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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2365544

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2365544

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: REVISAO INTEGRATIVA

Autores:
Renata Vicente da Penha ; Jociani Gonçalves Paschoal ; Cândida Caniçali Primo ; Karla de Melo Batista

Resumo:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: REVISAO INTEGRATIVA _Jociani Gonçalves Paschoal1_; _[Renata Vicente da Penha](http://www.enfermagem.vitoria.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PENF /detalhes-de-pessoal?id=34118)_2; Lorena Barros Furieri3; Karla de Melo Batista4; Cândida Caniçali Primo5 **Introdução: **O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional, fazendo parte da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Este instrumento deve ser realizado em todos os ambientes onde ocorre o cuidado profissional de enfermagem1. Porém, na prática, vários estudos revelam que há dificuldades no estabelecimento e utilização do processo de enfermagem nas instituições de saúde2. Para operacionalização e implantação do processo de enfermagem tem-se empregado inúmeras estratégias como, por exemplo, a aplicação das tecnologias na enfermagem. Estas são classificadas em gerenciais, assistenciais e educacionais, com destaque para as educacionais, pois mediam os processos de aprender e ensinar entre educadores e educandos podendo ser empregadas no ensino sobre o processo de enfermagem3. Com a crescente produção de softwares criaram-se inúmeras oportunidades para o avanço do ensino, assistência e pesquisa em enfermagem, pois houve aumento no campo educacional de programas computadorizados facilitando o processo de ensino e aprendizagem4. Dentre as várias tecnologias emergem os objetos virtuais de aprendizagem, os quais são caracterizados como recursos educacionais digitais utilizados para proporcionar um ambiente de aprendizado e?caz, participativo e ?exível impactando positivamente no ensino de enfermagem ao estimular o conhecimento e aprendizado5. **Objetivo:** Descrever os estudos que utilizam as tecnologias educacionais para ensino do processo de enfermagem. **Metodologia:** Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que foi estabelecido como questão norteadora: Quais as tecnologias educacionais utilizadas para o ensino do processo de enfermagem? A busca na literatura científica ocorreu no mês de fevereiro de 2018 e utilizou-se como critérios de inclusão: artigos em português, inglês e espanhol, publicados nos anos de 2012 a 2017, disponíveis nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE). Foram excluídos do estudo: editoriais; cartas ao editor; monografias; teses e resumos de congresso ou eventos científicos e artigos de revisão de literatura. Para o levantamento de pesquisa foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “tecnologia educacional”, “processo de enfermagem”, “educação em enfermagem”, sendo o cruzamento dos descritores de dois em dois. As buscas foram realizadas, de forma independente, por duas pesquisadoras. A seleção dos estudos foi feita a partir da análise dos títulos e resumos, e nos casos de dúvidas a leitura dos textos completos das publicações. Vale destacar que, em situações de divergências, as mesmas foram resolvidas através do consenso entre as duas pesquisadoras. Foram encontrados 1064 artigos nas bases de dados pesquisadas e após leitura dos resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão resultou em uma amostra de 7 artigos. **Resultados: **Os estudos foram encontrados na base de dados Lilacs (7). Com relação ao periódico e idioma, todos estavam disponíveis em revistas brasileiras e idioma em português. Todos os estudos encontrados foram do tipo descritivos, sendo classificados com nível de evidência VI. Após a seleção dos estudos, observa-se que a taxonomia adotada para o ensino do processo de enfermagem foi em 5 (71,42%) NANDA Internacional (NANDA-I) e em 2 artigos foi empregado a Classificação Internacional para as Praticas de Enfermagem (CIPE®). Evidenciou-se que em 5 trabalhos discorreram sobre a etapa de desenvolvimento e avaliação dos objetos virtuais de aprendizagem e em 2 artigos houve a preocupação em avaliar a aprendizagem sobre o conhecimento adquirido através da tecnologia educacional e em medir o grau de desempenho do aluno. Dentre as tecnologias utilizadas nos artigos para ensino do processo de enfermagem estão: criação de um website educacional sobre processo de enfermagem em cardiologia (1 artigo); elaboração e avaliação de software que verifica a acurácia diagnóstica de alunos de enfermagem baseado em modelo que utiliza conceitos da lógica fuzzi (1 artigo); objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar inserido no AVA da plataforma Moodle (1 artigo); Curso na Plataforma Moodle sobre diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, de acordo com a CIPE® (2 artigos); Plataforma Web com exercícios que basearam-se em uma sequência de estudo de caso clínico para avaliação da disciplina de Fundamentação Básica da Enfermagem I, em particular, do Processo de Enfermagem(1artigo); e elaboração e validação de estudos de caso reais de recém-nascidos prematuros, adaptados a partir de referencial específico para construção de casos com finalidade educacional. **Contribuições para a Enfermagem**: os softwares, a Internet e o ambiente digital de aprendizagem constituem-se em uma poderosa ferramenta para o apoio do processo de ensino-aprendizagem sendo uma estratégia para o ensino do processo de enfermagem, sendo classificado como uma proposta inovadora de educação que visa atualização do profissional enfermeiro e acadêmicos de enfermagem, aproximando a teoria da prática, proporcionando a qualidade do atendimento e a segurança do paciente. Espera-se que o presente estudo possa agregar valor às práticas de ensino da enfermagem mediante utilização de tecnologias no ensino do processo de enfermagem. **Referências: **1. Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN n. 358/2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação em ambientes públicos e privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem e dá outras providências. Brasília, DF: COFEN; 2009.Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html 2. Nietsche EA, Backes VMS, Colomé CLM, Ceratti RN, Ferraz F. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. **Rev Latino-Am Enfermagem**. 2005; 13(3):344-53. 3. Andrade CR; [Tadeu, LFR](http://pesquisa.bvs.br/brasil/?lang=pt&q=au:%22Tadeu,%20Luiza%20Ferreira%20Ribeiro%22); [Dutra, IR](http://pesquisa.bvs.br/brasil/?lang=pt&q=au:%22Dutra,%20Izabela%20Rocha%22); [Alvarenga, AW](http://pesquisa.bvs.br/brasil/?lang=pt&q=au:%22Alvarenga,%20Andreza%20Werli%22); [Carvalho, WS](http://pesquisa.bvs.br/brasil/?lang=pt&q=au:%22Carvalho,%20Wilson%20de%20Souza%22); [Oliveira, AG](http://pesquisa.bvs.br/brasil/?lang=pt&q=au:%22Oliveira,%20Andr%C3%A9a%20Gazzinelli%20de%22); et. al. Revisão e aplicabilidade de um software de sistematização da assistência no ensino de enfermagem. **Rev. Min. Enferm**. 2009;13(2): 183-192. 4 Silva RS, Almeida ARLP, Oliveira FA, Oliveira AS, Sampaio MRFB, Paixão GPN. Sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva da equipe. **Enferm. Foco**. 2016; 7(2): 32-36. 5. Tamashiro LMC, Peres HHC. Desenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular. **Rev Latino-Am Enfermagem**. 2014;22(5):716-23 **DESCRITORES:** Tecnologia educacional; Processo de enfermagem; Educação em enfermagem. **TEMA 3:**** Processo de Enfermagem: referenciais teórico-metodológicos, raciocínio clínico e sistemas de linguagem padronizada.** 1 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo. 2 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo. 3 Enfermeira, Doutora em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Espírito Santo.4 Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde do Adulto 5 Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de graduação e pós- graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail da relatora: jociani18@gmail.com.


Referências:
Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. SAE - Sistematização da assistência de enfermagem: Guia prático. Salvador: COREN - BA, 2016. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2002.