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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1528360

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1528360

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E A REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Nilza Maria Cunha ; Maria de Lourdes de Farias Pontes ; Anna Luiza Castro Gomes ; Wilma Dias de Fontes Pereira ; Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal

Resumo:
**Introdução**: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação em Enfermagem devem ser compreendidas como produto de uma construção social e histórica, que proporcionem mudanças necessárias à formação da (o) enfermeira (o) e como referência para que as escolas/cursos, no uso de sua autonomia, construam coletivamente, seus Projetos Pedagógicos, respeitando a especificidade regional, local e institucional. A implantação/implementação das Diretrizes Curriculares implica no desafio de formar enfermeiras (os) com competência técnica e política, para atuar como sujeitos sociais dotados de conhecimento, raciocínio, percepção e sensibilidade para as questões da vida e da sociedade, capacitadas (os) para intervir em contextos de incertezas e complexidade. Portanto, constituem importantes parâmetros da avaliação dos projetos Pedagógicos no sentido de garantir a construção de competências técnicas, comportamentais, éticas e políticas para o trabalho em saúde e na Enfermagem, valorizando a complexidade do ser humano, a amplitude das dimensões do cuidado e o trabalho em equipe como requisitos da integralidade da atenção. Considerando que em 2017 o Projeto Pedagógico do Curso completou dez anos de vigência, e embasados em avaliações e discussões realizadas pelo Núcleo Docente Estruturante e fórum de estudantes, o Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba está em processo de reformulação curricular, que dentre outros propósitos pretende contribuir com as seguintes melhorias no Projeto Pedagógico: redimensionamento da carga horária total do curso a partir da definição de conteúdos essenciais e complementares para a formação em Enfermagem com foco nas competências necessárias ao perfil do formando/egresso e fundamentado nas áreas de atuação do enfermeiro; priorização de metodologias ativas de ensino no sentido de tornar as aprendizagens mais significativas, ampliar a afirmação do estudante como sujeito no processo de sua formação, e contribuir com o desenvolvimento de autonomia intelectual e profissional;  compatibilização de horários para o curso de componentes curriculares e atividades de natureza complementar flexível, reduzindo assim os indicadores de retenção no curso; promoção da integração teoria/prática, integração ensino/pesquisa/extensão; e construção de competências para o trabalho interprofissional e colaborativo. Compreendendo que os Currículos devem se expressar coerentemente nas práticas pedagógicas que o materializa, definiu-se como atividade estratégica e inerente à reformulação curricular a promoção de oficinas pedagógicas junto aos docentes vinculado ao curso, como atividade da Coordenação de Curso, em parceria com os integrantes do Projeto Pet-Saúde Pet-GraduaSUS, vigência 2016-2018.  Assim, foram promovidas quatro oficinas temáticas de apoio à reformulação Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem, cujos objetivos foram: mobilizar a participação de docentes e preceptores na reformulação curricular; favorecer a integração interdepartamental na construção e implementação do novo Projeto Pedagógico do Curso; subsidiar a prática pedagógica de docentes e preceptores à luz das abordagens pedagógicas que fundamentarão o novo currículo. **Objetivo**: Relatar a vivência da promoção de oficinas pedagógicas para fundamentar a reformulação curricular do Curso de Graduação em Enfermagem, numa perspectiva de aproximação das práticas pedagógicas às Diretrizes Curriculares para o Ensino em Enfermagem. **metodologia**: As oficinas foram desenvolvidas no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, de junho à novembro de 2017, tiveram como público-alvo os integrantes do Núcleo Docente Estruturante, docentes, preceptores e estudantes vinculados ao curso e contaram com a participação de uma méedia de trinta participantes em cada oficina. Os temas foram selecionados pelos integrantes do projeto Pet-Saúde/Pet-Graduasus a partir da indicação do Núcleo Docente Estruturante acerca das abordagens pedagógicas mais coerentes com as Diretrizes Curriculares para a formação em Enfermagem e com a proposta do Projeto