E-Pôster
1535259 | O PROJETO DE EXTENSÃO “SER ENFERMEIRO É…” ARTICULANDO O ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO | Autores: Mayki Bruno dos Santos Gonçalves ; Isabela Lina Maciel Bastos ; Amanda Franco Capulot ; Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel ; Alba Lucia Castelo Branco |
Resumo: Introdução: Este trabalho tem como objeto a articulação entre a extensão, a
partir do projeto “Ser enfermeiro é …”, e o ensino de pesquisa. A Universidade
do Estado do Rio de Janeiro - UERJ incentiva atividades de monitoria,
iniciação científica e extensão como formas de articulação entre o ensino, a
pesquisa e a extensão e, neste contexto, a Faculdade de Enfermagem (ENF/UERJ)
é reconhecida dentro da universidade como a unidade pioneira em desenvolver
atividades e ações extensionistas. Com a implantação do Projeto Político
Pedagógico adequado às Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem,
percebeu-se que os estudantes ainda chegavam ao curso de graduação em
enfermagem sem conhecimento da profissão, motivo pelo qual foi desenvolvido o
Projeto de Extensão “O que é ser enfermeiro?”. A partir de 2012, devido à
mudança dos coordenadores, o projeto tem sua denominação modificada e suas
estratégias de desenvolvimento ampliadas. O Projeto de Extensão “Ser
Enfermeiro é...” apresenta uma proposta de ação extensionista, direcionada aos
estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem, que visa discutir a formação
teórico-metodológica e política do Enfermeiro no que tange: ao fazer
enfermagem, às áreas de atuação profissional e ao mercado de trabalho. A
importância de incentivar a discussão a respeito de fatores relacionados ao
desenvolvimento profissional, em suas diversas etapas, visa a formação de
profissionais qualificados, politicamente comprometidos com um exercício
profissional ético e socialmente interessados em consolidar e divulgar
práticas profissionais próprias, minimizando assim o desconhecimento de sua
área de atuação pela sociedade e aumentando a escolha de outros jovens pela
profissão. Possui como objetivo geral discutir a formação teórico,
metodológica, social e política do Enfermeiro no que tange ao “fazer
enfermagem”, às áreas de atuação profissional e ao mercado de trabalho. Na
subárea de Pesquisa em Enfermagem 1, desenvolvida no primeiro período
acadêmico, instituiu-se, como estratégia de avaliação, a elaboração de um
Levantamento Bibliográfico sobre temáticas relacionadas aos conteúdos das
subáreas que são desenvolvidas no primeiro período, como Promoção da saúde,
Atenção básica, Vigilância em saúde, Pesquisa em Enfermagem, Ética em
Enfermagem, Educação em saúde, Formação profissional, Saúde mental. Este
trabalho é entregue em sua forma escrita e apresentado em formato Pôster nos
Seminários. Em muitos levantamentos, percebia-se na seleção, no
desenvolvimento dos temas e na delimitação de objetos de estudo uma certa
inovação e, assim, estimulava-se a apresentação dos mesmos em eventos
científicos internos e externos à instituição, mas notava-se alguma
resistência por parte dos estudantes, que alegavam não se sentirem seguros em
falar em público. O seminário foi pensado como forma de divulgar o projeto de
extensão e o papel do enfermeiro na sociedade, em suas diversas atividades,
para os estudantes de graduação. Para tal, convidou-se egressos da ENF/UERJ
para relatarem suas experiências profissionais. No processo de avaliação do
seminário pela equipe do projeto, identificou-se que a experiência foi exitosa
e que a estratégia deveria ser mantida. Como as coordenadoras do projeto
também são docentes da subárea de pesquisa, surgiu a proposta dos acadêmicos
apresentarem o Levantamento Bibliográfico em forma de pôster no seminário, com
avaliação de outros professores, do mesmo período ou vinculados ao projeto.
Esta atividade fornece aos acadêmicos seus primeiros certificados de
participação e apresentação de trabalho em evento. Os seminários são
planejados e organizados para acontecerem a cada final de semestre letivo.
Objetivo: Caracterizar os produtos decorrentes do seminário, que demonstram a
articulação entre o projeto de extensão e o ensino de pesquisa. Metodologia:
Estudo descritivo, de abordagem quantitativa do tipo pesquisa documental. Os
dados foram coletados durante o mês de janeiro de 2018, a partir dos
relatórios do projeto de extensão, dos certificados emitidos e dos registros
das atividades desenvolvidas. Resultados: Até dezembro de 2017 foram
realizados 5 seminários, um a cada final do semestre acadêmico. A partir do 3°
seminário, todos foram organizados em torno de temas específicos, tais como:
“Intercâmbio Estudantil na Formação do Enfermeiro – ENF/UERJ”; “Uma trajetória
de sucesso” e “Prata da casa”. Em um período acadêmico não aconteceu o
Seminário devido a greve instalada na Universidade e a consequente paralisação
do período. Houve um total de 233 participantes nos cinco seminários, dentre
eles 131 eram discentes do primeiro período que apresentaram 30 trabalhos nas
cinco edições. O evento é divulgado na página que o projeto mantém no Facebook
e a inscrição é realizada por meio de formulário Google. A partir do último
seminário, registrou-se a presença de graduandos de enfermagem de outras
instituições localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Conclusão: A partir da
realização do Seminário, evidenciou-se a articulação entre o projeto de
extensão e o ensino e, de maneira incipiente, com a pesquisa. Os estudantes do
primeiro período ampliam o conhecimento sobre as diversas áreas de atuação do
enfermeiro, contribuindo para uma maior aproximação e reconhecimento das áreas
descobertas. Os seminários trouxeram inovações, através das discussões
levantadas, ampliam o entendimento do processo de trabalho em enfermagem. Vale
salientar também que as atividades realizadas durante o projeto corroboram
significamente no que tange a pesquisa em enfermagem, estimulando os discentes
a participarem de projetos de extensão, monitoria e iniciação científica, seja
como bolsistas, seja como voluntários. Também na busca de ampliar seus
conhecimentos, destaca-se a participação de estudantes de outras universidades
no evento. Contribuições para Enfermagem: A articulação do ensino, da pesquisa
e da extensão apresenta contribuições significativas na formação dos
enfermeiros pois oportuniza que os discentes vivenciem ações integradas que
fortalecem sua qualificação profissional.
Referências: 1. Miasso, AI; Cassiani, SHB. Erros na administração de medicamentos: divulgação de conhecimentos e identificação do paciente como aspectos relevantes. Rev. Esc. enferm. USP, São Paulo, v.34, n.1, p. 16-25, 2000.
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3. Phillips SC; Saysana M, Worley S, Hain PD. Reduction in Pediatric Identification Band Errors: A Quality Collaborative. Pediatrics V.129, n 6, 2012
4. Tase TH, Lourenção DCA, Bianchini SM, Tronchin DMR. Identificação do paciente nas organizações de saúde; uma reflexão emergente. Rev. Gaúcha Enferm. v.34 n.3, 2013
5. HEMESATH, MP et al . Educational strategies to improve adherence to patient identification. Rev. Gaúcha Enferm. v. 36, n. 4, p. 43-48, 2015
6. Walley SC, Berger S, Harris Y, Gallizzi g, Hayes L. Decreasing patient identification band errors by standardizing processes. Pediatr Rev. 2013;3(2):108-17. |