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1682329 | ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE DE DOCENTES DE ENFERMAGEM: SCOPING REVIEW | Autores: Andréa Tayse de Lima Gomes ; Manacés dos Santos Bezerril ; Flávia Tavares Barreto Chiavone ; Viviane Euzébia Pereira Santos ; Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador |
Resumo: **Introdução:** O processo ensino-aprendizagem apresenta-se em contínuo desenvolvimento em virtude das evoluções históricas e sociais. As interações humanas presentes nessa atividade também contribuem significativamente para essas mudanças devido às vivências/experiências específicas de cada individuo nesse seguimento1. Para favorecer tal processo, o professor pode associar o método tradicional com o uso de metodologias ativas, na possibilidade de apresentar uma abordagem libertadora, reflexiva, produtiva e questionadora para com os alunos mediante os conteúdos abordados2,3,4,5. Nessa perspectiva de atualizar o pensamento, almejar conteúdos contemporâneos e fundamentais para o meio acadêmico e, consequentemente, profissional, no que concerne ao âmbito da saúde, tem-se a segurança do paciente (SP) como exemplo de temática, que deve ser abordada como disciplina especifica e/ou temática transversal, no intuito de facilitar a compreensão dos alunos acerca desse assunto e de sua importância na prática profissional, além de potencializar sua formação e fornecer uma assistência de maior qualidade e segura3. Nessa circunstância, a enfermagem se destaca em razão do quantitativo de profissionais e por ter uma atuação direta com os pacientes em todos os níveis de complexidade1. **Objetivo:** Identificar e mapear as estratégias para o ensino da segurança do paciente utilizadas pelos docentes de enfermagem. **Descrição metodológica:** Trata-se de uma _scoping review, _construída a partir de um protocolo composto por seis etapas: 1) identificação da questão de pesquisa; 2) busca dos estudos; 3) seleção dos estudos relevantes; 4) extração dos dados; 5) análise e síntese dos dados e 6) divulgação dos resultados. Quanto à seleção dos estudos, foram incluídos aqueles que versam a respeito das estratégias de ensino utilizadas pelos docentes de enfermagem sobre a segurança do paciente, disponíveis na íntegra. A coleta de dados ocorreu em abril de 2017 e resultou em uma amostra final de 18 estudos. Para a avaliação crítica das pesquisas, utilizou-se os indicadores a seguir: ano de publicação; país; objetivo do estudo; desenho metodológico; nível de evidência; população do estudo; nível de ensino;estratégia de ensino utilizada; e principais conclusões. **Resultados:** percebeu-se que 2014 (05;27,8%) foi o ano com maior número de publicação; entre os países de origem das pesquisas, os Estados Unidos da América (07;38,8%) obteve um quantitativo superior aos demais; a abordagem mais empregada foi a qualitativa (14;77,8%); quanto ao desenho metodológico, evidenciou-se o descritivo (13;72,2%); os trabalhos tiveram como cenário de pesquisa a graduação (17;94,5%) e envolveram tanto os discentes (16;80,0%) quanto os docentes (04;20,0%) dos mais variados cursos da saúde; das estratégias de ensino explanadas, apontou-se para 13 tipos, e as simulações de alta, média e/ou baixa fidelidade foram as mais utilizadas, seguidas das discussões, leituras, estudos de caso, palestras, aulas práticas, vídeos, _softwares_ (jogos e programas), _ProblemBased Learning_ (PBL), seminários, _role play_, internet e fluxograma. No que tange aos objetivos dos estudos, os mesmos resumem-se à análise e descrição do aprendizado dos discentes mediante a utilização de uma determinada estratégia de ensino, a identificação dos fatores que contribuem e/ou facilitam o uso de cada técnica, e a caracterização da estrutura curricular acerca da SP. Já as principais conclusões referem-se às melhorias geradas no entendimento da SP, as habilidades desenvolvidas pelos estudantes, as ações a serem tomadas a partir das dificuldades constatadas e o aprimoramento de outras, além da otimização inerente à estrutura curricular. **Conclusão:** Conclui-se que são várias as estratégias de ensino para com a temática da SP, mas as simulações de alta, média e/ou baixa fidelidade se destacaram entre os estudos selecionados por abarcarem resultados satisfatórios no processo didático-pedagógico quando implementadas, e ao serem associadas ao _debriefing _promovem benefícios a longo prazo no aprendizado do aluno e estreitam a relação com o professor. Ademais, apesar da diversidade de técnicas em prol do ensino da segurança do paciente ainda há desafios expressivos a serem superados, o que pode indicar a baixa valorização da temática nos centros educacionais ou até mesmo o desconhecimento de sua importância. **Contribuições para a enfermagem:** Este estudo fornece um norte para os docentes de enfermagem de como trabalhar a temática sobre a segurança do paciente para com os alunos de maneira dinâmica e atrativa, mediante o uso de diversas metodologias, e ao mesmo tempo ajudar no reconhecimento da importância desse assunto na sua formação profissional dos acadêmicos, a fim de contribuir na construção de enfermeiros capacitados em desenvolver uma assistência de qualidade e segura nos serviços de saúde.
Referências: 1- Santos CMA, Oliveira JDS, Lima SVMA, Santos AD, Góes MAO, Sousa, LB. Conhecimentos, atitudes e prática de homens sobre infecções sexualmente transmissíveis. Cogitare Enfermagem. 2018; 23(1).
2- Maciel ICF, Araújo TL. Consulta de enfermagem: análise das ações junto a programas de hipertensão arterial. Rev Latino-Am Enfermagem. 2003; 11(2): 207-214.
3- Garcia TR, Nóbrega MML. Classificação Internacional para a prática de enfermagem: inserção brasileira no projeto do Conselho Internacional de Enfermeiras. Acta Paul Enferm. 2009; 22(Esp): 875-879.
4- Garcia TR, organizadora. Classificação Internacional para a prática de enfermagem (CIPE). Versão 2017. Porto Alegre: Armed; 2018. |