em construção. Foram definidos, portanto, como temas prioritários para as oficinas: abordagem pedagógica por competência, andragogia e abordagem problematizadora. Considerado ainda a necessidade de instituir a Educação Interprofissional como elemento da formação em Enfermagem, esta foi contemplada como tema da primeira oficina. Cada oficina foi desenvolvida com uma carga horária de quatro horas, e as atividades foram registradas em relatórios e fotografias. **Resultados**: Oficina 1- **Educação Interprofissional e a Reformulação Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem **(realizada em 09/06/17 e facilitada por um professor enfermeiro com expertise na temática, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), cujos objetivos foram discutir sobre as possibilidades de implementação de componentes curriculares interprofissionais nos Cursos de Enfermagem; e fundamentar a definição de componentes interprofissionais, considerando os elencos de componentes curriculares propostos); Oficina 2 - **Abordagem por Competências e suas Contribuições para a Formação em Enfermagem (**realizada em 21/08/17 e facilitada por um professor da instituição/curso, enfermeiro, com formação pedagógica e experiência no ensino de didática e prática de ensino em Enfermagem), cujos objetivos foram discutir os principais aspectos da abordagem por competências e suas contribuições para o ensino em Enfermagem; contribuir com a construção de objetivos da aprendizagem fundamentados na abordagem por competências; e instigar a avaliação e redefinição de práticas didáticas desenvolvidas em todos os componentes curriculares à luz das contribuições da abordagem por competências; Oficina 3 - **Andragogia e suas Contribuições para a Formação em Enfermagem **(realizada em 25/09/17 e facilitada por uma professora vinculada ao Curso de Graduação em Pedagogia da UFPB), cujos objetivos foram discutir os principais aspectos da Andragogia e suas contribuições para o ensino em Enfermagem; contribuir com a construção de objetivos da aprendizagem fundamentados na Andragogia; Instigar a avaliação e redefinição de práticas didáticas desenvolvidas em todos os componentes curriculares à luz das contribuições Andragogia); e Oficina 4 - **Abordagens Problematizadoras e suas Contribuições para a Formação em Enfermagem, **(realizada em 30/10/17 e facilitada por um professor do Curso de Odontologia da UFPB, com expertise na temática, cujos objetivos foram discutir os principais aspectos de abordagens problematizadoras e suas contribuições para o ensino em Enfermagem; contribuir com a construção de objetivos da aprendizagem fundamentados nestas abordagens; e instigar a avaliação e redefinição de práticas didáticas desenvolvidas em todos os componentes curriculares à luz das contribuições de abordagens problematizadoras.  **Conclusão**: As experiências com a oficinas realizadas demonstraram a importância do envolvimento de todos os docentes que atuam no Curso de Graduação em Enfermagem para construir um currículo que atenda às atuais demandas do estudante, do docente, das teorias e práticas das áreas de atuação de enfermagem e das Diretrizes Curriculares; favoreceram a troca de saberes e experiências entre os participantes, bem como possibilitaram a reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e a identificação de possibilidades para a (re)construção de um novo Currículo e (re)construção das práticas pedagógicas cotidianas. **Contribuições/implicações para a Enfermagem**: A experiência relatada apresenta estratégias para a construção de um Currículo de Enfermagem atual, efetivo, democrático e inclusivo. Considera-se o SENADEn o espaço reconhecido e legitimado historicamente para mobilizar docentes, discentes e profissionais dos serviços, para aprofundamento da construção coletiva de um projeto educacional para a enfermagem brasileira.


Referências:
1 Chalitaa CDO, Silvino ZR, Christovam BP, Vidiga PD. Revisão integrativa sobre a formação do enfermeiro baseada em competências. Revista Baiana de Saúde Pública. 2016; 40 (1): 9-23. 2 Brown Tim. Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias. São Paulo: Elsevier Editora; 2010. 3 Barros KM, Lemos IC. Processo de Enfermagem: Fundamentos e Discussão de Casos Clínicos. Rio de Janeiro: Atheneu. 2017. 4 Silva GB, Felicetti VL. Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema. Educação Por Escrito. 2014 Jan.-jun.; 5 (1):17-29. 5 Ellwanger CR, Becker JGC, Silveira AD, Machado CLB; Manfroi WC. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res. 2017; 37(4):349-357.