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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1904532

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1904532

A IMPORTÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO CONSULTA COLETIVA COM OUTROS PROJETOS DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UERJ: RELATO DE EXPERIENCIA NA CIDADE DE GUAPIMIRIM-RJ

Autores:
Camilla Ribeiro Freitas da Silva ; Jaynne Gleyce dos Santos Silva ; Natália Stefania Gaze Teixeira ; Andressa Silva Pereira Xavier de Mattos ; Tânia Maria de Almeida Silva

Resumo:
**Introdução**: O projeto de extensão “Consulta Coletiva: uma proposta de atenção a saúde da mulher” tem atuado, durante 14 anos, em diversos espaços comunitários do Estado do Rio de Janeiro, proporcionando a vivência dos alunos junto à comunidade externa e interligando diversos setores da comunidade interna, oferecendo a oportunidade de ampliar os conhecimentos para além da sala de aula.** Objetivo**: Descrever a percepção de bolsistas e voluntários do projeto Consulta Coletiva: uma proposta de atenção à saúde da mulher, e dos discentes participantes dos demais projetos envolvidos em ação comunitária conjunta. Analisar o desenvolvimento de ações extensionistas em interface com outros projetos vinculados ao Departamento de extensão da UERJ e seus reflexos na vida de alunos e comunidade. Descrever a atuação com os escolares no município de Guapimirim, sob a supervisão da coordenadora do projeto "Apoiando a Amamentação na Baixada Fluminense" e sua equipe de bolsistas e voluntários, somado aos integrantes do projeto "Quando o Assunto é Prevenção: dialogando com os jovens acerca das infecções sexualmente transmissíveis", em parceria com o programa de Saúde Escolar de Guapimirim.**  Metodologia: **Trata-se de um estudo descritivo acerca de um relato de experiência na qual buscamos destacar a importância da associação dos projetos de extensão da UERJ no desenvolvimento de ações conjuntas. Realizamos atividades em escolas de Guapimirim para debater temas como: infecções sexualmente transmissíveis e prevenção da gravidez na adolescência. As informações foram compartilhadas com os escolares por meio de dinâmicas, jogos e encenações. **Resultados**: Os bolsistas e voluntários dos três projetos envolvidos nas atividades conheceram projetos que nunca tinham entrado em contato, adquiriram novos conhecimentos, aprenderam novas práticas educativas, tiveram a oportunidade de compartilhar informações diretamente ao público externo, o que contribuiu para a formação profissional de cada um deles. Os alunos das escolas de Guapimirim puderam compartilhar informações de maneira dinâmica, o que facilitou a troca de informações sobre os temas.  **Conclusão**: A interação dos projetos extensionistas contribui para a formação dos acadêmicos envolvidos e também para o compartilhamento de informações de uma maneira dinâmica e dialógica para a comunidade externa da UERJ.  Um processo no qual os "educadores" e os "educandos" são beneficiados.


Referências:
Charlot B. A Mobilização no exercício da profissão docente. Rev Contem Edu. 2012 Jul. 7(13):10-26. [Acesso 2016 Ago 29]. Disponível em: . Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012 [Acesso 2015 Out 25]. Disponível em: . Hack JR. Comunicação dialógica na educação superior a distância: A importância do papel do tutor. Signo pensam. 2010 Jun. 29(56): 114-123. [Acesso 2016 Ago 29]. Disponível em: Scherer ZAP, Scherer EA, Carvalho AMP. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Rev. Latino em Enfermagem. 2006 Mar. 14(2):285-91 – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. 2006.[Acesso 2017 Ago 20]. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2294/2423 Silva KMC, Corrêa AK. O trabalho em grupo: Vivências de Alunos em Enfermagem. Trabalho de Iniciação Científica - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Rev. Bras. Enferm.. Brasília. 2002 Ago.55(4): 460-465. [Acesso em 2016 Jul 28]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v55n4/v55n4a18.pdf