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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2527161

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2527161

UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DELPHI PARA VALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INFORMÁTICAS PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Gilvan Gomes da Silva ; Fernanda Carneiro Melo

Resumo:
Eliana Ofélia Llapa Rodriguez¹ _Fernanda Carneiro Melo²_ Gilvan Gomes Silva³ **Introdução: **O aumento da utilização da tecnologia em saúde, tem exigido da enfermagem novos tipos de conhecimentos e habilidades em informática, apesar dessa necessidade, houve pouco avanços da informática em enfermagem no ensino de graduação mundialmente. No ano de 2000, educadores das universidades foram convidados a ensinar informática em enfermagem com objetivo de preparar formandos a adquirir competências que pudesse melhorar a assistência de enfermagem e segurança do paciente¹. No Brasil, desde 2001, as Diretrizes Curriculares do cursos de enfermagem apontam  a necessidade do enfermeiro serem dotados de conhecimentos e habilidades que lhe permitam, o uso de novas tecnologias, tanto de informação como de comunicação.² Portanto, as instituições educacionais de enfermagem são desafiadas a preparar os novos profissionais com conhecimento e habilidades para um ambiente emergente, complexo e tecnologicamente sofisticado. Embora, nacionalmente e internacionalmente as instituições de ensino reconhecem a necessidade compor estas competências especificas no ensino dos cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem, observa-se que ainda não foram definidas para o contexto brasileiro.³ Um estudo realizado no Brasil, identificou que a grande maioria dos cursos de graduação em Enfermagem, de instituições superiores federais e estaduais, ainda não possuem disciplinas relacionadas à informática na grade curricular e quando oferecem é de forma eletiva e com carga horária mínima.4Diante deste contexto buscou a construção e validação de competências em informática para ensino de enfermagem através da técnica. A técnica Delphi tem sido tem sido amplamente utilizada nas pesquisa em enfermagem para definição de competências para atuação do enfermeiro. O objetivo deste método visa obter um máximo de consenso de um grupo de expertises sobre um determinado tema, quando há escassez de informações ou ausência de unanimidade de opiniões. Para tanto, esses _experts_ respondem a um questionário estruturado, por meio de rodadas. Os questionários são preenchidos de forma anônima entre o grupo selecto, impedindo que membros do grupo seja influenciado. As rodadas concluem com resultados finais são retroalimentados pelos participantes. O principal benefício da técnica é a obtenção de conhecimentos com especialistas distantes geograficamente5 **Objetivo: **apresentar um relato de experiência do processo de adaptação e validação de uma lista competências em informática para os cursos de graduação e pós-graduação através da técnica Delphi.  **Descrição Metodológica: **Do ponto de vista metodológico, este relato de experiência se caracteriza por uma compreensão singular da realidade vivenciada durante elaboração da dissertação de mestrado na linha de pesquisa Modelos Teóricos e Tecnológicos no cuidar de enfermagem, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, no período de 2016 a 2017. Para fundamentação teórica, inicialmente foram feitas busca na base dados em saúde Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e PubMed, entre os anos 2016 a 2017, por meio dos seguintes descritores: Informática em Enfermagem, Competências em Informática, Educação baseada em Competências. Os estudos encontrados revelaram a necessidade de definir as competências em informática no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de Enfermagem no Brasil, já que nacionalmente não ocorreu nenhuma iniciativa de desenvolvimento de modelo de competências sobre o ensino de informática em enfermagem. Posteriormente, foi feita adaptação de uma lista de competências em informática em enfermagem utilizada nos Estados Unidos Westra e Delaney, através do processo de metodológico da tradução e para validação da lista utilizou o método Delphi. **Resultados: **A experiência permitiu a adaptação e validação das competências em informática para o ensino de enfermagem. Além disso, pode-se afirmar que a técnica Delphi possibilitou aos _experts_ apontarem as competências necessárias a serem inseridas nos cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem. A cada rodada Delphi correspondeu a análise parcial dos resultados, subsidiando o feedback entre os participantes. Esta característica da técnica propiciou a observação da convergência das respostas e, por conseguinte, a coerência dos _experts _quanto a proposta relacionadas as competências em informáticas a serem desenvolvidas pelos discentes de graduação e pós-graduação.  Além disso, permitiu que especialistas na área de todas regiões do país, com experiências e realidades diversificadas pudessem identificar as competências relevantes para o futuro da enfermagem em informática, diante das necessidades atuais do mercado do trabalho. Como limitação da técnica de acordo com experiência vivida, podemos afirmar a dificuldade do contato prévio com os prováveis participantes, como também a anuência na participação do painel Delphi e retorno dos questionários preenchidos no prazo estabelecido. **Conclusão**: Conclui-se que aplicação da técnica Delphi permite projeções futuras para enfermagem através de sua utilização como método para pesquisas. Ela constitui uma importante método para seleção de competências. Apesar das limitações, sua aplicação permitiu a validação de uma lista de competências em informática prioritárias para os cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem para contexto brasileiro. **Contribuição e implicações para enfermagem:  **Como no Brasil, aspectos relacionado as competências em informática em enfermagem são pouco debatidos nas instituições de ensino, a lista adaptada e validada da presente pesquisa poderá servir de base para construção da matriz curricular do ensino de informática na graduação e pós- graduação em enfermagem das universidades brasileiras.


Referências:
1. Graham CR. Blended Learning Systems: Definition, Current Trends, And Future Directions.In: Bonk CJ, Graham CR. (Eds.). Handbook of blended learning: Global Perspectives, local designs. San Francisco, CA: Pfeiffer Publishing. 624p. 2005. 2. Christensen CM, Horn MB, Staker H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute, 2013, 52p. 3. Bortolato-Major C. Simulation Based Teaching and the development of clinical competence of nursing students. Curitiba, Brazil, 2017. 180f. Thesis [Doctorate in Nursing] – Federal Universityof Paraná, Curitiba. 4. Jeffries PR (org). The NLN Jeffries simulation theory. Wolters Kluwer (NY): National League for Nursing, 2015.