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2731436 | DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM À PESSOA COM TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Héryka Laura Calú Alves ; Gabriela de Sousa Lima ; Ingrid Grangeiro Bringel Silva ; Cicera Viviane Pereira ; Edilma Gomes Rocha Cavalcante |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** A tuberculose é uma doença causada pelo _Mycobacterium tuberculosis_, pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. Contudo a apresentação da tuberculose na forma pulmonar bacilífera é a mais relevante para a saúde pública, pois mantém a cadeia de transmissão da doença(1). A assistência de enfermagem aos casos de tuberculose requer a implantação de uma prática sistematizada e organizada. Esta ação é privativa do Enfermeiro no atendimento a saúde individual e coletiva, seja nos espaços públicos ou privados. Os diagnósticos e prescrições de enfermagem corroboram para o cuidado centrado na pessoa com tuberculose, na perspectiva de potencializar a adesão ao tratamento e a cura da doença(2). Além disso, a prática da consulta de enfermagem com base nos diagnósticos e intervenções de enfermagem é considerada o cerne da estratégia de atenção a pessoa com tuberculose no Brasil, com ênfase na adoção do tratamento diretamente observado. Sua prática corrobora com a investigação de cunho acadêmico e prático, pois podem auxiliar na identificação e correção de falhas no processo saúde-doença. De fato o conhecimento da sistematização subsidia grande potencial de articulação com as instituições de ensino, na efetivação na gestão do cuidado. Além de corroborar com a incorporação de novas metodologias para os serviços de saúde e potencializar a adesão ao tratamento para os pacientes com tuberculose(1). Nesse sentido, os graduando de enfermagem devem ter competências para elaborar os diagnósticos e as intervenções de enfermagem, que são imprescindíveis para a qualidade da prática assistencial e valorização do enfermeiro. **OBJETIVO: **Descrever os diagnósticos e intervenções de enfermagem à pessoa com tuberculose, elaborados pelos graduandos por meio de estudo dirigido. **MÉTODO**: Relato de experiência da elaboração de diagnósticos e intervenções de enfermagem, por meio de um caso clínico para estudo dirigido sobre tuberculose. Realizado com graduandos do oitavo semestre do curso de enfermagem, da Universidade Regional do Cariri, localizada no município de Crato-CE. A atividade ocorreu em setembro/2017, durante o desenvolvimento do componente teórico sobre Cuidado Integral à Pessoa com Tuberculose, da disciplina de Processo de Enfermagem em Saúde Coletiva II. O caso clínico foi apresentado e discutido com os graduados, que foram divididos em grupos, cujo propósito foi à elaboração dos principais diagnósticos e intervenções de enfermagem. A partir do caso clínico, foi realizado o preenchimento da consulta de enfermagem, que para a coleta de informação considerou-se a Consulta de Enfermagem, presente no Protocolo de Enfermagem para Tratamento diretamente Observado da Tuberculose na atenção básica, do Ministério da Saúde, que concentra a atenção do enfermeiro nas respostas humanas(1). Esta contempla as seguintes partes: coleta de dados: pessoais, hábito de vida, exame físico, avaliação diagnóstica; sobre o tratamento terapêutico; diagnóstico e planejamento de enfermagem; e controle dos contatos. Para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem utilizou-se taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA, 2015-2017)(3) e para as intervenções foi utilizado a Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC 2015)(4). Os diagnósticos e Intervenções foram apresentados de acordo com os domínios, classe, diagnósticos e intervenções correspondentes no formato de quadros. **RESULTADOS: **Frente à leitura e discussão do caso em estudo, constatou-se que o paciente de características: JGS, sexo masculino, 42 anos, auxiliar de serviços gerais, residente da periferia de uma região metropolitana, morava com esposa e quatro