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1637100 | CARACTERIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA FACULDADE DE SANTA CATARINA (FASC) | Autores: Tânia Rebello ; Soraia Geraldo Rozza Lopes ; Sabrina de Souza ; Helen Bruggeman Bunn Schmitt ; Amanda Peres da Silva |
Resumo: **Introdução:** As diretrizes curriculares para a graduação em enfermagem foram instituídas em 2001, descrevendo as obrigatoriedades, bem como as competências e habilidades que devem ser adquiridas pelos acadêmicos do início até a conclusão do curso (BRASIL, 2001). O Curso de Graduação em Enfermagem da FASC foi autorizado pela portaria 127, de 12 de Janeiro de 2011 e foi reconhecido pela portaria n° 495 de 29 de junho de 2015. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório e na Faculdade de Santa Catarina (FASC) é realizado na modalidade de monografia. As disciplinas de Metodologia do Trabalho Acadêmico e Métodos de Pesquisa são ministrados na modalidade ensino à distância durante o decorrer do curso. Já as disciplinas sobre o trabalho acadêmico são ministradas presencialmente na 7º e 8º fase, disciplinas essas que auxiliam o aluno na construção e operacionalização do TCC. A partir dos questionamentos dos alunos e professores sobre quais as temáticas pesquisadas como foco do TCC é que surgiu o interesse por esse estudo.**Objetivo:** Identificar as áreas de conhecimento dos trabalhos de TCC dos alunos do Curso de graduação em enfermagem da FASC. **Método:** O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2010). A pesquisa bibliográfica como outras formas de pesquisa deve seguir etapas pré-estabelecidas para seu efetivo cumprimento, são elas: a) Elaboração do tema; b) Levantamento bibliográfico preliminar; c) Formulação do problema; d) Elaboração do plano provisório de assunto; e) Busca das fontes; f) Leitura do material; g) Fichamento; h) Organização lógica do assunto; i) Redação do texto (GIL, 2010). Foram coletadas as temáticas dos trabalhos de conclusão de curso no período de 2014 a 2016. Esse acervo de trabalhos foi encontrado na biblioteca da instituição e na coordenação do curso, pois somente os trabalhos que obtiveram nota acima de nove são disponibilizados na biblioteca. Foram selecionados todos os TCC’s no período de 2014 a 2016. Para extração dos dados foi realizado a leitura na íntegra de todos os trabalhos de conclusão de curso (TCC’s), e foram organizadas as informações através de fichamentos. Foram construídas tabelas, na qual foram descritos os seguintes itens: autores, nome do orientador, ano, título do estudo, objetivo, tipo de pesquisa, resultados. Por ser o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) que fomenta a pesquisa científica no Brasil, optamos por utilizar a tabela de áreas do conhecimento referentes à pesquisa em enfermagem como forma de classificar as áreas de conhecimentos dos TCC’s produzidos na instituição. O CNPq considera a grande área como Ciências da Saúde e as subáreas da enfermagem são: Enfermagem Médico Cirúrgica, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem de Doenças Contagiosas e Enfermagem em Saúde Pública. Foi realizada uma análise descritiva dos dados encontrados. **Resultados/ Discussão:** Foram encontrados 46 TCC`s no período de 2014 a 2016. A Enfermagem Médico Cirúrgica foi à área de conhecimento mais utilizada como temática para a realização do TCC, com nove estudos, os temas abordados foram: paciente em terapia intensiva, Alzheimer, doença de crohn, exame de colonoscopia, Parkinson, dentre outros. Outro item importante que devemos destacar é a diversidade dos temas nesta área, não havendo duplicidade de temas. A Enfermagem em Saúde Pública obteve oito trabalhos que estavam relacionadas à consulta de enfermagem, visitas domiciliares, acolhimento. A área do conhecimento de Enfermagem Obstétrica foi à terceira área escolhida, totalizando sete estudos, abordando temáticas como aleitamento, pré-natal, parto e