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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2459127

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2459127

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA UM SER POLÍTICO-SOCIAL: REFLEXÕES DE DISCENTES E DOCENTES A PARTIR DA METODOLOGIA DE FREIRE

Autores:
Adriana Bitencourt Magagnin ; Ana Rosete Camargo Rodrigues Maia ; Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann ; Luana Cláudia dos Passos Aires ; Maria Alice de Freitas

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** No atual cenário político brasileiro o tema da moralidade pública do país nunca esteve tão em voga, o que vem fomentando intensas discussões, seja no âmbito acadêmico ou nas camadas sociais mais populares. Desde a instalação da Carta Magna brasileira, em 1988 é de responsabilidade dos agentes públicos a luta pelas transformações na gestão do sistema de saúde e a garantia de transparência. Imersos neste cenário, o sistema de saúde e todos os atores envolvidos na sua manutenção, incluindo nestes o Enfermeiro, percorrem por múltiplas transformações. Para que este profissional obtenha respostas aos questionamentos que permeiam seu processo de trabalho é preciso modificar o modo de conceber o cuidado, reconhecendo-se como ser político. As questões que envolvem o ser humano em todas as suas dimensões não são respondidas apenas pelo padrão biomédico, e esta mudança de paradigma para um novo pensar em saúde acompanha o movimento de transformação do cenário de cuidado e da formação profissional, que impulsiona à novos saberes. Para que a atuação do Enfermeiro de forma sócio-política, faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades pessoais e ferramentas estratégicas que o direcionem à uma postura crítica. Desta forma pode surgir uma nova prática discursiva, que instigue a transformação destes profissionais frente ao atual contexto de saúde, visto que a atuação do Enfermeiro caracteriza-se pelo cuidado que perpassa uma gama de situações, englobando questões sociais, culturais, econômicas e políticas1,2. **OBJETIVO:** Identificar qual a percepção dos discentes e docentes de uma disciplina de pós-graduação em Enfermagem em relação aos desafios para a formação do Enfermeiro enquanto ser político/social. **DESCRIÇÃO**** METODOLÓGICA:** Trata-se de uma pesquisa qualitativa, articulada com o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, operacionalizado por meio do Círculo de Cultura. Este termo refere-se a um espaço de aprendizagem, onde um grupo de pessoas que vivencia uma mesma situação troca experiências e saberes. Este referencial metodológico tem sido utilizado no campo da saúde, especialmente na área da promoção da saúde. Constitui-se de três momentos, que são interdependentes, no Círculo de Cultura: 1) Investigação Temática: momento em que o pesquisador busca compreender o vocabulário dos indivíduos a partir de uma atividade disparadora; 2) Codificação e Descodificação: neste momento compreende-se o senso comum dos participantes, como estes entendem a situação descrita, para posteriormente refletirem de forma crítica e se depararem com um novo olhar; e 3) Desvelamento Crítico: é o processo de ação-reflexão-ação, quando as pessoas buscam estratégias e soluções para as suas situações desafiadoras discutidas nas etapas anteriores. Este tipo de pesquisa promove uma relação horizontal e dialógica dos participantes com o pesquisador3. A coleta de dados foi realizada com cinco discentes e duas docentes, durante uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Enfermagem na modalidade _scricto sensu, _denominada “Fundamentos Teóricos e filosóficos do pensamento de Paulo Freire: Itinerário de Pesquisa e prática”, da Universidade Federal de Santa Catarina. Os critérios de inclusão para a participação do estudo foram: ser docente ou discente da referida disciplina. Como critério de exclusão foi adotada a participação de forma não ativa no Círculo de Cultura. O estudo foi avaliado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina e aprovado pelo Parecer n. 33209713.9.0000.0121, atendendo aos aspectos éticos das Resoluções 466/12 e 510/16. **RESULTADOS:** O início das discussões proporcionou a reflexão crítica da atuação do Enfermeiro na busca por um espaço sócio-político que o valorize, e qual a influência da formação acadêmica neste contexto. O Círculo de Cultura, pautado nos conceitos de Paulo Freire, proporcionou ricas trocas de experiências profissionais entre os participantes. A reflexão dos docentes e discentes resultou em seis temas geradores: Formação/Currículo; Saber do Mundo; Saber da Profissão; Empoderamento; Estratégias de Luta e; Corresponsabilidade, os quais foram analisados em três categorias: **I - ****Emancipação a partir do conhecimento**, como um processo em busca da consciência, que está relacionado com o comportamento das pessoas frente aos desafios vivenciados no cotidiano. Para que se transcenda na profissão é necessário o conhecimento, o estudo. A partir do empoderamento há um novo olhar, crítico e reflexivo, que pode transformar estas situações-limites, ultrapassando-as com autonomia; **II- ****Envolvimento político, **como competência fundamental para subsidiar o agir da enfermagem na sociedade, ao admitirmos que a política é uma dimensão que faz parte da vida do ser humano e permeia todas as suas atividades; e por último **III – Reformulação formativa do “Ser Enfermeiro”**, a qual enfatiza-se a seguir. Os participantes iniciaram a discussão relatando a influência da academia na formação do profissional enfermeiro, incluindo sua futura autonomia profissional, empoderamento e sua valorização como membro essencial da equipe de saúde. Sinalizaram ainda, uma discrepância entre a formação privada e pública dos cursos de graduação em Enfermagem. Durante a descodificação, os participantes foram imergindo nas reflexões acerca de suas percepções enquanto seres políticos, chegando ao desvelamento crítico de que a partir do empoderamento é possível a transformação para uma consciência crítica reflexiva_. _A formação do Enfermeiro e seu reconhecimento como profissional na sociedade está em transformação, a partir das transformações experimentadas nos cursos de graduação. Sua atuação não se limita somente no alívio da dor ou com ações de caráter curativo. O Enfermeiro da atualidade exerce um importante papel perante a sociedade, como um ser político, agente transformador de realidades, educador e facilitador da comunicação entre sociedade e serviços de saúde. **CONCLUSÃO:** A análise remete a importância da formação e transformações histórico-sociais para a inclusão da Enfermagem enquanto ser político social. Destaca-se a relevância do modelo de formação profissional para a emancipação destes sujeitos, a partir de currículos pedagógicos mais críticos, que possibilitem o empoderamento da profissão. Discutiu-se amplamente sobre as diferentes características de formações profissionais na Enfermagem, bem como a respeito das estruturas curriculares. A transformação social e política que vem ocorrendo na profissão demandam uma mudança no modelo de cuidado do Enfermeiro, rompendo o paradigma biomédico e dando lugar à promoção da saúde4. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** Com relação às implicações para a formação do Enfermeiro, faz-se necessário complementar que a ação do professor desta categoria, abrange o processo de construção de um novo profissional. A sua atuação analítica, crítica, reflexiva e prática estarão diretamente ligadas às competências desenvolvidas em sua jornada acadêmica enquanto graduando. Desta forma, as didáticas pedagógicas utilizadas na formação do Enfermeiro serão o principal diferencial de suas condutas futuras. Ainda no que diz respeito à estas implicações, reforça-se a necessidade de buscar estratégias de luta e resistência, a partir da inserção na comunidade e conhecimento das políticas públicas.


