saúde da rede pública da cidade, além da consulta de enfermagem e avaliação médica, para o fornecimento de órtese e prótese a pessoas com deficiência. Como a maior parte dos pacientes são portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, feridas, obesidade, entre outras, os alunos são estimulados a realizarem todos os dias consulta de enfermagem, elaboração do processo de enfermagem com a Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) para que seja possível mensurar a evolução destes pacientes com o tratamento disponibilizado pelo Projeto. Também, os pacientes podem ser atendidos pelos profissionais de assistência social, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Todos os atendimentos são agendados e as demandas específicas como o fornecimento das órteses e próteses são marcadas para um dia específico no mês. Esta vivência no vigente cenário do estudo, permitiu a relação da teoria com a prática e, também, permitiu estimular os alunos a pesquisarem e a incorporar em sua prática a busca pela melhor evidência para prestar uma assistência de qualidade. As atividades realizadas na unidade constituíram um meio propício para o aprendizado dos discentes de enfermagem na área de reabilitação física e nos cuidados aos curativos de portadores de férias crônicas. **CONCLUSÃO: **A participação neste Projeto por um período longo possibilitou uma formação acadêmica com uma visão mais holística do paciente. Permitindo reconhecer o paciente em toda a sua dimensão e seus familiares como participantes do cuidado. Também, foi possível perceber a importância deste tipo de Projeto Acadêmico para a formação de vínculo, paciente – profissional, na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, além de ser palco para desenvolvimento de atividades educativas, de prevenção e promoção de saúde. A interação multiprofissional existente dentro do projeto é um dos pontos fortes que enriquece ainda mais a formação deste profissional de saúde. Nesse contexto, pode-se dizer que o Projeto de Extensão “Projeto de Órtese e Prótese e Ambulatório de Feridas Crônicas” é muito bem aceito pela população que ele assiste. **CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Diante do conhecimento adquirido a partir da vivência em um Projeto de Extensão na graduação em Enfermagem, estudos como este poderão qualificar a assistência de enfermagem pelo fato de promoverem o raciocínio clínico em todo e qualquer tipo de atendimento realizado, o que contribui para uma melhor prática profissional e consequentemente benefício ao paciente. As ações desenvolvidas pelos acadêmicos têm o objetivo de orientar a comunidade sobre promoção, prevenção e reabilitação em saúde, além de promover o cuidado integral aos pacientes e maior acessibilidade da população aos atendimentos de saúde. Este tipo de modalidade de projeto acadêmico, busca contribuir para a formação do profissional cidadão e se estabelece dentro da comunidade, cada vez mais, como um ambiente privilegiado de produção do conhecimento significativo.


Referências:
1. Garcia Ana Paula Rigon Francischetti, Freitas Maria Isabel Pedreira de, Lamas José Luiz Tatagiba, Toledo Vanessa Pellegrino. Processo de enfermagem na saúde mental: revisão integrativa da literatura. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017Feb[cited2018Mar19];70(1):220230.Available:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100220&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0031. 2. Souza Ângela Maria Alves e, Braga Violante Augusta Batista. Reforma psiquiatrica brasileira: muito a refletir. Acta paul. enferm. [Internet]. 2006 June [cited 2018 Mar 19] ; 19( 2 ): 207-211. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000200013&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002006000200013.. 3. Villela Sueli de Carvalho, Scatena Maria Cecília Moraes. A enfermagem e o cuidar na área de saúde mental. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2004 Dec [cited 2018 Mar 19] ; 57( 6 ): 738-741. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600022&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672004000600022. 4. Kantorski Luciane Prado, Souza Jaqueline, Willrich Janaina Quinzen, Mielke Fernanda Barreto, Pinho Leandro Barbosa .Saberes e estudos teóricos em enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2004[cited2018 Jan 10];25(3):408-19. Available from: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4534. 5. Horta Wanda de Aguiar. Processo de Enfermagem. São Paulo:EPU;1979.