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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1753378

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1753378

O USO DE PORTFÓLIOS REFLEXIVOS NO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Lisbeth Lima Hansen ; Ilse Sodré Motta ; Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes

Resumo:
**O USO DE PORTFÓLIOS REFLEXIVOS NO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.** _Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes1_, Ilse Sodré Motta2 e Lisbeth Lima Hansen3. **Introdução:** O uso de metodologias ativas tem sido largamente utilizado no ensino de graduação em saúde, trazendo o aluno para o centro do processo de ensino-aprendizagem. Docentes do Grupo de Estudos em Teorias e Sistematização da Assistência de Enfermagem (GETSAE)1, da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas, propuseram uma nova abordagem para o ensino da disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), dentro de uma perspectiva ativa de ensino, e assim buscou romper com uma metodologia tradicional, caracterizada pela retenção de informações, conteúdos fragmentados e desarticulados.   O uso de portfólios no ensino de graduação, é um recurso mediador do processo ensino-aprendizagem de maneira gradual, progressiva e emancipatória2. A disciplina trouxe uma abordagem teórica fundamentada na espiral construtivista, dentro de uma dinâmica ativa, reflexiva e participativa, pois promove o desenvolvimento da autonomia, da reflexão, da busca do conhecimento, a escuta do outro, valoriza o conhecimento prévio e as experiências, a busca de novas informações, a articulação de saberes, estimula uma relação de efetividade entre aluno-docente, estimula uma reflexão crítica, transformadora e adaptabilidade à novas situações que emergem3. O presente relato apresenta a experiência deste grupo de docentes e traz reflexões importantes quanto a desconstrução de um modelo engessado de ensino da SAE e contribuições para um despertar coletivo de professores e alunos. **Objetivo:** Relatar a experiência docente no uso de portfólios reflexivos no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem. **Descrição metodológica:** O ensino da SAE na graduação, da Escola de Enfermagem de Manaus, foi conduzido pelos docentes do Grupo de Estudo em Teorias e Sistematização da Assistência de Enfermagem (GETSAE), o qual propôs uma abordagem ainda não apresentada na história da disciplina de SAE. A proposta em se trabalhar dentro de uma abordagem ativa de ensino, vem confrontar o ensino tradicional, caracterizado por retenção de informações, conteúdos fragmentados e avaliações que exigem memorização, levando os alunos à uma postura passiva, pouco crítica e desmotivadora. Diante desse cenário, o grupo de docentes, conduziu o programa de ensino da disciplina de SAE, dentro de uma concepção educacional, a qual colocou os estudantes como os principais agentes na construção do próprio processo de aprendizagem. A ferramenta utilizada para prover a autonomia do aluno nesse processo foi o portfólio reflexivo; as orientações quanto à elaboração do portfólio foram explanadas no primeiro encontro com a turma. Foi apresentado a definição de portfólio reflexivo, questões a serem feitas (a si mesmo) para a construção do processo de reflexão: O que aprendi com essa experiência? (relacionar as experiências em uma perspectiva pessoal e coletiva); Que experiências novas estou levando? O que é que faço ou farei de maneira diferente do que fiz até aqui? Perguntas relacionadas à unidade curricular: Quais as dificuldades e facilidades deste conteúdo/assunto?; Como eu gostaria que fosse feito?; O que ou como eu gostaria de fazer de maneira diferente?; O que gostaria de ter feito e não fiz? Foram também motivados a apresentar imagens fotográficas dos momentos vivenciados em sala de aula, referências de artigos, mapas conceituais, mapas mentais, imagens, letras de músicas e poesias (que tenham relação com o assunto). Os critérios avaliativos utilizados foram: formato de apresentação, criatividade, organização, fundamentação teórica, qualidade das reflexões e da auto-análise quanto a autonomia no aprendizado e pontualidade. Os portfólios eram construídos após cada aula semanal e posteriormente analisados pelos professores e devolvidos com as observações, como um _feed-back_. As devoluções dos professores tinham como finalidade estabelecer uma comunicação fundamentada na literatura, esclarecendo dúvidas, sugerindo novas leituras, fortalecendo e estimulando novas reflexões acerca dos temas abordados nas aulas. **Resultados**: Os docentes puderam observar uma maior motivação dos alunos, bem como a desmistificação da disciplina como algo difícil, complexo e intransponível, sentimentos declarados logo no primeiro encontro com a turma. Fatos esses corroborados pela iniciativa dos alunos em criar uma Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem. Foi possível também identificar, a articulação teórico-prática demonstrada por meio da apresentação de estudos de caso clínicos, resultantes do módulo prático, com a aplicação do processo de enfermagem. A identificação da manifestação do desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo nos registros acadêmicos, foi perceptível, pois suas falas expressaram o entendimento da articulação das etapas do Processo de Enfermagem, além de perceberem a importância do método para o reconhecimento e autonomia dos enfermeiros em sua práxis. **Conclusão: **A experiência do portfólio como ferramenta de avaliação formativa trouxe aos docentes momentos de reflexão e quebra de paradigmas, possibilitou um despertar para a busca de novas estratégias de ensino, que proporcionem estímulo ao pensamento crítico, motivação e maior autonomia do aluno na construção do seu conhecimento acerca da SAE. O uso do portfólio reflexivo permitiu uma maior integração aluno-docente, minimizando distâncias e potencializando a afetividade, cultivando um ambiente prazeroso e propcio ao aprendizado significativo. ** Contribuições ou implicações para a enfermagem**: O uso do portfólio reflexivo promove a formação de um enfermeiro mais crítico-reflexivo, compromissado e motivado para a implementação da SAE nos cenários de atuação. **Referências:** 1 Universidade Federal do Amazonas. Escola de Enfermagem de Manaus. Resolve recompor o Grupo de Estudo em Teorias e Sistematização da Assistência de Enfermagem com o objetivo de ser referência para as disciplinas do tronco profissional. Portaria no. 011/2014, de 16 de julho de 2014. Manaus/AM. 2 Sá- Chaves, I. S. C. Portfólios reflexivos: Estratégias de Formação e de Supervisão. 2a. ed. Aveiro: Universidade, 2004. 3 Lima, V.V. Constructivist spiral: an active learning methodology. Interface: Botucatu. 2017; 21(61): 421-34. **Descritores: **Metodologia ativa, Educação em Enfermagem, Processos de Enfermagem. 1Enfermeira, Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente na Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas. 2Enfermeira, Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Docente na Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas. 3Enfermeira, Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas.


Referências:
1.Chaimonwicz F. Saúde do idoso. NESCON/UFMG - Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. 2 ed. Belo Horizonte: Nescon UFMG, 2013.167 p. 2.Chimentão DMN, Domansk RC. Dermatite Associada à Incontinência: Recomendações baseadas em evidências. Rio de janeiro: Editora Rubio; 2012. 3.Domansk, RC, Borges, EL. Manual para Prevenção de Lesões de pele: Recomendações baseadas em evidências. Rio de Janeiro; Editora Rubio Ltda. 4.Nascimento D.C, Cunha C.V, Penna L.H.G, Suoza, N.V.D.O, Marques, G.S. Dermatite associada a incontinência na população idosa: uma revisão integrativa. Rio de Janeiro, v.15, n,1,jan/mar, 2016. 5.Rosa NM, Inoue KC, Silvino MCS, Oliveira MLF. Tratamento da dermatite associada à incontinência em idosos institucionalizados: Revisão integrativa. Rev Rene 2013; 14(5):1031-40.