Referências:
1. WHO (World Health Organization). World report on disability 2011. Am J Phys Med Rehabil Assoc Acad Physiatr [Internet]. 2011;[cited 2017 out 12]; 91:549. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22726850 2. Martin LG, Schoeni RF. Trends in disability and related chronic conditions among the forty-and-over population: 1997–2010. Disability and health journal [Internet].2014; [cited 2017 out 12]; 7(1): S4-S14. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4151570/ 3. Chatterji S, Byles J, Cutler D, Seeman T, Verdes E. Health, functioning, and disability in older adults - Present status and future implications. Lancet [Internet]. 2015; [cited 2017 out 12]; 385(9967):563–75. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(14)61462-8 4. Regulamento n.º 350/2015 de 22 de junho de 2015 (POR): Dispõe sobre o regulamento dos Padrões de qualidade dos cuidados especializados em enfermagem de reabilitação. Diário da República: Ordem dos enfermeiros. Lisboa (POR), 22 jun de 2015: série 2: 119 5. Resolução nº 389, de 18 de outubro de 2011. Dispõe sobre atualização no âmbito do Sistema e Conselhos Regionais de Enfermagem os procedimentos para registro de título de pós-graduação lato e stricto-sensu concedido a Enfermeiros e lista as Especialidades. Diário oficial da união, Brasília (DF), 20 de outubro de 2011, seção 1, p. 146.