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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1636018

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1636018

FORTALECER A ENFERMAGEM POR MEIO DA INSTITUIÇÃO DE UM COMITÊ ESTUDANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Caroline Scola da Silva ; Priscila Pereira Carvalho ; Marinez Kellermann Armendaris ; Patrícia Barbieri ; Roger Aloy

Resumo:
**FORTALECER A ENFERMAGEM POR MEIO DA INSTITUIÇÃO DE UM COMITÊ ESTUDANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA**. _Priscila Pereira Carvalho1_  Patrícia Barbieri2  Roger Aloy3 Caroline Scola da Silva4 Marinez Kellermann Armendaris5 **Introdução.**Ao longo dos anos a Associação Brasileira de Enfermagem vem protagonizando uma série de movimentos científicos e sociais com vistas a estabelecer uma politica de formação profissional que promova a educação com qualidade, desenvolvimento ético, técnico científico, valorização profissional e o protagonismo da Enfermagem brasileira. No cenário contemporâneo, se faz necessário prensar e repensar a própria prática da enfermagem. A enfermagem constituída como prática está orientada ao cuidar do outro, a orientar o processo de cura, de autocuidado, de qualidade de vida1. Torna-se relevante repensar sobre sua trajetória, ea evolução da práxis profissional, de forma a olhar para o futuro vislumbrando as melhores ações/atitudes para a profissão.Conjecturar uma prática pedagógica que articule a educação e o trabalho, com compromisso e protagonismo ético-social, que desenvolva sujeitos sociais, parece ser um desafio que as entidades representativas vivenciam e que devem ser trabalhados com envolvimento de toda comunidade academica2. Nesse contexto os atores envolvidos na formação, atuação profissional e legislação,assumem papeis representativos para o ser, estar, pensar, fazer e transformar na Enfermagem3.Para tanto, o estudante de enfermagem, seja nível técnico ou superior necessita adolescer uma visão crítica da profissão, já que a prática de enfermagem norteia várias politicas universais em saúde, refletidas diretamente do agente do cuidado, que é o indivíduo/sociedade. Na enfermagem poucos estudos descrevem a trajetória dos movimentos estudantis e suas lutas, porém, o fortalecimento da profissão, perpassa pela formação de qualidade, co-responsabilizaçãopara uma práxis de qualidade, com visibilidade social, para que protagonismo se perpetueem diferentes cenários por toda a vida profissional.**Objetivos:** descrever a experiência de instituir um Comitê de Estudantes de Enfermagem junto à Associação Brasileira de Enfermagem-Seção Rio Grande do Sul (ABEn-RS). **Metodologia:** trata-se de um estudo de natureza descritiva, tipo relato de experiência, desenvolvido junto à Sede da ABEn-RS. **Aspectos Éticos:**Foram observadas as diretrizes propostas pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.**Resultados: **a partir das definições das diretrizes para a Gestão 2016-19 da ABEn-RS,criou-se internamente um movimento para implementar o Comitê de Estudantes de Enfermagem da Seção RS alinhado com o Estatuto da ABEn Nacional/20134 que prevê na Seção III Artigo 51 § 1° que “A Diretoria Nacional terá Comitês Temáticos, devendo junto a ela funcionar permanentemente o Comitê Estudantil e o Comitê de Técnico de Enfermagem, com seus respectivos coordenadores”. Definido o Regimento do Comitê, foi submetido em plenária estadual sua apreciação e posterior aprovação. Conforme Regimento, o Comitê instituído apresenta os seguintes objetivos: agregar os estudantes de nível superior e técnico em enfermagem para a reflexão contínua sobre a formação profissional; discutir e propor mudanças no ensino, pesquisa, e extensão em Enfermagem, corroborando no alinhamento para as Boas Práticas na formação em Enfermagem; desenvolver cenários de discussão sobre as Inovações e Tecnologias na Educação em Enfermagem e o reflexo na atenção á saúde em diferentes níveis assistenciais; encaminhar, a partir das reflexões e discussões dos grupos de trabalho, propostas