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2278696 | O DESEMPENHO DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM NA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS | Autores: Angélica Cabral da Silva Alves ; Mara Quaglio Chirelli |
Resumo: **Introdução**: As mudanças na formação em saúde a partir da constituição das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) tem impulsionado as instituições a terem que rever seus projetos institucionais. A partir de 2003, uma instituição de ensino pública do Estado de São Paulo, que já vinha realizando processos de mudança na formação desde 1998, ampliou estas mudanças adotando o currículo integrado, orientado por competência dialógica, com a organização curricular pela Unidade de Prática Profissional (UPP), Unidade Educacional Sistematizada (UES) e Unidade Educacional Eletiva (UEE), sendo o ciclo pedagógico o método de ensino-aprendizagem da UPP. A proposta de currículo integrado objetiva a articulação entre teoria e prática, o que torna a construção do conhecimento integrado e interdisciplinar1. Ao trabalhar com o ciclo pedagógico, torna-se central a formação a partir do mundo do trabalho, a qual possibilita a reflexão sobre as vivências da prática profissional, buscando a compreensão, a sustentação, bem como as mudanças que possam ocorrer2. O ciclo compreende os seguintes momentos: vivencia e reflexão sobre a prática profissional em cenário real e simulado; síntese provisória: a partir dos disparadores, reflete sobre a prática, identifica problemas e suas explicações (hipóteses) e as necessidades de aprendizagem; realiza busca qualificada articulando com os problemas e explicações; na nova síntese: apresenta e discute sua busca qualificada, confrontando as ideias dos autores. Nesse momento, os estudantes retomam o(s) problema(s), bem como as hipóteses identificadas, por meio dos novos conhecimentos construídos, buscando reconstruir a prática por meio da reafirmação ou reconstrução das hipóteses e da elaboração de resoluções para os problemas selecionados, o que configura o movimento ativo de ação-reflexão-ação. Por fim, após cada atividade, ocorre o movimento de avaliação verbal individual e coletiva do desempenho a ser construído, visando a construção deste por graus crescentes de autonomia2. No entanto, questiona-se qual a percepção que os estudantes tem do processo ensino-aprendizagem na UPP. **Objetivo**: Analisar como o estudante compreende o desenvolvimento do ciclo pedagógico proposto pelo Curso de Enfermagem durante as atividades nos cenários da Unidade de Prática Profissional. **Descrição Metodológica**: Trata-se de abordagem qualitativa, nas quatro séries do Curso de Enfermagem. A coleta de dados foi com os estudantes que estavam matriculados e frequentando o curso, sendo a amostra por conveniência/intencionalidade. Utilizou-se como critérios de seleção: quatro estudantes de cada série, considerando a variação da faixa etária dos estudantes na série e o sexo. Participaram 16 estudantes, sendo que três são homens e 13 são mulheres, com idades entre 19 e 22 anos, com média de 20,7 anos. Utilizou-se entrevista semiestruturada com duração de cinco até 23 minutos. No início da coleta de dados solicitou-se dos participantes a assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Conforme a Resolução 466/2012, o projeto foi submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição de ensino, sob o parecer nº 143.993. Na análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo na Modalidade Temática3. Trabalha-se com três etapas operacionais: a pré-análise é a tomada de decisão sobre o que se pretende investigar. Esta fase consistiu na determinação da unidade de registro e de contexto, forma de categorização, modalidade de codificação e os conceitos teóricos mais gerais que orientaram a análise. Na segunda etapa realizou-se a exploração do material, por meio da classificação das falas, ou seja, das unidades de registro que foram frases extraídas das entrevistas. Procuramos distribuir os trechos/fragmentos de acordo com a classificação, chegando, posteriormente, aos núcleos de sentidos: atuação do estudante na Unidade de Prática Profissional; dificuldades no desenvolvimento do papel do estudante. Dialogou-se os núcleos de sentido com os pressupostos iniciais. Esses núcleos foram agrupados nos temas: Processo Ensino- Aprendizagem em Metodologia Ativa: desenvolvimento das ações a partir dos cenários de prática profissional; Necessidade de apoio na implementação de metodologias ativas. Numa última etapa, buscamos desvendar o conteúdo dos temas construindo