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2376074 | CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA USO DE INFORMAÇÕES EM PAINÉIS ELETRÔNICOS PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE | Autores: Thiane Mergen ; Simone Silveira Pasin ; Maria do Carmo Rocha Laurent ; Amália de Fátima Lucena |
Resumo: **Introdução:** As alterações no estado clínico dos pacientes hospitalizados são dinâmicas e exigem estratégias que possibilitem uma rápida e segura comunicação entre profissionais de saúde. Estudos apontam que falhas na comunicação entre estes profissionais têm sido um dos principais fatores que contribuem para situações que afetam a segurança do cuidado e contribuem para a ocorrência de eventos adversos (EAs). Alinhado a esta perspectiva, torna-se evidente a importância da melhora da comunicação entre a equipe interdisciplinar de saúde como um determinante à qualidade e segurança na prestação de cuidados aos pacientes, o que se constitui em um dos grandes desafios atuais1. A enfermagem, no âmbito hospitalar, possui em sua essência a realização de cuidados a beira do leito, podendo nortear o seu trabalho pelas etapas do Processo de Enfermagem, iniciando por uma coleta de dados que subsidia o diagnóstico de enfermagem, que é fundamental para o planejamento e implementação de intervenções, que proporcionem os melhores resultados em saúde possíveis ao paciente2. A implementação do diagnóstico de enfermagem exige raciocínio clínico, que culmina na tomada de decisão do enfermeiro de acordo com as necessidades e fatores de risco de cada indivíduo. Assim, para que a enfermeira execute esta etapa do Processo de Enfermagem de forma qualificada, efetiva e restringindo falhas, é necessário que colete, receba e consuma informações importantes sobre os pacientes de forma rápida, clara, objetiva e confiável. Tradicionalmente, quando há demandas imediatas a serem implementadas no cuidado dos pacientes, a comunicação entre membros da equipe ocorre de forma presencial ou por telefone. No entanto, a complexidade atual nos processos de trabalho, assim como a numerosa demanda de atendimentos dificultam ou atrasam a comunicação e, consequentemente, a implementação de cuidados e/ou tratamentos aos pacientes. Diante deste contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm se tornado parte da vida diária das pessoas em todo o mundo e a aplicação e o uso de produtos tecnológicos, baseadas no computador, como os sistemas de informação para o cuidado em saúde, têm se tornado um processo em permanente evolução3. Associado a isto, as instituições de saúde estão em constante busca de otimização da comunicação efetiva, que é uma das metas de segurança internacional para o paciente, prevista pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Joint Commission International (JCI). Assim, a instituição campo deste estudo tem utilizado painéis eletrônicos que possibilitam a visualização de algumas informações essenciais sobre o paciente internado, para agilizar e favorecer o processo de trabalho da equipe. Entretanto, para que essas informações sejam utilizadas na sua total potencialidade pelos profissionais, em especial a enfermagem, foi necessário pensar uma estratégia de sensibilização e capacitação da equipe. **Objetivo:** descrever o processo de capacitação da equipe de enfermagem para o uso das funcionalidades de um painel eletrônico de informações de pacientes, associado à qualificação do Processo de Enfermagem. **Método: **Relato de experiência de enfermeiras de um Hospital Universitário do Sul do Brasil, que dedicam parte da sua carga horária de trabalho na Comissão do Processo de Enfermagem. **Resultados:** O painel eletrônico de pacientes exibe informações de forma automatizada, captadas pelo sistema informatizado de prontuários, sem gerar novas etapas ao processo de trabalho dos profissionais, e proporciona o consumo das mesmas de forma imediata. Os dados migram para uma tela de televisores de 42 ou 32 polegadas, de acordo com o número de leitos de cada unidade. As informações contempladas no painel são: nome, prontuário, leito, idade, data da internação, número de dias de internação, convênio, especialidade médica e status de ocupação do leito (limpeza, desocupado, reservado, manutenção, bloqueio acompanhante ou desativado). Sinaliza também alertas representados por símbolos sobre localização do paciente, quando este está fora da unidade, alterações na prescrição médica, resultados de exames alarmantes, presença de Germe Multirresistente, protocolo de sepse e de tuberculose. É importante relatar que ocorreu a preocupação em manter o sigilo das informações exibidas, portanto, o painel foi instalado em local visível somente aos profissionais e com circulação restrita aos mesmos. Estas informações chegam ao painel a partir de atualizações no prontuário eletrônico e são consumidas por toda a equipe, o que facilita a comunicação entre médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem responsáveis pelos cuidados dos pacientes. Como estratégia para sensibilizar a equipe para uso das informações do painel eletrônico, inicialmente as chefes de unidade foram capacitadas, receberam material impresso e foram orientadas a multiplicar a capacitação aos demais membros da equipe, utilizando um tutorial de orientação sobre as funcionalidades do painel. Posteriormente, foram promovidos dois momentos de capacitação a um grupo de enfermeiras representantes de todas as unidades que possuem o painel eletrônico, e estas se juntaram ao time de multiplicadoras dessas orientações, de maneira a atingir a totalidade das equipes de enfermagem de todos os turnos do hospital. Nessa etapa, as capacitações foram realizadas nas unidades de internação, utilizando o próprio painel para demonstração de suas funcionalidades e a forma como os profissionais poderiam utilizar as informações, contidas no mesmo, para o cuidado ao paciente. **Conclusão: **A capacitação da equipe de enfermagem proporcionou melhora do conhecimento e otimizou o uso das informações contidas no painel, auxiliando no fluxo de trabalho da equipe de saúde, favorecendo a comunicação e agilizando as alterações necessárias para qualificação do cuidado e segurança dos pacientes. Os alertas fornecidos pelo painel proporcionam um gerenciamento visual da condição atual do paciente, com informações essenciais e que impactam na mudança do plano de cuidados. A disponibilização dos dados atualizados no painel permite que a enfermeira interprete as informações de forma clara, objetiva, segura e faça o raciocínio clínico para, muitas vezes, implementar novos diagnósticos e prescrição de cuidados de enfermagem a serem executados. **Contribuições/Implicações: **A tecnologia dos painéis eletrônicos também facilita a forma de planejar e implementar o Processo de Enfermagem, pois os pacientes recebem cuidados adequados a sua situação real em um período de tempo reduzido. Reconhece-se que o benefício do uso dos mesmos é tanto para o paciente como para a equipe de enfermagem, pois facilita o processo de trabalho e agrega segurança, desde que todos estejam adequadamente capacitados para o uso dessa nova tecnologia.
Referências: 1- ALBUQUERQUE DC, Souza Neto JD, Bacal F, Rohde LE, Bernardez-Pereira S, Berwanger O, et al. I Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca: aspectos clínicos, qualidade assistencial e desfechos hospitalares 2015. 2- BOCCHI EA, Marcondes FG, Bacal F, Ferraz AS, Albuquerque D, Rodrigues D, et al.; Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualização da diretriz brasileira de insuficiência cardíaca crônica – 2012. 3- HORTA, W. A. Processo de enfermagem. São Paulo: EPU, 1979. 4- RABELO ER, Aliti GB, Domingues FB, Ruschel KB, Brun AO. What toteach to patients with heart failure and why: the role of nurses inheart failure clinics. Rev Latino Am Enferm. 2007;15(1):165-70. 5- YANCY CW, Jessup M, Chair V, Bozkurt B, Butler J, Casey D, et al. 2013 ACCF/AHA guideline for the management of heart failure: areport of the American College of Cardiology Foundation/American Heart Association Task Force on practice guidelines. Circulation.2013;128 (16):e240-327. |