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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1720421

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1720421

CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DE CUIDADO PARA O AUTOCUIDADO COM O PÉ DO DIABÉTICO

Autores:
Sônia Silva Alves ; Érika Tatiane de Almeida Fernandes Rodrigues ; José Luís da Cunha Pena ; Ellen Priscila Oliveira dos Passos ; Angel Tamna Souza de Souza

Resumo:
**CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DE CUIDADO PARA ****O AUTOCUIDADO COM O PÉ DO DIABÉTICO** **Introdução:** O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica, estudada e constatada como problema mundial de saúde, o que o caracteriza em emergência sanitária mundial para o século XXI, devido sua alta taxa de incidência, prevalência e de morbimortalidade1;2. No ano de 2015 as estimativas globais demonstraram que cerca de 425 milhões de pessoas em todo mundo na faixa etária de 20 a 79 anos têm diabetes e até o ano de 2045 esse número passará para 628,6 milhões de pessoas, um em cada dez pessoas adultas terão diabetes2.  Calcula-se que em todo o mundo há 212,4 milhões de pessoas com DM entre 20 a 79 anos de idade, no entanto, (50,0%) deste total não tem conhecimento do seu diagnóstico, ou seja, não sabem que tem a doença2. O desconhecimento do diagnóstico amplia a probabilidade de complicações agudas e / ou crônicas. Neste contexto, esse desconhecimento, contribui para aumentar a possibilidade de lesão nos pés, e ainda a maior parte das pessoas com DM desconhecem o evento pé diabético, tida como uma das complicações mais severas resultante da doença. Estima-se que 50% a 75% das amputações de membros inferiores são efetuadas em pessoas com diabetes e até 50% das amputações são passíveis de prevenção, desde que as pessoas sejam ensinadas sobre as medidas de cuidados preventivos com os pés e pratiquem esses cuidados diariamente3. A educação e suporte de autogestão da pessoa em curso são fundamentais para prevenir complicações agudas e reduzir o risco de complicações a longo prazo4.  Na área da saúde precisa e deve utilizar-se dos recursos tecnológicos [...] a tecnologia vista como resultado de um trabalho que envolve um conjunto de ações abstratas ou concretas que apresentam uma finalidade, nesse caso, o cuidado em saúde5 com os pés de pessoas com DM.  Neste sentido, foi observada a carência de materiais impressos ou em mídia eletrônica, desenhado pela enfermagem cujo foco estaria nas orientações que sirvam de subsídios para medidas de autocuidado com o pé das pessoas com DM. Daí a proposta de construção de uma tecnologia que contribuirá na educação e no cuidado com os pés, servindo como ferramenta de suporte na consulta de enfermagem, cuja intervenção será favorecer a utilização da tecnologia como estratégia para melhorar e incentivar os conhecimentos no autocuidado com os pés das pessoas com DM. **Objetivo Geral**: Construir uma tecnologia leve dura em forma de manual educacional e de cuidados para pessoas com Diabetes Mellitus relacionado aos cuidados com os pés, em parceria, com os participantes do Programa de Promoção da Saúde para Pessoas com Diabetes Mellitus, cuja finalidade de municiar para promoção da saúde dos pés e evitar a complicação pé diabético. **Descrição Metodológica:** Pesquisa do tipo estudo metodológico, cujos parceiros foram participantes do Programa de Promoção da Saúde para Pessoas com Diabetes Mellitus, na Universidade Federal do Amapá. Para coleta de dados foram utilizadas duas modalidades de entrevistas, a individual e a coletiva - grupo focal. As perguntas da entrevista individual e do grupo focal foram subsidiadas nas questões norteadoras do estudo: Como você cuida dos seus pés? Quais as condições que podem influenciar na realização dos cuidados com os pés? Quais orientações de cuidados com os pés você recebeu? Qual seu parecer: são ou não são apropriadas para o dia a dia? A entrevista individual forneceu dados básicos, possibilitou compressão de crenças, atitudes e motivações, relacionadas aos comportamentos das pessoas com DM sobre os cuidados com os seus pés. Foram realizados quatro encontros de grupo focal, com 09 participantes, 08 mulheres e 1 homem. Para sustento da questão norteadora de cada grupo focal, elaboraram-se questões guias para que não se perdessem no momento da discussão o foco da temática central de cada encontro, e também como meio de explorar mais a questão norteadora. A análise de dados foi pela técnica análise de conteúdo do tipo temática. O estudo recebeu parecer consubstanciado do Comitê de Ética da Universidade Federal do Amapá número: 2.430.811. **Resultados: **Dos dados emergiram quatro categorias, foram elas: A- **Cuidados com os pés como meio de promoção da saúde,** possibilitou desvendar o saber dos parceiros, demonstraram que sabem os cuidados mais adequados para os pés, no entanto, não os realizam com a frequência devida, e quando o fazem ainda assim, realizam incompleto. B- **Condições que influenciam os cuidados com os pés**, estão diretamente relacionadas ao cotidiano vivido pelos parceiros, as quais se evidenciaram nos comportamentos adotados e imaginados para o cuidado com os pés, a preguiça, a pressa, o esquecimento, marcam o cotidiano desses parceiros. C - **Orientações de cuidados com os pés** se assemelham a categoria A, o que evidenciou que há informações acumuladas e quando requisitadas se expressam, no entanto, na prática não acontecem completamente, necessitando de maior tempo para educação em saúde na tentativa de estabelecer a prática das informações retidas. D - **Pareceres sobre as orientações** os diferentes conteúdos teóricos observados nas categorias A e C, receberam pareceres que são passiveis de aplicação no dia-dia, mas requer criação de hábitos para prática das orientações. A partir das categorias, os parceiros foram estimulados a desenhar ilustrações e selecionar textos para construção da tecnologia.** Conclusão: **Foi evidenciado grau significativo de conhecimento dos parceiros do estudo relacionado ao tema, assim como a disposição para executar o autoexame e o autocuidado com os pés. Sobre a prática do autocuidado com os pés, constatou-se que alguns cuidados importantes que não eram executados ou eram feitos de forma incompleta, estavam relacionados com a falta de compreensão das informações oferecidas, mas, durante os encontros do grupo focal, foram trabalhadas de forma a promover estes esclarecimentos. Assim foi possível construção da tecnologia proposta do estudo em questão. **Implicações para enfermagem: **entende-se ser indispensável para a enfermagem aprofundar o conhecimento sobre a construção de tecnologias educacional e de cuidados que fundamente e oriente sua prática clínica relacionada a promoção da saúde do pé da pessoa com DM num embasamento real e sensível de intervenções, para suporte de sua prática educativa-cuidativa.


Referências:
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília (DF), 9 nov. 2001. Seção 1, p. 37.