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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1951938

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1951938

SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO OS CUIDADOS PALIATIVOS: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ÚLTIMO PERÍODO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Liana Amorim Correa Trotte ; Regiane Bronus Moraes Rigueira ; Camila Barroso Gazzoni

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: O Brasil vem mostrando sinais de inversão da pirâmide etária nos últimos anos e com isso observa-se o aumento de idosos na população, dado esse que implica na necessidade de discussão do fornecimento de uma melhor qualidade de vida a essas pessoas, inclusive no processo de morte e morrer.1 O Quality of Death Index2, aponta para a necessidade crescente da necessidade de cuidados paliativos em todo mundo, incluindo o Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem vários obstáculos que impendem a implementação adequada dos cuidados paliativos a população mundial, entre eles se destacam: pouco conhecimento da população sobre a temática, seu conceito e aplicação; obstáculos culturais e sociais, como crenças sobre dor e morte e a falta de competência e habilitação dos profissionais de saúde.3 O ensino dos cuidados paliativos na graduação em enfermagem no Brasil é frágil e pouco realizado, fato este discutido recentemente em um estudo que abrange apenas as instituições federais de ensino superior em enfermagem no país.4 Neste, apenas uma instituição possui a disciplina no formato obrigatório, três no formato optativo, e outras 16 possuem disciplinas em temáticas afins em um universo de 42 instituições avaliadas. A maioria das instituições (59,2%) não oferecem aos graduandos qualquer conhecimento sobre o tema.4  Até o término do primeiro semestre de 2017 nossa universidade estava entre as instituições que não abordavam o tema em formato de disciplina e diante do exposto as pesquisadoras realizaram a seguinte indagação: Qual a percepção dos acadêmicos de enfermagem do último período sobre o temática cuidados paliativos? Acreditando que o uso das metodologias ativas impulsiona a mudança de paradigma e visa romper com o modelo antigo de ensino-aprendizagem, promovendo um método crítico-reflexivo, optou-se pelo uso da simulação realística  para desenvolver este estudo. **OBETIVO**: Descrever a percepção dos acadêmicos de enfermagem do último período  de uma universidade pública federal do estado Rio de Janeiro sobre a temática cuidados paliativos. **METODOLOGIA**: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. O presente estudo está vinculado ao projeto de pesquisa “O ensino dos cuidados paliativos na terminalidade da vida na graduação: simular para melhor atuar”. Foram convidados todos os alunos do último período de graduação a entrarem no estudo, contudo apenas 10 aceitaram participar. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto de 2017 em dois dias consecutivos. No primeiro dia (parte da manhã) foi realizada uma entrevista semiestruturada com a intenção de diagnosticar a percepção dos estudantes acerca de sua formação, da importância da temática no contexto da mesma e do seu sentimento ao lidar com a prática dos cuidados paliativos. Após a entrevista foi realizada uma simulação realística de alta fidelidade em um laboratório de simulação realística. A simulação foi realizada com uso de atores e o cenário abordava a comunicação de más notícias nos cuidados paliativos. Após a realização do cenário foi realizado um debriefing como preconizado nas atividades de simulação. Na segunda parte do dia, os participantes receberam o conteúdo teórico, ministrado pelas autoras da pesquisa, com consequente roda de conversa para discussão. No segundo dia, o cenário simulado foi novamente reapresentado e realizado novo debriefing, e ao final foi realizada nova entrevista semiestruturada para avaliar a percepção dos participantes após introdução de conteúdo teórico-prático. Todo o material (entrevistas e debriefing) foi gravado em arquivos mp3 e posteriormente transcritos. Para garantir o anonimato, os alunos foram identificados letra “P” e códigos numéricos que os distinguiam de 1 a 10. A análise do material (entrevistas e debriefings) foi realizada por meio da análise temática de Laurance Bardin. Todos participantes assinaram o TCLE antes da entrada no estudo e este foi aprovado no CEP-EEAN/HESFA/UFRJ com número CAAE 62689616.9.0000.5238, tendo cumprido todas as exigências estabelecidas pela resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. **RESULTADOS**: Foram identificadas três grandes categorias - A temática na graduação, foi a primeira delas e os participantes relataram que o tema foi pouco ou inadequadamente abordado, evidenciando o ensino fragmentado e superficial sobre a temática na graduação. Desta categoria surgiu três subcategorias assim dispostas: Competências na formação** – **onde os participantes identificaram que a naturalização do processo de morte e morrer é um pré-requisito para atuação de excelência na prática dos cuidados paliativos. Diante disso, apontaram estratégias pontuais na facilitação de obtenção de competências para esta prática. Na segunda subcategoria denominada - Importância da temática**, **os entrevistados reconhecem o envelhecimento populacional e suas consequências como demanda para o incentivo de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área. Além disso, sinalizaram a importância da atualização periódica das grades curriculares em decorrência das modificações populacionais e epidemiológicas e por último na subcategoria - Formação permanente**, **houve destaque para o reconhecimento do espaço de formação como momento de construção do caráter profissional, onde demonstraram ser o período alicerçado pelo desenvolvimento do arcabouço científico que lhes proporcionarão atuação de excelência. Na segunda categoria denominada Conhecimento do Conceito apontou-se a prática do cuidado paliativo como um ato de proporcionar qualidade de vida ao paciente, porém os participantes demonstraram dificuldades ao definir qualidade de vida e identificar quais processos são necessários para que se alcance tal conceito. Além disso, identificaram de modo inconclusivo o momento adequado para a incorporação dos cuidados paliativos. Por fim na última categoria denominada - Percepções/sentimentos sobre a prática dos cuidados paliativos, entrevistados propuseram diferenciação entre autopercepção e sentimentos causados através do pensar e agir sobre a temática, respectivamente. Diante disso, perceberam-se despreparados, evidenciando sentimentos como impotência, medo, angústia, fracasso e frustração na prática dos cuidados paliativos. Nesta categoria também surgiu uma subcategoria denominada Sentimentos frente ao processo de terminalidade**, **aqui os participantes demonstraram grande inquietação no que se refere à terminalidade em facto, e conceberam o contato com este processo algo inerente à profissão de enfermagem, porém evidenciaram a ausência de naturalização e compreensão da morte como parte do processo natural da vida, causando assim, sentimentos negativos ao lidar com a temática.** CONCLUSÃO/IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM**: Diante do cenário atual, particularizado pelo crescente número de pessoas com doenças crônicas degenerativas, é percebida a importância de discutir mais sobre os cuidados paliativos. A formação de enfermeiros que trabalhem a luz da filosofia paliativista deve ser priorizada pelas instituições de ensino, dado que  cada vez mais a população precisará deste cuidado específico. Trabalhar não somente a filosofia paliativista, mas também discutir com amplitude o processo de morte e morrer e suas repercussões no campo da saúde é de suma importância juntos aos futuros enfermeiros. Cabe ressaltar que as metodologias ativas incentivam uma educação crítica-reflexiva que visa à eficácia do aprendizado. Neste campo, a simulação realística se destaca para o ensino da enfermagem, uma vez que colabora para diminuição do espaço existente entre as partes teórica e prática, e, por conseguinte construção de melhores profissionais.


Referências:
1. American Heart Association Statistics Committee and Stroke Statistics Subcommittee. Heart Disease and Stroke Statistics—2016 Update. A Report From the American Heart Association. Circulation. 2015;133:e38-e360. 2. Foster PC, Janssens NP, Dorothea E. Orem. In: GEORGE, J.B. et al. Teorias de Enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.p.90-107. 3. Herdman TH, Kamitsuru S (Eds.). Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: Definições e classificações, 2015– 2017. Porto Alegre: Artmed, 2015. 4. Grant JS, Kinney MR. The need for operational definitions for defining characteristics. Nurs. Diag. 1991; 2:181-185.5. 5. Lopes MVO, Silva VM, Araujo TL. Métodos de pesquisa para validação clínica de conceitos diagnósticos. In: NANDA International Inc.; Herdman TH, Carvalho EC. (org). PRONANDA – Programa de Atualizaçào em Diagósticos de Enfermagem – Conceitos Básicos. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2013. P.85-129