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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1833675

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1833675

PENSAMENTO CRÍTICO NA ENFERMAGEM: REFERENCIAIS TEÓRICOS E INSTRUMENTOS PARA SUA AVALIAÇÃO

Autores:
Lucas Henrique Roso ; Carolina Giordani da Silva ; Fernando Riegel

Resumo:
**Introdução:** o pensamento crítico (PC) é considerado uma competência a ser adquirida ou aperfeiçoada durante o processo de formação de estudantes de enfermagem. Nesse contexto, destacam-se no Brasil as Diretrizes Curriculares Nacionais1, pelo fato de determinarem que o ensino deve ser crítico, reflexivo e criativo. Tendo assim como propósito formar enfermeiros capazes de intervir nas diferentes realidades e contextos de saúde. Assim destaca-se, o PC enquanto competência dos profissionais de enfermagem, sendo essencial para a tomada de decisão acurada. Constata-se na literatura diferentes referenciais teóricos e instrumentos aplicados para a avaliação dessa habilidade no ensino e na prática clínica, visando o desenvolvimento de práticas de enfermagem seguras, resolutivas e bem-estruturadas com vistas ao alcance de melhores resultados2,3. Frente a isso, não se deve perder de vista que, antes de se desenvolver o PC, é necessário identificar o nível de pensamento encontrado e quais as habilidades que precisam ser qualificadas ou desenvolvidas. Diante deste desafio, podem-se utilizar os instrumentos de mensuração valiosos disponíveis na literatura. E a aplicação desses instrumentos deve servir de ponto de partida para se intervir de modo preciso e com as inúmeras estratégias capazes de desenvolvê- lo. **Objetivos:** identificar referenciais teóricos e instrumentos para a avaliação do pensamento crítico, a fim de embasar a prática e estudos na enfermagem. **Descrição metodológica:** revisão integrativa, com busca de artigos científicos nos idiomas português, inglês e espanhol, nas bases de dados LILACS, SCIELO, IBECS, MEDLINE/PubMed e SCOPUS, utilizando os descritores: “pensamento”, “ensino” e “enfermagem” ou os respectivos termos em inglês. Encontraram-se 3147 artigos; foram selecionados 23 artigos publicados entre 2010 e 2015. **Resultados: **14 (60,2%) estudos analisados utilizaram o referencial de Facione para o embasamento das pesquisas, seguido pelos referenciais de Ennis com 6 (26%); Scheffer e Rubenfeld com 4 (17%); Paul, Elder e Bartell com 4 (17%) e Alfaro- Lefevre com 3 (13%). Constatou-se que o referencial teórico de Facione embasou a maior parte das pesquisas analisadas3. No que se refere à avaliação do PC, esta se dá pelo uso de instrumentos e estratégias criados especificamente para este fim; pela observação em ambientes da prática; por meio de metodologias para solução de problemas utilizando casos clínicos; a partir da análise de portfólios e de mapas conceituais. Autores recomendam avaliar o PC utilizando-se mais de uma estratégia; além disso, orientam que a avaliação seja realizada em momentos distintos. Ennis defende que se podem encontrar instrumentos de avaliação de dois tipos: os que vão ao encontro de mais de uma competência do PC; e aqueles que se dirigem apenas a uma competência específica do PC3. Dos instrumentos citados para avaliação do PC, encontrados nos estudos analisados, estão:_ California Critical Thinking Skills Test (21%); Watson – Glaser Critical Thinking Appraisal (17%); California Critical Thinking Disposition Inventory (17%); Ennis Weir Critical Thinking Essay Test (13%);Cornell Critical Thinking Test (13%);Prova de Pensamento Crítico de Santiuste Bermejo, Ayala, Barriguete, Garcia, González, Rossignoli & Toledo (2001) (4%); Teste de Pensamento Crítico Pencrisal (4%); Real – World Outcomes (4%)_3_. _Com relação às dimensões que constituem os instrumentos, bem como sua relação com às habilidades de PC, pode-se destacar que os três primeiros instrumentos mais citados concentram sua avaliação nas habilidades cognitivas de pensamento crítico, porém o instrumento _California Critical