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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2046762

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2046762

ENTRAVES NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM PARA O CUIDADO SEGURO: A VISÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Halana Cecília Vieira Pereira ; Célida Juliana de Oliveira ; Consuelo Helena Aires de Freitas ; Emiliana Bezerra Gomes ; Izabel Cristina Santiago Lemos

Resumo:
O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil lançou em 2013 o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)¹ que traz em seus eixos o incremento da segurança na formação e educação continuada em saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem, por consequência, pregam a formação do enfermeiro crítico-reflexivo com base nas necessidades sociais da saúde e nas demandas do SUS, como meio de assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento para fortalecimento do SUS. O intuito é formar profissionais capazes de participar efetivamente no sistema de saúde, com competência e efetividade, para resolução das necessidades de saúde da população². O impacto das discussões mundiais sobre a segurança do paciente nas duas últimas décadas faz da sua tímida aparição nos currículos de saúde um paradoxo sobre os princípios de construção curricular e até mesmo do que está descrito no código profissional de enfermagem. Há evidências de fragmentação ou até ausência de questões gerais sobre seu conceito e princípios nesses documentos3. Por estas razões e pela necessidade de reduzir os riscos e a incidência dos eventos adversos na assistência à saúde, o ensino de segurança do paciente aparece com destaque nas iniciativas da Organização Mundial de Saúde, com o programa _The multi-professional patient safety curriculum guide4_, um guia para a introdução da temática nos currículos de saúde, com características flexíveis, que permitem sua adequação às diversas culturas e países. Objetivou-se descrever os entraves no processo de ensinoaprendizagem para o cuidado seguro na visão de discentes de graduação em enfermagem. Trata- se de um estudo descritivo qualitativo que utilizou o grupo focal como técnica de coleta de dados entre os discentes de graduação da Universidade Regional do Cariri. Para garantir a homogeneidade entre os participantes, os grupos focais foram assim configurados: Grupo focal 1 – composto por sete discentes, entre o primeiro e o quarto semestres, período das disciplinas básicas e de fundamentos de enfermagem. Grupo Focal 2 – contendo oito discentes entre o quinto e o oitavo semestres, período de ingresso nas disciplinas de assistência de enfermagem, com grande carga horária de aulas práticas em campo. Grupo Focal 3 – constituído por seis discentes entre o nono e décimo semestres, período dos estágios supervisionados, quando o discente passa a vivenciar cotidianamente a assistência de enfermagem na prática. Os grupos foram conduzidos por uma moderadora e uma observadora. Os grupos focais ocorreram em dias e horários previamente agendados em uma sala fechada, climatizada. Os discentes eram acolhidos pelas moderadora e observadora na sala reservada e convidados a se posicionarem em círculo, quando se seguia com a apresentação dos objetivos da pesquisa, a apresentação dos participantes, a solicitação de autorização para gravação em áudio e a colocação das orientações gerais para o desenvolvimento do grupo focal. A discussão do grupo foi orientada por um temário Os grupo focais aconteceram em três momentos, um com cada grupo, com duração média de 90 minutos cada, os áudios foram armazenados em banco de dados. À análise dos dados levantados nos grupos focais seguiu a análise de conteúdo de Minayo5. Na pré-análise, os dados foram transcritos dos seus arquivos digitais de áudio para compor o _corpus_. Em seguida, foram realizadas leituras flutuantes, com a intenção de conhecer o texto, levantando impressões a partir dos objetivos pré-estabelecidos no estudo. A exploração do material se deu com a leitura exaustiva e aprofundada do _corpus, _a implementação de recortes associados ao referencial teórico dos tópicos sobre ensino de segurança do paciente4, com subsequente definição das unidades de contexto e registro, enumerando e determinando a estatística descritiva em busca dos sentidos, numa manobra de composição-decomposição- composição, até a determinação das categorias. As categorias foram analisadas e agregadas nas suas relações de convergências, divergências, complementaridades e diferenças. Este estudo é parte integrante da pesquisa “Formação do enfermeiro: enfoque no cuidado cardiovascular” com parecer nº 923.537 do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Os achados apontaram vários aspectos do cuidado seguro pelos discentes, no entanto, este recorte abordou os entraves no processo de ensinoaprendizagem com implicações na realização do cuidado seguro na opinião dos discentes. A análise resultou em 267 unidades de registro e 70 unidades de significação que recorriam na temática dos entraves do processo de ensinoaprendizagem do cuidado seguro para o discente de enfermagem. Com determinação da categoria temática “Entraves no processo de ensinoaprendizagem” que apontaram diversos fatores relacionados, dentre eles, os pessoais e os político-institucionais. Como descrito nas falas: “... pedem pra você participar de pesquisa, ensino e extensão, só que se você for calcular o tempo que eles [Universidade] nos oferecem para isso, não cabe! (Grupo focal 1)”; “... a nossa turma passou por greve [...] já em outra disciplina, não teve professor... (Grupo focal 2)”; “... é professor que é autoritário demais [...] eles ligam mais pra quantidade do que pra qualidade... (Grupo focal 1)”. O processo ensinoaprendizagem traz, neste tema, alguns dos vários desafios e lacunas na implementação do ensino do cuidado seguro e sua multiplicidade de influências, das mais simples, como a aplicação de metodologias mais participativas e a organização quanto ao tempo para as diversas atividades acadêmicas, até questões mais complexas, como no caso das greves e da falta de professores, que envolvem questões de cunho político-institucionais. O caráter conteudista e fragmentado do currículo também foi colocado pelos discentes. Conclui-se que a segurança do paciente nos processos de ensinoaprendizagem de enfermagem ainda é abordada de forma fragmentada, e que as questões de estrutura e político-institucionais são as mais citadas pelos discentes como influenciadoras no ensino e aprendizado sobre os aspectos de segurança do paciente na assistência de enfermagem. Estudos como estes contribuem para a enfermagem no diagnóstico situacional dos ambientes de ensinoaprendizagem e possibilitam o planejamento e implementação de estratégias para melhoria na qualidade do ensino de enfermagem prestados nas mais distintas instituições de ensino superior. Ainda fortalecem a discussão da categoria na reformulação curricular para garantias no desenvolvimento de profissionais críticos e reflexivos, com competências para o cuidado seguro e de qualidade como prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem.


Referências:
Conselho Federal de Enfermagem. Comissão de Business Intelligence. Análise de dados dos profissionais de enfermagem existentes nos conselhos regionais. Brasília: Cofen; 2017. . Acesso em: 08 set. 2017. Almeida, Luciana Pavanelli von Gal de, Aparecida Ferraz, Clarice, Políticas de formação de recursos humanos em saúde e enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem [enlinea] 2008, 61 (Enero-Febrero): [Fecha de consulta: 19 de febrero de 2018] Disponibleen:ISSN de Araújo Galvão, Ena, de Sousa, Maria Fátima, As escolas técnicas do SUS: que projetos político-pedagógicos as sustentam? Physis - Revista de Saúde Coletiva [enlinea] 2012, 22 (Julio-Septiembre): [Fecha de consulta: 19 de febrero de 2018] Disponibleen:ISSN 0103-7331 COSTA, Carmem Cemires Cavalcante et al. Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 520-527, sep. 2009. ISSN 1980-220X. Disponível em: . Acesso em: 19 feb. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000300004. VIEIRA, Silvana Lima et al .Des-interesse no ensino profissionalizante na produção do Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Rev. bras. enferm., Brasília , v. 67, n. 1, p. 141-148, fev. 2014.Disponível em . acessos em 19 fev. 2018. http://dx.doi.org/10.5935/0034-7167.20140019.