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2046762 | ENTRAVES NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM PARA O CUIDADO SEGURO: A VISÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM | Autores: Halana Cecília Vieira Pereira ; Célida Juliana de Oliveira ; Consuelo Helena Aires de Freitas ; Emiliana Bezerra Gomes ; Izabel Cristina Santiago Lemos |
Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil lançou em 2013 o Programa Nacional de
Segurança do Paciente (PNSP)¹ que traz em seus eixos o incremento da segurança
na formação e educação continuada em saúde. As Diretrizes Curriculares
Nacionais do Curso de Enfermagem, por consequência, pregam a formação do
enfermeiro crítico-reflexivo com base nas necessidades sociais da saúde e nas
demandas do SUS, como meio de assegurar a integralidade da atenção, a
qualidade e a humanização do atendimento para fortalecimento do SUS. O intuito
é formar profissionais capazes de participar efetivamente no sistema de saúde,
com competência e efetividade, para resolução das necessidades de saúde da
população². O impacto das discussões mundiais sobre a segurança do paciente
nas duas últimas décadas faz da sua tímida aparição nos currículos de saúde um
paradoxo sobre os princípios de construção curricular e até mesmo do que está
descrito no código profissional de enfermagem. Há evidências de fragmentação
ou até ausência de questões gerais sobre seu conceito e princípios nesses
documentos3. Por estas razões e pela necessidade de reduzir os riscos e a
incidência dos eventos adversos na assistência à saúde, o ensino de segurança
do paciente aparece com destaque nas iniciativas da Organização Mundial de
Saúde, com o programa _The multi-professional patient safety curriculum
guide4_, um guia para a introdução da temática nos currículos de saúde, com
características flexíveis, que permitem sua adequação às diversas culturas e
países. Objetivou-se descrever os entraves no processo de ensinoaprendizagem
para o cuidado seguro na visão de discentes de graduação em enfermagem. Trata-
se de um estudo descritivo qualitativo que utilizou o grupo focal como técnica
de coleta de dados entre os discentes de graduação da Universidade Regional do
Cariri. Para garantir a homogeneidade entre os participantes, os grupos focais
foram assim configurados: Grupo focal 1 – composto por sete discentes, entre o
primeiro e o quarto semestres, período das disciplinas básicas e de
fundamentos de enfermagem. Grupo Focal 2 – contendo oito discentes entre o
quinto e o oitavo semestres, período de ingresso nas disciplinas de
assistência de enfermagem, com grande carga horária de aulas práticas em
campo. Grupo Focal 3 – constituído por seis discentes entre o nono e décimo
semestres, período dos estágios supervisionados, quando o discente passa a
vivenciar cotidianamente a assistência de enfermagem na prática. Os grupos
foram conduzidos por uma moderadora e uma observadora. Os grupos focais
ocorreram em dias e horários previamente agendados em uma sala fechada,
climatizada. Os discentes eram acolhidos pelas moderadora e observadora na
sala reservada e convidados a se posicionarem em círculo, quando se seguia com
a apresentação dos objetivos da pesquisa, a apresentação dos participantes, a
solicitação de autorização para gravação em áudio e a colocação das
orientações gerais para o desenvolvimento do grupo focal. A discussão do grupo
foi orientada por um temário Os grupo focais aconteceram em três momentos, um
com cada grupo, com duração média de 90 minutos cada, os áudios foram
armazenados em banco de dados. À análise dos dados levantados nos grupos
focais seguiu a análise de conteúdo de Minayo5. Na pré-análise, os dados foram
transcritos dos seus arquivos digitais de áudio para compor o _corpus_. Em
seguida, foram realizadas leituras flutuantes, com a intenção de conhecer o
texto, levantando impressões a partir dos objetivos pré-estabelecidos no
estudo. A exploração do material se deu com a leitura exaustiva e aprofundada
do _corpus, _a implementação de recortes associados ao referencial teórico dos
tópicos sobre ensino de segurança do paciente4, com subsequente definição das
unidades de contexto e registro, enumerando e determinando a estatística
descritiva em busca dos sentidos, numa manobra de composição-decomposição-
composição, até a determinação das categorias. As categorias foram analisadas
e agregadas nas suas relações de convergências, divergências,
complementaridades e diferenças. Este estudo é parte integrante da pesquisa
“Formação do enfermeiro: enfoque no cuidado cardiovascular” com parecer nº
923.537 do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Os
achados apontaram vários aspectos do cuidado seguro pelos discentes, no
entanto, este recorte abordou os entraves no processo de ensinoaprendizagem
com implicações na realização do cuidado seguro na opinião dos discentes. A
análise resultou em 267 unidades de registro e 70 unidades de significação que
recorriam na temática dos entraves do processo de ensinoaprendizagem do
cuidado seguro para o discente de enfermagem. Com determinação da categoria
temática “Entraves no processo de ensinoaprendizagem” que apontaram diversos
fatores relacionados, dentre eles, os pessoais e os político-institucionais.
Como descrito nas falas: “... pedem pra você participar de pesquisa, ensino e
extensão, só que se você for calcular o tempo que eles [Universidade] nos
oferecem para isso, não cabe! (Grupo focal 1)”; “... a nossa turma passou por
greve [...] já em outra disciplina, não teve professor... (Grupo focal 2)”;
“... é professor que é autoritário demais [...] eles ligam mais pra quantidade
do que pra qualidade... (Grupo focal 1)”. O processo ensinoaprendizagem traz,
neste tema, alguns dos vários desafios e lacunas na implementação do ensino do
cuidado seguro e sua multiplicidade de influências, das mais simples, como a
aplicação de metodologias mais participativas e a organização quanto ao tempo
para as diversas atividades acadêmicas, até questões mais complexas, como no
caso das greves e da falta de professores, que envolvem questões de cunho
político-institucionais. O caráter conteudista e fragmentado do currículo
também foi colocado pelos discentes. Conclui-se que a segurança do paciente
nos processos de ensinoaprendizagem de enfermagem ainda é abordada de forma
fragmentada, e que as questões de estrutura e político-institucionais são as
mais citadas pelos discentes como influenciadoras no ensino e aprendizado
sobre os aspectos de segurança do paciente na assistência de enfermagem.
Estudos como estes contribuem para a enfermagem no diagnóstico situacional dos
ambientes de ensinoaprendizagem e possibilitam o planejamento e implementação
de estratégias para melhoria na qualidade do ensino de enfermagem prestados
nas mais distintas instituições de ensino superior. Ainda fortalecem a
discussão da categoria na reformulação curricular para garantias no
desenvolvimento de profissionais críticos e reflexivos, com competências para
o cuidado seguro e de qualidade como prevê as Diretrizes Curriculares
Nacionais de Enfermagem.
Referências: Conselho Federal de Enfermagem. Comissão de Business Intelligence. Análise de dados dos profissionais de enfermagem existentes nos conselhos regionais. Brasília: Cofen; 2017. . Acesso em: 08 set. 2017.
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