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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1782496

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1782496

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Autores:
Maria Lígia dos Reis Bellaguarda ; Bruna Pedroso Canever ; Ariane Thaise Frello Roque

Resumo:
**Introdução **O ensino hoje passa por inúmeros desafios, um que podemos destacar como fundamental é a forma de cativar e despertar o interesse dos estudantes em serem protagonistas do seu próprio processo educativo. Com as tecnologias, possibilitando o acesso ilimitado a todas informações não é mais possível pensar em uma aula tradicional e apenas técnica, é necessário que os docentes trabalhem numa perspectiva transformadora, que desenvolva competências como espírito de grupo, inovação, criatividade, conhecimento interdisciplinar e prático1. Nesta perspectiva, as metodologias ativas de aprendizagem propõem uma concepção educativa que auxiliam docentes e discentes a refletir e agir no próprio cotidiano no intuito de solucionar problemas de maneira criativa e voltado a especificidade de cada realidade. **Objetivo: **Relatar a experiência de uma aula baseada em uma estratégia de metodologia ativa para o ensino de Pesquisa Qualitativa em Saúde em disciplina do curso de Residência Multiprofissional em Saúde. **Método:** Esta atividade foi composta por 36 profissionais matriculados na Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Aconteceu em uma aula sob a temática Pesquisa Qualitativa para a construção dos projetos de pesquisa. Com o intuito de planejar uma aula que estimulasse os estudantes a pensar na pesquisa em uma perspectiva que fosse mais prática e estimulasse a criatividade. O tema da aula era sobre “Projeto de pesquisa qualitativa e seus elementos” para o primeiro momento foi proposta uma dinâmica intitulada “Escravos de Jó”. A turma foi dividida em 6 grupos com 6 participantes cada, orientado sobre a dinâmica, a música e a distribuição do conjunto de cinco almofadinhas, para que iniciassem o movimento do jogo “Escravos de Jó”. A finalidade foi a de refletir o desenvolvimento de um projeto de pesquisa no qual é necessário a sincronia, a objetividade, a criatividade, a concentração e a flexibilidade. Na aplicabilidade desta dinâmica os participantes em seus grupos treinavam o jogo clássico do “escravos de jó”, apresentavam-se grupo a grupo. Numa segunda fase da atividade, cada grupo teria que mudar o ritmo e a estratégia do jogo, apresentaram-se novamente. A atividade foi o ponto de partida para a explanação teórica da construção de um projeto de pesquisa. Os alunos apresentaram-se leves, concentrados, alegres, criativos, flexíveis com as dificuldades dos membros do grupo e vibrantes com os resultados alcançados. Logo após esse momento, iniciou-se o processo análogo entre a dinâmica e as etapas da construção de um projeto de pesquisa e, mediada por exemplos práticos e indagações aos residentes sobre aspectos que envolviam o cenário de atuação dos mesmos e possíveis objetos de pesquisa para cada um. O encontro didático finalizou com o preenchimento de uma avaliação sobre a aula e percepções dos residentes. **Resultados:**** **A relação entre a sociedade e a educação, de acordo com as ideias Freirianas é uma prática para a liberdade2. Deste modo, a educação é libertária, incentiva à mudança e possibilita que os sujeitos envolvidos transformem sua realidade a partir do conhecimento e da reflexão. Diante do que, a aplicabilidade de competências metodológicas e tecnológicas a partir do conhecimento dos princípios da pesquisa científica, nesta experiência, qualitativa e os elementos constitutivos foi a principal finalidade da metodologia ativa aplicada. A trajetória pedagógica pautou-se em a partir da experiência de uma brincadeira infantil para promover a ação-reflexão-ação3. O processo de analogia entre a dinâmica e o ensino aprendizagem na organização do projeto de pesquisa e seus elementos trouxe a interrelação alegria/criatividade na busca do tema de estudo; os equívocos na passagem das almofadas/concentração reflete a disciplina para o alcance do objetivo a ser buscado; o ritmo sincrônico da musicalidade e do exercício/ a coerência e método de delineamento da pesquisa. E por fim, a compreensão e resolutividade coletiva nas adversidades/ flexibilidade na realização das etapas e assumir as fragilidades e enaltecer as potencialidades. Nesta perspectiva o processo de ensino-aprendizagem se fez dialogicamente, partindo de uma realidade lúdica, que mostrou a necessidade de vinculação entre os membros do grupo, aluno/aluno/professor/professor/aluno para a produção. Os residentes se mantiveram ativos, questionadores e entusiasmados com a proposta de ensino e avaliaram a atividade como divertida, metodologia que possibilitou a descontração para a produção de projeto de pesquisa, o compartilhamento de conhecimento e experiências e a oportunidade de diferentes modos de expressão. **Conclusão: **Estratégias dinâmicas e diferenciadas para a abordagem de temas para o processo ensino-aprendizagem requerem objetivos bem definidos e integrados ao conteúdo a ser ministrado. A partir da avaliação realizada a experiência foi positiva e que a metodologia ativa contribuiu com o processo de construção do conhecimento para elaboração dos projetos de pesquisa do grupo participante. **Contribuição para a Enfermagem:** Exercício para a organização do trabalho em grupo** **e da pesquisa nos campos de prática profissional. Os residentes são profissionais que interagem no processo de trabalho, criam e necessitam do aprendizado na construção de projetos que qualifiquem e documentem seus fazeres. Contribui para a formação consciente, para o trabalho colaborativo e compartilhado em saúde.


Referências:
1 . Silva AM, Matuhara AM, Vicentin AH, Machado AF, Freitas CB, Silva CPR, et al. Diretrizes práticas para terapia infusional. São Paulo, 2013. [Cited 2017 Abr 10]. 2 Infusion Nurse Society. Infusion Therapy Standards of Practice, 2016.