cuidados do pós-parto. A quarta área do conhecimento foi a Enfermagem Psiquiátrica com seis trabalhos. Destacamos que a área com a menor escolha para realização do TCC foi a Enfermagem Pediátrica com apenas dois trabalhos. No ano 2016/1 os resultados encontrados foi homogêneo se comparado aos outros semestres, às áreas Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem Obstétrica e Enfermagem Médico Cirúrgica foram escolhidas em dois trabalhos cada, os outros anos avaliados foram encontrados diversos temas e houve uma maior discrepância nos áreas de conhecimento. Ao realizarmos a análise dos achados podemos observar que a Enfermagem Médico Cirúrgica é discutida ao longo do curso e apresentada de diferentes formas, em diversas disciplinas. Devemos levar em consideração que o conceito de Enfermagem Médico Cirúrgica é muito abrangente, por isso, tenha sido relacionado um número maior de trabalhos. A Saúde Pública no curso de Enfermagem na FASC é apresentada aos alunos em quatro semestres em disciplinas como: Políticas de Saúde, Políticas de Atenção à Saúde do Adulto, Enfermagem da Família, Políticas de Atenção à Saúde da Mulher e Políticas de Atenção à Criança e Adolescente. Uma questão importante e que deve ser levada em consideração ao avaliar essa área do conhecimento no curso de enfermagem da FASC, é que ela se faz presente em quatro semestres, no total de oito, ou seja, metade do curso o aluno tem contato com Saúde Pública, tornando essa área com maior familiaridade durante a graduação. A Enfermagem Obstétrica é discutida em uma disciplina no quinto período. Já a área do conhecimento Enfermagem Psiquiátrica tem várias disciplinas que discutem a temática, mas somente em uma disciplina é apresentado o conhecimento específico. **Considerações Finais:** Acreditamos que essa pesquisa possa nortear os alunos da FASC em suas escolhas relacionadas aos seus temas na realização dos TCC’s, assim como possibilitar melhor visualização dos professores e orientadores sobre as temáticas pesquisadas. Ao realizar essa pesquisa sobre os TCC`s, o que encontramos não foi somente às temáticas, mas também evidenciamos a trajetória de pesquisa do curso de enfermagem. Uma das inquietações que surgiu durante a pesquisa foi sobre o perfil do professor/orientador ser determinando na escolha do tema, por isso, sugerimos como objetos de estudo futuros, identificar se o professor/ orientador também é determinante na escolha do tema, uma vez que os professores tendem a orientar trabalhos mais envolvidos dentro da sua área de conhecimento. **Contribuições/implicações para a Enfermagem**: Uma das atribuições do enfermeiro em sua prática assistencial tem relação com a pesquisa, e sua formação profissional tem que trazer subsídios teóricos para a elaboração de pesquisas voltadas a sua prática diária, com objetivos de melhoria de seu saber fazer. Por isso, esse trabalho contribui para que sejam realizados novos avanços em relação a pesquisas e principalmente estimula os a busca de novas lacunas em relação ao cuidado profissional.
Referências: 1. Montera, M.W. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. II Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Aguda. Arquivo Brasileiro de Cardiologia. 2009;93(3 supl.3):1-65. 2. DATASUS. Informações de Saúde. Morbidade e informações epidemiológicas. [Internet]. 2017. Available from: http://www.datasus.gov.br. 3. Cavalcanti A.C.D., Correia D.M.S., Queluci G.C. A implantação da consulta de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca. Revista Eletrônica de enfermagem. [Internet]. 2009;11(1):194-9. 4. Carvalho, E.C., Cruz, D.A.L.M, Herdman, H. Contribuição das linguagens padronizadas para a produção do conhecimento, raciocínio clínico e prática clínica da Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2013; 66(esp):134-41. 5. NANDA International. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação, 2015 - 2017. Porto Alegre: Artmed, 2015, 448p. |