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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1524045

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1524045

UMA VIAGEM INESQUECIVEL: QUAL O SIGNIFICADO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores:
Mariana Tagarra Pereyra ; Dirce Stein Backes

Resumo:
Introdução: Internacionalização, multiculturalidade e inovação técnico- científica são algumas das características que norteiam a redução de fronteiras no âmbito das instituições de ensino superior (IES). O processo de integração mundial vem a cada dia ganhando espaço e visibilidade. As viagens de estudo no exterior são na atualidade uma das mais importantes ferramentas de inovação curricular acadêmica.1 A mobilidade de discentes e docentes deve ser um processo sinérgico e contínuo para que a internacionalização seja uma alternativa não só de ensino e pesquisa, mas de integração multicultural entre os estudantes. Para isso destaca-se a importância de uma segunda língua, como o inglês, que venha como mediador para possibilitar a comunicação e a troca de saberes entre as diferentes culturas.² Objetivo: O objetivo deste relato de experiência é contar um pouco sobre a percepção que tive em uma viagem de estudos à Alemanha, usada como alternativa institucional do curso de graduação em enfermagem do Centro universitário Franciscano (UNIFRA), onde 13 alunos puderam ter contato com um novo mundo e uma forma diferente de se fazer enfermagem e promover saúde. Metodologia: O presente relato de experiência foi desenvolvido com base na vivência da viagem de estudos à Alemanha que ocorreu entre os dias 29 de maio e 08 de junho/2016, aonde 13 acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário Franciscano, supervisionados pela professora Dirce Stein Backes, foram recebidos por três universidades, em diferentes cidades do país. Na visita as cidades de Münster, Osnabrück e Bremen foi possível compreender um pouco do sistema de saúde e graduação que impera no país. Em nossa primeira cidade conhecemos a FH Münster University of Aplplied Sciences, e assistimos uma interessante e enriquecedora palestra ministrada pelo diretor do hospital St Franziskus - Hospital Münster. Após a palestra fomos conhecer o hospital guiados pelo próprio diretor. Em cada ala por onde passávamos o enfermeiro responsável pela unidade esclarecia-nos sobre o funcionamento da mesma. Em Osnabrück conhecemos a Hochschule Osnabrück University of Applied Sciences e tivemos uma calorosa recepção dos professores e acadêmicos. Eles haviam preparado uma palestra muito esclarecedora, ministrada por diversos professores sobre o sistema de graduação. Ainda em Osnabrück tivemos um intensivo de palestras na universidade Hochschule Bremen City of Applied Sciences mistradas por alunos e professores sobre a grade curricular acadêmica da universidade, áreas de atuação do enfermeiro e também uma palestra sobre o sistema de saúde brasileiro ministrada pela professora Dirce Backes. Em Bremen, conhecemos o hospital psiquiátrico e visitamos um museu do hospital aonde tinham muitas coisas interessantes sobre como funcionavam os estudos, a tecnologia da época e como eram tratados os pacientes psiquiátricos durante a segunda guerra mundial. Foi em Bremen, no dia 7 de maio, que tivemos de nos despedir da Alemanha, depois de uma incrível experiência que veio apenas para acrescentar e fazer com que cresçamos quanto acadêmicos e futuros enfermeiros. Resultados: A viagem à Alemanha resultou em uma grandiosa bagagem de conhecimento, além de possibilitar uma ótima compreensão do sistema de saúde vigente no país. Tais conhecimentos vem para somar na formação acadêmica e podem resultar em profissionais mais enriquecidos de alternativas para contribuições e inovações no sistema de saúde e ensino do Brasil. Conclusão: Foi possível concluir que muito além dos objetivos esperados, a experiência de conhecer uma nova realidade e um sistema de saúde europeu foi uma grande oportunidade de aprimoramento teórico-científico, que nos possibilitou um grande crescimento acadêmico e intelectual. Esta viagem revelou quão importante é a mobilidade estudantil, e quanto a internacionalização pode acrescentar à vivência acadêmica. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Os resultados desta viagem demostram a importância da mobilidade acadêmica dentro das instituições de ensino, principalmente do curso de enfermagem. Visto que a saúde necessita de uma constante rede de pesquisa e inovação técnico-cientifica a inserção dos acadêmicos em uma nova realidade por meio da mobilidade estudantil vem para criar novas possibilidades e formar profissionais mais visionários e com experiências únicas para acrescer no nosso atual sistema de saúde.


Referências:
1. BRASIL.Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Portaria Normativa Nº- 17, de 28 de dezembro de 2009. Diário Oficial da União. Brasília, DF, Nº248. 29, de dezembro de 2009. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf 2. Munari DB; Parada, CMGL; Gelbcke FL; Silvino ZR; Ribeir, LCM; Scochi CGS. Professional Master´s degree in Nursing: knowledge production and challenges. Rev latinoam enferm [Internet]. 2014 Mar-Apr [cited 2017 Mar 24]; 22(2):204-10. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v22n2/pt_0104-1169-rlae-22-02-00204.pdf. 3. BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Relatório e Avaliação quadrienal 2017. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENFERMAGEM-quadrienal.pdf 4. Jackson RSS; Cristóvão DA; Joel Felipe Guindani. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. 1(1) Jul, 2009. Disponível: https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/viewFile/6/pdf