filhos. Sinais e sintomas: tosse há mais de três semanas (sintomático respiratório), febre vespertina, emagrecimento e sudorese noturna. Procurou a UBS mais próxima da sua residência levando o encaminhamento e raio X. Foi atendido por uma enfermeira, que solicitou duas baciloscopias de escarro e agendou a consulta para o dia seguinte. Referiu tabagismo de 20 cigarros por dia, há 25 anos (25 maços/ano), e uso de cerveja diariamente após o trabalho. No 15º dia de tratamento, o paciente realizou retorno à unidade de saúde, referiu estar sem febre, sem sudorese, com mais apetite, porém, não consegue se alimentar bem por causa das náuseas muito fortes. Pensa em parar com o tratamento, pois, além das náuseas, não consegue ficar dois dias sem fumar. Está sem beber cerveja. Apresenta ainda muita tosse e expectoração amarelada, sem raias de sangue. Diante do caso estudado observou-se muita dificuldade do usuário seguir rigorosamente o tratamento devido ao uso de tabaco e álcool. Nesse caso, para potencializar a adesão ao tratamento foi necessária a inclusão do tratamento diretamente observado, em que o paciente passou a receber visita diária de um agente de saúde para supervisionar o tratamento. Além de parceria com instituição religiosa e apoio de grupos de luta contra o álcool e tabaco. Foram identificados quatro principais diagnósticos de enfermagem: **Domínio: nutrição; Classe: ingestão**; Diagnóstico: nutrição desequilibrada: menor que as necessidades corporais do doente relacionada à própria doença e aos fatores biológicos, culturais, nutricionais e econômicos. **Domínio: segurança/proteção**; Classe: termorregulação; Diagnóstico: Hipertermia relacionada à doença e medicamentos, caracterizada por aumento na temperatura corporal, acima dos parâmetros normais. **Domínio: segurança/proteção**; Classe: infecção; Diagnóstico: risco de infecção cujos fatores podem incluir alterações nas defesas do indivíduo (ação ciliar diminuída, estase de secreções e resistência diminuída), desnutrição, exposição ambiental e conhecimento insuficiente para evitar exposição a outros patógenos. **Domínio: promoção da saúde; Classe: controle da saúde;** Diagnóstico: Falta de Adesão relacionado à complexidade do tratamento evidenciado por comportamento indicativo de falha na adesão. As intervenções de enfermagem incluíram: Observar, monitorar e anotar os sinais vitais (SSVV) no ato da consulta; Promover uma nutrição adequada; Estar atento para a condição nutricional e investigar os recursos disponíveis e usuais de alimentação do doente; Avaliar o peso a cada consulta; Orientar o paciente a não ingerir bebida alcoólica durante o tratamento; Orientar quanto à necessidade de encaminhar ao serviço de atendimento, em caso de emergências ou agravamento do quadro. Encorajar o paciente a aderir ao tratamento, elucidar a importância de completar o tratamento de TB, realizar supervisão da tomada de medicamento. **CONCLUSÃO/IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: **Os dados obtidos por meio do estudo de caso clínico permitiram aos graduandos de enfermagem realizar o julgamento clínico sobre a resposta do paciente, que foi necessário para a elaboração de diagnósticos e intervenções. No desenvolvimento do raciocínio clínico, consideraram os diagnósticos mais importantes em todo o processo saúde-doença da pessoa com tuberculose, em especial, o estimulo à adesão ao regime medicamentoso. Tal prática permitiu aproximar os graduando do conhecimento específico de enfermagem, para que valorizem o aporte teórico e prático na condução da qualidade da assistência a ser prestada a pessoa com tuberculose.
Referências: 1. Pereira D. Função social da educação jurídica. Direito e Sociedade – Revista de Estudos Jurídicos e Interdisciplinares. 2011; 6(1): 32-45.
2. Brasil. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior — CONAES. Resolução n. 1, de 17 de junho de 2010.
3. Alboni M D P V, Sirley T F, Avaliação da Educação Superior: limites e possibilidades do Núcleo Docente Estruturante. Rev. Diálogo Educ. 2015; 15 (44): 61-87. |