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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1924664

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1924664

IMPLANTAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores:
Maria Luiza Martins ; Suéli Regina Sulzbach ; Kauana Dall´agnese Caregnato ; Patrícia Poltronieri ; Edlamar Kátia Adamy

Resumo:
**IMPLANTAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ** Maria Luiza Martins, Patrícia Poltronieri, Kauana Dall´Agnese Caregnato, Suéli Regina Sulzbach, Edlamar Kátia Adamy. **Introdução:** Uma Liga Acadêmica pode ser criada por inúmeros motivos, desde a construção de um currículo enriquecido e um conhecimento mais aprofundado para os integrantes, até o auxílio no aprendizado para os demais acadêmicos. A liga acadêmica consiste em uma entidade estudantil que tem à sua frente um grupo de estudantes coordenado por um professor experto na área, com o objetivo de aprofundar e sedimentar conhecimentos com base científica em determinada temática e atender às demandas da população e comunidade acadêmica. Além disso, têm por objetivo a atualização e capacitação dos profissionais e incentivos à realização de pesquisas na área do conhecimento. **Objetivo:** Apresentar as etapas de implantação de uma liga acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem-SAE e do Processo de Enfermagem-PE em uma Universidade Pública de Santa Catarina. **Metodologia:** Relato de experiência da implantação de uma liga acadêmica sobre SAE e PE em uma Universidade Pública Estadual do Oeste de Santa Catarina. Participaram deste movimento sete acadêmicas de enfermagem de diferentes fases do curso e duas docentes expertises na temática. A proposta de implantação da liga emergiu no segundo semestre de 2017, em decorrência do envolvimento das acadêmicas e professoras em um projeto de pesquisa e um programa de extensão que objetivam desenvolver atividades de integração, ensino, serviço e produzir conhecimentos acerca da SAE e PE nas Redes de Atenção à Saúde. H **Resultados: **Com o incentivo das professoras orientadoras, e com a colaboração de um expertise na área de SAE/PE e conhecedor dos movimentos de implantação de ligas acadêmicas, iniciou-se os movimentos de implantação da Liga Acadêmica da Sistematização da Assistência de Enfermagem e do Processo de Enfermagem-LA SAEPE, do Departamento de Enfermagem-DENF, da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. A LA SAEPE foi fundada inicialmente por sete acadêmicas que participam do projeto de pesquisa e extensão da área, e que possuem duas professoras como membros vitalícios. São critérios para ser membro vitalício: Ser enfermeiro, Docente da Universidade com formação mínima de Mestrado e interesse em SAE e PE, com projeto de pesquisa e extensão na área. O primeiro movimento deu-se com a constituição e definição dos membros da liga, momento em que foi redigido o Estatuto que normatiza a mesma. Quanto a composição acadêmica, a LA SAEPE previu as seguintes funções: presidente, vice-presidente, coordenador de recursos financeiros, secretário geral, secretário científico e secretário de comunicação, Membros Sênior e Membros Júnior, e além dos estudantes e professoras, podem participar da LA SAEPE, profissionais colaboradores do serviço e orientadores. A criação de uma liga acadêmica em uma instituição de ensino visa propiciar enriquecimento da formação acadêmica em temáticas que envolvem a SAE e o PE. Dentre as atividades propostas está promover eventos, palestras, campanhas de divulgação, simpósios, seminários, rodas de conversa, estudos de caso, direcionados ao discentes da universidade, bem como vinculá-la a entidades filiadas e as interessadas. A liga objetiva incentivar a divulgação, o aprendizado e o aprimoramento sobre a SAE e PE dentro e fora da universidade. A participação do serviço neste movimento e nas atividades propostas é de suma importância, uma vez que a SAE é uma atividade do enfermeiro que norteia as ações de toda a equipe. A SAE e o PE são a essência da prática da enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, e, como tal, contribui para o enfermeiros avaliar situações e tomar decisões acuradas acerca da promoção, prevenção, reabilitação e tratamento do individuo, família e comunidade. A proposta de trabalho da LA SAEPE, tem como base a resolução nº 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em enfermagem e o Código de Ética dos profissionais da área, em que os acadêmicos aprofundarão seus conhecimentos em todos os níveis de assistência. Neste sentido, a implantação passou por algumas etapas, dentre elas: a constituição da LA SAEPE; reunião dos membros para estabelecer os objetivos e elaborar o Estatuto que a rege; encaminhamento ao Colegiado de Departamento de Enfermagem, a minuta do estatuto e o cronograma de atividades a seres desenvolvidas durante o ano de 2018, ambos para ser aprovada como atividade de ensino vinculada ao curso de graduação em enfermagem. Etapa esta que se encontra em fase de avaliação pelo Colegiado do Departamento de Enfermagem. Ainda, semestralmente, a LA SAEPE oferecerá vagas para novos ligantes considerando a infraestrutura disponível, a serem ocupadas pelos membros. O ingresso nos novos ligantes será por meio de um processo seletivo. **Conclusão: **A criação e fundamentação da Liga, foi de suma importância para o crescimento e amadurecimento individual e acadêmico e do grupo envolvido, pois, para elaborar o Estatuto e os documentos oficiais, foi necessário aprofundar o estudo sobre o que consiste uma liga acadêmica de SAE e PE. Desse modo, conclui-se que a liga, possibilitará ampliar a visão dos acadêmicos com base em evidência científica, e facilitando a execução de atividades extracurriculares sobre SAE e PE. **Contribuições para a Enfermagem:** Espera-se com a LA SAEPE, contribuir com a formação e educação em enfermagem buscando o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizar oportunidades e recursos estimulando o pensamento crítico de acadêmicos, docentes e profissionais de enfermagem de forma direta e indireta.


Referências:
1 . Brasil. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS : atitude de ampliação de acesso / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. 96 p. : il. Visualizado em 15/05/17http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_praticas_integrativas_complementares_2ed.pdF; 2 . Birocco N. et al. The Effects of Reiki Therapy on Pain and Anxiety in Patients Attending a Day Oncology and Infusion Services Unit.American Journal of Hospice & Palliative Medicine®, v. 29, n. 4, p. 290-294; 3 . Freitag Vera Lucia, Andrade Andressa de, Badke Marcio Rossato. El Reiki como forma terapéuticaenel cuidado de lasalud: una revisión narrativa de la literatura. Enferm. glob.  [Internet]. 2015  Abr [citado  2017  Maio  22] ;  14( 38 ): 335-345. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412015000200018&lng=pt.