Thinking Disposition Inventory_ presente em (17%) dos estudos analisados está constituído pelos três grupos de habilidades de PC ainda que com pouca ênfase nos hábitos da mente. Nessa direção, torna-se fundamental buscar na literatura instrumetos que sejam capazes de avaliar o PC holístico, ou seja, para alem das evidências e que sejam estruturados com ênfase nas três dimensões do PC para desta forma avaliar holísticamente os estudantes e profissionais de enfermagem. Diante do desafio de avaliar o PC holisticamente é preciso inovar, incluindo-se novas tecnologias no ensino, desenvolvendo o pensamento dos profissionais que realizarão intervenções no dia a dia e na reabilitação da saúde das pessoas, compreendendo-as e cuidando-as como o ser holístico que são. Como desafio e proposta de inovação deste estudo – e que não se evidenciou nos estudos analisados –, destaca-se a necessidade de se romper com o paradigma biomédico com base em evidências clínicas, abordando um cuidado holístico que pressupõe enfermeiros capazes de pensar também de maneira holística na aplicação do cuidado. Diante disso, faz-se premente o desafio de ensinar a pensar, não pressupondo abordar somente o pensar de forma lógica e linear, mas um pensar ampliado, holístico, dinâmico, sensível, compreensível, humano, intuitivo e com ênfase nos hábitos mentais. Esse pensamento holístico permitirá considerar todas as dimensões humanas envolvidas no ato de cuidar4,5. No referencial de Facione, autor de maior evidência nos estudos selecionados, encontra-se a definição de pensamento crítico holístico (PCH) como o pensar com qualidade, ou seja, é o processo de julgamento centrado em decidir no que acreditar ou no que fazer; para isso, o pensador crítico não deve ser negativo ou cínico, mas pensativo ou reflexivo e equilibrado, exigindo das pessoas expressar algum tipo de razão ou base para o que quer que esteja dizendo4,5. **Conclusão: **dos estudos analisados prevaleceu o referencial de Facione em (60%) dos estudos analisados. Dos instrumentos de avaliação, houve destaque para o :_ California Critical Thinking Skills Test (21%); Watson – Glaser Critical Thinking Appraisal (17%); California Critical Thinking Disposition Inventory (17%). _Em relação às habilidades de pensamento crítico, a maior parte dos instrumentos concentram a avaliação nas habilidades cognitivas de pensamento crítico, porém o _California Critical Thinking Disposition Inventory _foi o unico instrumento que abordou em sua estrutura as habilidades cognitivas, comprotamentais e hábitos da mente, ainda que com pouca ênfase nos hpabitos mentais de PC.  **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **permitir aos enfermeiros a reflexão acerca do vasto aparato de referenciais teóricos e instrumentos capazes de mensurar o PC, o que contribui sobremaneira para a educação em enfermagem, com vistas à formação de enfermeiros que aprendam a pensar sobre o pensar e com qualidade. Espera-se, com isso, que se tornem críticos, reflexivos, éticos genuinamente; capazes de tomar as melhores decisões no processo diagnóstico de enfermagem; comprometidos com a saúde da população brasileira e preparados para enfrentar os desafios que estão postos em nossa sociedade.


Referências:
1. Go AS, Mozaffarian D, Roger VL, Benjamin EJ, Berry JD, Blaha MJ, et al; American Heart Association Statistics Committee and Stroke Statistics Subcommittee.Heart disease and stroke statistics--2014 update: a report from the American Heart Association. Circulation. 2014;129(3):28-292 2. Yancy et al. ACCF/AHA Heart Failure Guideline. Circulation. 2013;128: 240-327. 3. DATASUS, IBGE, et al. Informações de saúde. 2017. 4. Brasil, Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde-DATASUS, 2017. 5. Pelegrino FVM, Nascimento SL, Kiyomi FR, André S, Aparecida RL, Spadoti DRA. Autocuidado, senso de coerência e depressão em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca descompensada. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2015 June ; 49( 3 ): 387-393.