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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1535259

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1535259

O PROJETO DE EXTENSÃO “SER ENFERMEIRO É…” ARTICULANDO O ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores:
Mayki Bruno dos Santos Gonçalves ; Isabela Lina Maciel Bastos ; Amanda Franco Capulot ; Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel ; Alba Lucia Castelo Branco

Resumo:
Introdução:  Este trabalho tem como objeto a articulação entre a extensão, a partir do projeto “Ser enfermeiro é …”, e o ensino de pesquisa. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ incentiva atividades de monitoria, iniciação científica e extensão como formas de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão e, neste contexto, a Faculdade de Enfermagem (ENF/UERJ) é reconhecida dentro da universidade como a unidade pioneira em desenvolver atividades e ações extensionistas. Com a implantação do Projeto Político Pedagógico adequado às Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, percebeu-se que os estudantes ainda chegavam ao curso de graduação em enfermagem sem conhecimento da profissão, motivo pelo qual foi desenvolvido o Projeto de Extensão “O que é ser enfermeiro?”. A partir de 2012, devido à mudança dos coordenadores, o projeto tem sua denominação modificada e suas estratégias de desenvolvimento ampliadas. O Projeto de Extensão “Ser Enfermeiro é...” apresenta uma proposta de ação extensionista, direcionada aos estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem, que visa discutir a formação teórico-metodológica e política do Enfermeiro no que tange: ao fazer enfermagem, às áreas de atuação profissional e ao mercado de trabalho. A importância de incentivar a discussão a respeito de fatores relacionados ao desenvolvimento profissional, em suas diversas etapas, visa a formação de profissionais qualificados, politicamente comprometidos com um exercício profissional ético e socialmente interessados em consolidar e divulgar práticas profissionais próprias, minimizando assim o desconhecimento de sua área de atuação pela sociedade e aumentando a escolha de outros jovens pela profissão. Possui como objetivo geral discutir a formação teórico, metodológica, social e política do Enfermeiro no que tange ao “fazer enfermagem”, às áreas de atuação profissional e ao mercado de trabalho. Na subárea de Pesquisa em Enfermagem 1, desenvolvida no primeiro período acadêmico, instituiu-se, como estratégia de avaliação, a elaboração de um Levantamento Bibliográfico sobre temáticas relacionadas aos conteúdos das subáreas que são desenvolvidas no primeiro período, como Promoção da saúde, Atenção básica, Vigilância em saúde, Pesquisa em Enfermagem, Ética em Enfermagem, Educação em saúde, Formação profissional, Saúde mental. Este trabalho é entregue em sua forma escrita e apresentado em formato Pôster nos Seminários. Em muitos levantamentos, percebia-se na seleção, no desenvolvimento dos temas e na delimitação de objetos de estudo uma certa inovação e, assim, estimulava-se a apresentação dos mesmos em eventos científicos internos e externos à instituição, mas notava-se alguma resistência por parte dos estudantes, que alegavam não se sentirem seguros em falar em público. O seminário foi pensado como forma de divulgar o projeto de extensão e o papel do enfermeiro na sociedade, em suas diversas atividades, para os estudantes de graduação. Para tal, convidou-se egressos da ENF/UERJ para relatarem suas experiências profissionais. No processo de avaliação do seminário pela equipe do projeto, identificou-se que a experiência foi exitosa e que a estratégia deveria ser mantida. Como as coordenadoras do projeto também são docentes da subárea de pesquisa, surgiu a proposta dos acadêmicos apresentarem o Levantamento Bibliográfico em forma de pôster no seminário, com avaliação de outros professores, do mesmo período ou vinculados ao projeto. Esta atividade fornece aos acadêmicos seus primeiros certificados de participação e apresentação de trabalho em evento. Os seminários são planejados e organizados para acontecerem a cada final de semestre letivo. Objetivo: Caracterizar os produtos decorrentes do seminário, que demonstram a articulação entre o projeto de extensão e o ensino de pesquisa. Metodologia: Estudo descritivo, de abordagem quantitativa do tipo pesquisa documental. Os dados foram coletados durante o mês de janeiro de 2018, a partir dos relatórios do projeto de extensão, dos certificados emitidos e dos registros das atividades desenvolvidas. Resultados: Até dezembro de 2017 foram realizados 5 seminários, um a cada final do semestre acadêmico. A partir do 3° seminário, todos foram organizados em torno de temas específicos, tais como: “Intercâmbio Estudantil na Formação do Enfermeiro – ENF/UERJ”; “Uma trajetória de sucesso” e “Prata da casa”. Em um período acadêmico não aconteceu o Seminário devido a greve instalada na Universidade e a consequente paralisação do período. Houve um total de 233 participantes nos cinco seminários, dentre eles 131 eram discentes do primeiro período que apresentaram 30 trabalhos nas cinco edições. O evento é divulgado na página que o projeto mantém no Facebook e a inscrição é realizada por meio de formulário Google. A partir do último seminário, registrou-se a presença de graduandos de enfermagem de outras instituições localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Conclusão: A partir da realização do Seminário, evidenciou-se a articulação entre o projeto de extensão e o ensino e, de maneira incipiente, com a pesquisa. Os estudantes do primeiro período ampliam o conhecimento sobre as diversas áreas de atuação do enfermeiro, contribuindo para uma maior aproximação e reconhecimento das áreas descobertas. Os seminários trouxeram inovações, através das discussões levantadas, ampliam o entendimento do processo de trabalho em enfermagem. Vale salientar também que as atividades realizadas durante o projeto corroboram significamente no que tange a pesquisa em enfermagem, estimulando os discentes a participarem de projetos de extensão, monitoria e iniciação científica, seja como bolsistas, seja como voluntários. Também na busca de ampliar seus conhecimentos, destaca-se a participação de estudantes de outras universidades no evento. Contribuições para Enfermagem: A articulação do ensino, da pesquisa e da extensão apresenta contribuições significativas na formação dos enfermeiros pois oportuniza que os discentes vivenciem ações integradas que fortalecem sua qualificação profissional.


Referências:
1. Miasso, AI; Cassiani, SHB. Erros na administração de medicamentos: divulgação de conhecimentos e identificação do paciente como aspectos relevantes. Rev. Esc. enferm. USP, São Paulo, v.34, n.1, p. 16-25, 2000. 2. Protocolo de segurança do paciente, Anvisa. Ministério da Saúde, 2004. 3. Phillips SC; Saysana M, Worley S, Hain PD. Reduction in Pediatric Identification Band Errors: A Quality Collaborative. Pediatrics V.129, n 6, 2012 4. Tase TH, Lourenção DCA, Bianchini SM, Tronchin DMR. Identificação do paciente nas organizações de saúde; uma reflexão emergente. Rev. Gaúcha Enferm. v.34 n.3, 2013 5. HEMESATH, MP et al . Educational strategies to improve adherence to patient identification. Rev. Gaúcha Enferm. v. 36, n. 4, p. 43-48, 2015 6. Walley SC, Berger S, Harris Y, Gallizzi g, Hayes L. Decreasing patient identification band errors by standardizing processes. Pediatr Rev. 2013;3(2):108-17.