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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1617892

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1617892

TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: REFERENCIAL TEÓRICO E DIDÁTICO-METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ENFERMAGEM

Autores:
Andriela Backes Ruoff ; Silvana Silveira Kemper ; Barbara Letícia Dudel Mayer

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A Teoria das Representações Sociais (TRS) surgiu a partir da obra de Serge Moscovici intitulada _La psychanalyse: son image __et son public_, publicada na França em 1961. Anteriormente a ela, as representações coletivas já estavam sendo estudadas pelo sociólogo Émile Durkheim, que influenciou significativamente para a construção da TRS. Esta teoria enfrentou resistência no meio acadêmico por ter provocado ruptura com os parâmetros orientadores da Psicologia Social, permanecendo desprestigiada durante um longo período. Entretanto, entre o final dos anos 1980 e início da década de 1990, principalmente devido aos abalos vividos pela tradição positivista e cartesiana, a TRS vem oferecendo, no campo das Ciências Sociais Aplicadas e na área Educacional, novas possibilidades para trabalhar com a diversidade social e a complexidade da educação e do contexto escolar na sociedade contemporânea. Constitui-se assim, como um valioso referencial teórico e didático-metodológico para o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas em diferentes domínios do saber (SANTOS, 2013). A TRS pode ser utilizada quando há intenção de compreender o conjunto de opiniões, crenças ou valores que são socialmente construídos em grupos delimitados no que diz respeito a um determinado objeto de investigação, como uma estratégia de apropriação dos grupos para orientar e/ou justificar as tomadas de decisão em relação a esse objeto. Ela permite emergir concepções, discursos, reflexões e significados sobre diferentes fenômenos resultantes de experiências e relações concretas vivenciadas pelos sujeitos sociais no cotidiano. Toda representação é de alguém tanto quanto de alguma coisa, configurando-se como uma forma de conhecimento por meio da qual aquele que conhece se substitui no que é conhecido (MOSCOVICI, 2003). Deste modo, a Representação Social (RS) é teoria coletiva destinada à interpretação e à intervenção no real, indo além do que é imediatamente dado acerca da classificação de eventos e fatos sociais. Na enfermagem, a TRS proporciona construção de conhecimento com amparo teórico e metodológico, visto que, parte da exploração dos objetos afeitos à saúde e ao cuidado, de si e de outros, em diversos campos de práticas e contextos de atuação.Estudar TRS como referencial teórico e didático-metodológico seja para o processo de ensino-aprendizagem, seja para, o processo de cuidado, ou pesquisa acadêmica na enfermagem oportuniza compreender as representações construídas sobre o cuidado, permite conhecer os sentidos que a ele se atribuem, a realidade material que lhe serve de referência, as atitudes e as opções das pessoas pelos caminhos que seguem nos seus cotidianos, auxilia na construção diária de uma melhor condução do cuidado num plano terapêutico assentado na lógica do “outro”, que é para quem o cuidado se destina (FERREIRA, 2016). Nesse sentido, ao cursar disciplina de doutorado em enfermagem, foi desenvolvido estudo acerca da TRS e sua proposta teórico e didático-metodológico no processo de ensino-aprendizagem na enfermagem e o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde. **OBJETIVO: **Tecer reflexão acerca da teoria das representações sociais como referencial teórico e didático-metodológico no processo de ensino-aprendizagem na enfermagem. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: **O presente estudo compreende pesquisa realizada por enfermeiras em disciplina de curso de doutorado acerca da temática da TRS como referencial teórico e didático-metodológico no processo de ensino-aprendizagem na enfermagem e o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde. O mesmo, integrou atividade didática-reflexiva na disciplina de “Pesquisa Avançada em Enfermagem e Saúde II”, ministrada no curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de agosto a dezembro de 2017. Participaram do desenvolvimento desta atividade duas enfermeiras pós-graduandas do curso de doutorado sob orientação das professoras da disciplina. O estudo realizado sobre a TRS originou material didático que foi entregue aos alunos da disciplina, assim como, realização de um seminário apresentado e discutido na turma. **RESULTADOS:** Esse referencial didático e metodológico vem se consolidando amplamente no Brasil contemporâneo a partir de obras literárias de Moscovici, Jodelet, Abric, Flament Wagner.  