uma síntese interpretativa, na qual pode dialogar temas com objetivos, questões e pressupostos da pesquisa, além dos referenciais de educação, metodologias de ensino-aprendizagem e currículo integrado e orientado por competência dialógica. **Resultados**: São destacados diversos aspectos sobre o desempenho do estudante, com percepções semelhantes e divergentes entre as séries, interrelacionadas ao cenário de prática profissional e à participação do docente nas atividades. Inicialmente, o estudante não contenta-se com a UPP, em realizar visita domiciliária, pois gostaria de realizar técnicas, porém, após algum tempo, entende a importância da série como base teórica e oportunidade de aprimoramento da coleta de dados (anamnese e exame físico). Além disso, por estar próximo à realidade, entende como funciona a unidade de saúde da ESF desde o início do curso e considera positivo comparativamente às outras instituições de ensino, e compreende a ESF como um cenário que favorece a aprendizagem, devido à população e oportunidades multifacetadas. O aprendizado ocorre em ambos os lados, estudantes e equipe. As duas primeiras séries preparam o estudante para a série subsequente, que é centrada no cenário hospitalar. Na terceira e quarta séries os grupos são menores, assim, ocorre maior aproximação com o professor e com o preceptor. Em consonância com a visão de participação, as falas apresentaram de maneira consoante o papel ativo do estudante no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, estando centrado no estudante para identificar as necessidades de aprendizagem, refletir sobre a prática profissional, buscando transformá-la. Essa interação do estudante com o método, de acordo com as falas, apresenta uma perspectiva crescente no decorrer do curso. No início ocorre alguma dificuldade em compreender a proposta da UPP, o cenário e as oportunidades de aprendizagem que este proporciona, porém, ao longo da série os estudantes reconhecem o crescimento de suas reflexões e ações, identificando os graus crescentes de autonomia na prática profissional4. Sobre as dificuldades no desenvolvimento do desempenho do estudante, apesar de ser positivo o entendimento deles sobre o protagonismo que têm no processo ensino-aprendizagem, ocorrem percepções de total responsabilização do estudante, estando na decisão do estudante se ele avança ou não na aprendizagem. Isto remete a reflexão sobre como tem ocorrido o desempenho do professor em acompanhar estes estudantes. O facilitador tem o papel de mediar o processo de ensino e aprendizagem, identificar fragilidades e redirecionar o processo para contemplar os aspectos pertinentes em cada um dos momentos da série. **Conclusão**: Ao analisar o processo de ensino-aprendizagem na UPP sob a percepção dos estudantes, identificou-se que existem desafios. Primeiramente há o desafio de romper com as práticas tradicionais de educação, centradas no docente, voltadas para a transmissão de conteúdos e desassociadas da prática e, assim, dispor-se às novas práticas. Também reconhecer que o desenvolvimento do ciclo pedagógico e a atuação do facilitador ocorre em muitas situações de acordo com a metodologia proposta institucionalmente, porém apresenta alguns limites. Estes limites refletem a necessidade de apoio no processo de capacitação dos docentes. **Contribuições/implicações para a Enfermagem**: ao investigar como a metodologia de ensino-aprendizagem ativa ocorre na perspectiva do estudante, proporciona capacidade de identificarmos quais as potencias e desafios no processo de mudanças na formação dos profissionais. Há necessidade de se compreender qual a perspectiva do docente sobre o processo de ensino-aprendizagem e seus desafios.
Referências: Marsiglia RMG. Universalização do acesso ao Sistema Único de Saúde no Brasil: desafios para a Atenção Primária à Saúde. Cad Ter Ocup. 2012:20(3):317-25; Vasconcelos EM. Educação popular: instrumento de gestão participativa dos serviços de saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Caderno de educação popular e saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2007. p. 18-29; Merhy EE, Ceccim RB. A clínica, o corpo, o cuidado e a humanização entre laços e perspicácias: a educação da saúde nas práticas profissionais e a Política Nacional de Humanização [Internet]. Niterói: UFF; Pedrosa JIS. Educação popular no Ministério da Saúde: identificando espaços e referências. In: Ministério da Saúde. Caderno de educação popular e saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2007. p. 13-17; Freire P. Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1970. |