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1524045 | UMA VIAGEM INESQUECIVEL: QUAL O SIGNIFICADO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA | Autores: Mariana Tagarra Pereyra ; Dirce Stein Backes |
Resumo: Introdução: Internacionalização, multiculturalidade e inovação técnico-
científica são algumas das características que norteiam a redução de
fronteiras no âmbito das instituições de ensino superior (IES). O processo de
integração mundial vem a cada dia ganhando espaço e visibilidade. As viagens
de estudo no exterior são na atualidade uma das mais importantes ferramentas
de inovação curricular acadêmica.1 A mobilidade de discentes e docentes deve
ser um processo sinérgico e contínuo para que a internacionalização seja uma
alternativa não só de ensino e pesquisa, mas de integração multicultural entre
os estudantes. Para isso destaca-se a importância de uma segunda língua, como
o inglês, que venha como mediador para possibilitar a comunicação e a troca de
saberes entre as diferentes culturas.² Objetivo: O objetivo deste relato de
experiência é contar um pouco sobre a percepção que tive em uma viagem de
estudos à Alemanha, usada como alternativa institucional do curso de graduação
em enfermagem do Centro universitário Franciscano (UNIFRA), onde 13 alunos
puderam ter contato com um novo mundo e uma forma diferente de se fazer
enfermagem e promover saúde. Metodologia: O presente relato de experiência foi
desenvolvido com base na vivência da viagem de estudos à Alemanha que ocorreu
entre os dias 29 de maio e 08 de junho/2016, aonde 13 acadêmicos de enfermagem
do Centro Universitário Franciscano, supervisionados pela professora Dirce
Stein Backes, foram recebidos por três universidades, em diferentes cidades do
país. Na visita as cidades de Münster, Osnabrück e Bremen foi possível
compreender um pouco do sistema de saúde e graduação que impera no país. Em
nossa primeira cidade conhecemos a FH Münster University of Aplplied Sciences,
e assistimos uma interessante e enriquecedora palestra ministrada pelo diretor
do hospital St Franziskus - Hospital Münster. Após a palestra fomos conhecer o
hospital guiados pelo próprio diretor. Em cada ala por onde passávamos o
enfermeiro responsável pela unidade esclarecia-nos sobre o funcionamento da
mesma. Em Osnabrück conhecemos a Hochschule Osnabrück University of Applied
Sciences e tivemos uma calorosa recepção dos professores e acadêmicos. Eles
haviam preparado uma palestra muito esclarecedora, ministrada por diversos
professores sobre o sistema de graduação. Ainda em Osnabrück tivemos um
intensivo de palestras na universidade Hochschule Bremen City of Applied
Sciences mistradas por alunos e professores sobre a grade curricular acadêmica
da universidade, áreas de atuação do enfermeiro e também uma palestra sobre o
sistema de saúde brasileiro ministrada pela professora Dirce Backes. Em
Bremen, conhecemos o hospital psiquiátrico e visitamos um museu do hospital
aonde tinham muitas coisas interessantes sobre como funcionavam os estudos, a
tecnologia da época e como eram tratados os pacientes psiquiátricos durante a
segunda guerra mundial. Foi em Bremen, no dia 7 de maio, que tivemos de nos
despedir da Alemanha, depois de uma incrível experiência que veio apenas para
acrescentar e fazer com que cresçamos quanto acadêmicos e futuros enfermeiros.
Resultados: A viagem à Alemanha resultou em uma grandiosa bagagem de
conhecimento, além de possibilitar uma ótima compreensão do sistema de saúde
vigente no país. Tais conhecimentos vem para somar na formação acadêmica e
podem resultar em profissionais mais enriquecidos de alternativas para
contribuições e inovações no sistema de saúde e ensino do Brasil. Conclusão:
Foi possível concluir que muito além dos objetivos esperados, a experiência de
conhecer uma nova realidade e um sistema de saúde europeu foi uma grande
oportunidade de aprimoramento teórico-científico, que nos possibilitou um
grande crescimento acadêmico e intelectual. Esta viagem revelou quão
importante é a mobilidade estudantil, e quanto a internacionalização pode
acrescentar à vivência acadêmica. Contribuições/implicações para a Enfermagem:
Os resultados desta viagem demostram a importância da mobilidade acadêmica
dentro das instituições de ensino, principalmente do curso de enfermagem.
Visto que a saúde necessita de uma constante rede de pesquisa e inovação
técnico-cientifica a inserção dos acadêmicos em uma nova realidade por meio da
mobilidade estudantil vem para criar novas possibilidades e formar
profissionais mais visionários e com experiências únicas para acrescer no
nosso atual sistema de saúde.
Referências: 1. BRASIL.Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Portaria Normativa Nº- 17, de 28 de dezembro de 2009. Diário Oficial da União. Brasília, DF, Nº248. 29, de dezembro de 2009. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf
2. Munari DB; Parada, CMGL; Gelbcke FL; Silvino ZR; Ribeir, LCM; Scochi CGS. Professional Master´s degree in Nursing: knowledge production and challenges. Rev latinoam enferm [Internet]. 2014 Mar-Apr [cited 2017 Mar 24]; 22(2):204-10. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v22n2/pt_0104-1169-rlae-22-02-00204.pdf.
3. BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Relatório e Avaliação quadrienal 2017. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENFERMAGEM-quadrienal.pdf
4. Jackson RSS; Cristóvão DA; Joel Felipe Guindani. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. 1(1) Jul, 2009. Disponível: https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/viewFile/6/pdf |