e moções às Associações de Classe de Enfermagem em nível nacional e Escolas de Enfermagem do Rio Grande do Sul em nível superior e técnico e estimular o estudante a participar ativamente do seu processo de formação compartilhando experiências nas diferentes áreas de atuação profissional. Deverá ser composto por estudantes de nível superior e técnico em enfermagem devidamente associados, eleitos pelos seus pares, com vacância de dois anos. Será constituído por um estudante presidente; um vice-presidente e um secretário. Ao final do mandato, os estudantes envolvidos receberão certificação de participação na Entidade, o que potencializa o currículo profissional. O Comitê está vinculado diretamente à Presidência da ABEn-RS.   Publicada a Portaria de criação, foi divulgada junto a comunidade acadêmica através dos meios de comunicação, a criação do Comitê, e organizado o I Encontro de Estudantes de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção  Rio Grande do Sul, que tinha como escopo apresentar aos atores envolvidos os objetivos do Comitê e a realização da eleição dos membros efetivos previstos pelo Regimento. Desse modo, com a participação da Diretoria da ABEn-RS, docentes e discentes, de diferentes Instituições de Ensino da Grande Porto Alegre e Região Metropolitana, além, da participação dos representantes do Coren-RS e do Sindicato dos  Enfermeiros do Rio Grande do Sul, foi possível realizar a eleição dos membros efetivos e com a publicação da Portaria de Nomeação nº 3/ 2017, a ABEn-RS nomeava os pioneiros representes estudantis da Entidade, dando início a um processo promissor de envolvimento estudantil na enfermagem gaúcha. A partir da nomeação, o Comitê passou a se reunir mensalmente na Sede da ABEn-RS, inicialmente foi definido o Plano de Trabalho para 2018, estabelecimento de metas, estratégias de alcance das metas e responsabilidades. No momento, conforme ações previstas, o Comitê contando com o apoio daPresidênciae dos Departamentos Instituídos na Sede, está trabalhando na organização da I Semana Integrada da Enfermagem da ABEn-RS, evento alusivo a  79ª Semana Brasileira de Enfermagem.**Conclusão:**A experiência demonstra o fortalecimento da profissão e que o protagonismo da enfermagem perpassa pelo envolvimento estudantil. A formação na enfermagem precisa passar por uma prática pedagógica que articule o saber, o saber ser e o saber fazer e o compromisso ético-social do estudante, baseado em vivências de especificidades da realidade social do indivíduo inserido no seu contexto social.**Contribuições para a enfermagem:** esse relato de experiência descreve o movimento promovido pela ABEn-RSe visa contribuir para o pensar e repensar a Enfermagem em outras regiões do País, seja na formação ou práxis profissional. A criação do Comitê, objetiva fortalecer a profissão, contribui para instigar e estimular os estudantesde enfermagem a participarem ativamente no seu processo de formação, promovendo também o desenvolvimentode novas lideranças para a enfermagembrasileira, ação necessária para a promoção e o protagonismo da profissão.


Referências:
1. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) [Internet]. Piolho: pesquisador esclarece o que é a pediculose, doença provocada pelo inseto. Rio de Janeiro; 2014. [Acesso em: 28 de Fevereiro 2018]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/piolho-pesquisador-esclarece-o-que-e-pediculose-doenca-provocada-pelo-inseto. 2. Ministério da Saúde (Brasil). Pediculose da cabeça (piolhos). [Internet]. [Acesso em: 01 de março 2018]. Disponível em: . 3. Alves SN, Oliveira TR, Souza GC, Silva AF. Ações de educação e saúde relacionadas à pediculose na educação infantil. Revista Em Extensão. 2015; 14, (1), 126-133. 4. Ministério da Saúde (Brasil). Política nacional de atenção básica. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. 44 p. [Acesso em: 10 de Fevereiro]. 2018. Disponível em:. 5. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) [Internet].Resolução COFEN-358/2009. [Acesso em: 20 de Fevereiro 2018]. Disponível em: .