A TRS se consolida no Brasil em decorrência da criação de grupos de estudos e pesquisas, principalmente junto aos programas de pós-graduação stricto sensu e dos debates e das trocas de experiências entre grupos de estudos e pesquisas em eventos científicos, nacionais e internacionais. O estudo das RS, presta-se como elemento fundamental para o trabalho com a comunidade, principalmente quando se trata de grupos vulneráveis, como o grupo de gestantes, já que a gravidez é marcada por diversas crenças, fantasias e mitos que alimentam o senso comum. Assim como, de portadores de doenças crônicas, é o caso de HIV/AIDS, Diabetes, Hipertensão Arterial, Tuberculose, entre outros. Uma representação é sempre aquilo que tem um significado para alguém. Esse vínculo com o objeto está intrínseco dentro do nexo social e deve ser lido e interpretado dentro desse marco, visto que a representação tem sempre um caráter social e compreende os processos simbólicos das condutas e comportamentos humanos (DUARTE, MAMEDE, ANDRADE, 2009). As RS são constituídas por elementos cognitivos, ideológicos, normativos e por crenças, valores, atitudes, que se organizam ou estruturam para evidenciar a realidade, geralmente relacionadas à ação e reflexão. A partir da TRS, é passível de se questionar, portanto, a natureza pela qual os conhecimentos são (re) construídos. Por outro lado, também se torna possível a visualização da relação dos indivíduos com a sociedade, tornando-se também viável o desvelamento da teia de significados que sustentam o cotidiano, sem a qual a sociedade não existiria. O estudo das RS envolve o estudo da sociedade em todas suas expressões dinâmicas, na natureza do pensamento humano e nas formas como as pessoas mudam a sociedade. As pessoas não constroem seus pensamentos de forma isolada, mas que se influenciam umas às outras na base das verificações coletivamente compartilhadas e referidas aos objetos que conformam sua realidade (SILVA, CAMARGO, PADILHA, 2011). **CONCLUSÃO:** A TRS constitui-se a partir das experiências individuais dos sujeitos, mas também dos saberes, práticas e modelos de pensamento que são recebidos por diferentes aparelhos sociais, tais como os costumes, a tradição, a educação e a comunicação. É, também, um conhecimento socialmente partilhado e prático que objetiva, dominar o meio social e físico dos indivíduos, assim como, compreender e explicar os fenômenos que definem o seu universo vivencial. **CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **A TRS permite a enfermagem realizar intervenções que, por respeitarem as características especificas de cada segmento social, serão mais eficientes. O interesse está voltado ao conhecimento do senso comum sobre cuidados e assistência ligados atividade da enfermagem. Contribui na compreensão dos diferentes processos que permeiam a dialética saúde/doença. Possibilita uma análise da teoria e práxis sobreposta através dos diferentes mecanismos de cuidado. As RS se refletem na ação cotidiana, que evidencia as expectativas e a visão do mundo dos profissionais de saúde e dos sujeitos cuidados.


Referências:
1. Olson-Sitki K, Wendler C, Forbes G. Evaluating the impact of a nurse residency program for newly graduated registered nurses. J Nurses Staff Dev. 2012 Jul;28(4):156-6.; 2. Linus RM, Reeder SJ, Bradley PK, Polis NS. Nurse Leaders’ Perceptions of the Value of a Nurse Residency Program. Journal for Nurses in Professional Development & Volume 30, Number 3, 2014.; 3. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. J ClinEpidemiol [internet]. 2009 [cited 2015 Aug 3];Oct;62(10):1006-12.; 4. Silva RMO, Cordeiro ALAO, Fernandes JD, Silva LS, Teixeira GAS. Contribution of a residency specialization program to professional know-how. Acta Paulista de Enfermagem [Internet]. 2014 [cited 2015 Jun 10];27(4):362-6.; 5. Goode CJ, Lynn MR, McElroy D, Bednash GD, Murray B. Lessons learned from 10 years of research on a post-baccalaureate nurse residency program. J Nurs Adm. 2013 Feb;43(2):73-9.