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1811294 | VISITA MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO AO CÂNCER E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | Autores: Julio Cesar Bernardino da Silva ; Diego Augusto Lopes Oliveira ; Francisco Stelio de Sousa ; Vanessa Juvino de Sousa |
Resumo: ** 1. INTRODUÇÃO**
A residência multiprofissional é uma modalidade de pós-graduação voltada para
educação em serviço, destinada às categorias profissionais que integram a área
da saúde, excetuada a área médica1,2. O propósito do fortalecimento e
disseminação destes programas pelo país se deu como forma de criar estratégias
para formar profissionais aptos para trabalhar em consonância com o Sistema
Único de Saúde (SUS), na busca do atendimento de necessidades loco-regionais
definidas e relacionadas às deficiências apresentadas2.
A formação de profissionais em oncologia desenvolve conhecimento e prática
alinhados as necessidades do indivíduo com câncer, pautadas no fortalecimento
do cuidado essencial e baseado em evidências. Essas ações necessitam de
direcionamento contínuo e sistematizado agrupando saberes e otimizando
intervenções para redução do sofrimento e manutenção do bem-estar ao indivíduo
em situação de impossibilidade de cura ou em terminalidade3.
Na atenção a esses pacientes, a prática da visita multiprofissional fortalece
o vínculo e promove a interação entre indivíduo e profissional de forma a
obter benefícios na condução da melhoria de sua qualidade de vida. Essa visita
é o momento onde os diversos profissionais expressam seu raciocínio crítico
acerca das avaliações desenvolvidas, tendo a enfermagem papel fundamental na
elucidação das necessidades de cuidado individual e familiar. Pautados nesta
discussão crítica, emerge a necessidade deste profissional utilizar
metodologias assistenciais próprias para demonstrar a capacidade de
contribuição no alcance de metas terapêuticas positivas3,4.
Nesse contexto, a utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem
(SAE) promove não só a aplicação da metodologia própria do cuidado pelo
enfermeiro, mas estabelece, ainda, a promoção de um cuidado individualizado e
programado para as necessidades específicas do paciente oncológico5.
**2. OBJETIVO**
Relatar a experiência do uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem
nas visitas multiprofissionais a pacientes de atenção ao câncer e cuidados
paliativos.
**3. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA**
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciada por
residentes de enfermagem e tutor, em um programa de pós-graduação lato sensu,
na modalidade residência multiprofissional em atenção ao câncer e cuidados
paliativos, no interior do estado de Pernambuco, no ano de 2016. A residência
é fruto de parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), sendo uma
ação pioneira ofertada por instituição privada de ensino superior1.
Ressaltamos que não houve necessidade de submissão ao Comitê de Ética na
Pesquisa (CEP) por se tratar de um relato de experiência com uma proposta de
contribuição para utilização deste método na avaliação de pacientes em um
serviço especializado.
** 4. RESULTADOS**
A atividade de visitação tem seu desenvolvimento através de abordagem aos
pacientes com característica crítica, além de fazer parte do escopo de
formação na vivência em serviços hospitalares. Esta foi incorporada de forma
semanal e orientadas por tutor especialista na área de atenção ao câncer. O
objetivo é de reunir informações clínicas dos pacientes e permitir uma análise
de forma sistêmica para implementação de ações pautadas em suas necessidades,
reduzindo sinais e sintomas de gravidade e/ou sofrimento bem como que
oportunizem alcance de metas terapêuticas no enfrentamento das situações
clínicas vivenciadas.
Nesta oportunidade os profissionais desenvolvem avaliação clínica
compartilhada através da verbalização dos pontos críticos de sua investigação
e interpretação dos achados de forma a expressar sua real contribuição
enquanto categoria profissional. Para o enfermeiro a utilização de metodologia
própria de cuidado promove a individualização da atenção e fortalece o vínculo
deste com o paciente, respaldando sua prática junto as demais profissões e
estabelecendo conexões de contribuição e potencialização dos resultados na
cadeia terapêutica. Através do direcionamento da tutoria específica e da
pesquisa em fontes da literatura foi embasado Histórico de Enfermagem à luz da
Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, que oportunizava a
coleta de dados clínicos e interpretação desses achados e consequentemente
elaborar em taxonomia própria de enfermagem os Diagnósticos de Enfermagem pela
NANDA. Desta forma, foi possível a construção do planejamento de cuidados,
expressando os problemas reais e potenciais durante a hospitalização e
articulando os saberes na instrumentação de ações com aporte
multiprofissional.
Ao longo da sua utilização, o histórico passou por adaptações e, com isso,
permitiu melhor articulação da comunicação e interligação dos saberes dos
profissionais ao ponto de, a partir do histórico de enfermagem, ser elaborado
documento de consulta e avaliação/acompanhamento multiprofissional, com
indicadores de saúde que podiam favorecer, também, às demais atuações da
equipe multiprofissional. Ressalte-se que tais dados deveriam embasar a
avaliação e nortear a implementação do cuidado, permitindo sua leitura e
interpretação à luz dos diversos saberes. Desse modo, foi otimizado o
direcionamento das visitas a objetivos palpáveis, cujos benefícios se
apresentaram na redução do tempo da visita multiprofissional e consequente
diminuição do tempo de exposição do paciente, além de oportunizar uma dinâmica
necessária para a avaliação coletiva.
** 5. CONCLUSÃO**
A partir da experiência em utilizar este instrumento da SAE como ferramenta
orientadora, os enfermeiros residentes e o tutor perceberam ganhos na formação
do residente por permitir a realização de intervenções pautadas nas respostas
clínicas e respaldadas em referenciais teóricos próprios de Enfermagem,
reduzindo assim o empirismo e fortalecendo a prática científica e baseada em
evidências. Na formação multiprofissional traz contributos por permitir
padronização na comunicação integrada e construção de instrumentos norteadores
para fortalecimento da cadeia terapêutica com metas comuns às diversas
categorias, oportunizando assim resultados positivos na atenção a pacientes
com inúmeras particularidades como os de atenção ao câncer e cuidados
paliativos.
**6. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM**
Refletir sobre as estratégias de planejamento e metodologias de cuidado
oportuniza uma expansão nas possibilidades de atenção à saúde dessa clientela.
O conhecimento das etapas da SAE a profissionais de outras categorias
potencializa o modelo de cuidado, fortalece as intervenções através de
práticas multiprofissionais pautadas em conhecimento científico e planejadas a
partir de metas reais e benéficas na atenção ao paciente e seus familiares.
Referências: 1 - Nóbrega MML. Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para clientes hospitalizados nas unidades clínicas do HULW/UFPB utilizando a CIPE®. João Pessoa: Ideia, 2011.
2 - Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008 out-dez; 17(4):758-64.
3 - Carvalho CMG, Cubas MR, Nóbrega MML. Brazilian method for the development terminological subsets of ICNP®: limits and potentialities. Rev Bras Enferm. 2017; 70 (2): 430-435.
4-Nóbrega MML; Cubas MR; Egry EY; Nogueira LGF; Carvalho CMG; Albuquerque LM. Desenvolvimento de subconjuntos terminológicos da CIPEÒ no Brasil. In: Atenção Primária em Saúde. Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. Rio de Janeiro: |