Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1458221

E-Pôster


1458221

A relação dos produtos do mestrado profissional da área da enfermagem com as necessidades de serviço

Autores:
Cláudia Mara de Melo Tavares ; Rejane Eleuterio Ferreira

Resumo:
**Introdução:** O Mestrado Profissional é uma modalidade da Pós-graduação _stricto sensu_ voltada para a capacitação de profissionais, nos vários campos do conhecimento, através do estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam às demandas do mercado de trabalho1. Espera-se do Mestrado Profissional, além da capacitação do mestrando, a apresentação de um trabalho de investigação que envolva temas da área do aluno. Esse projeto de intervenção é o que mais o diferencia dos demais programas de pós-graduação _stricto sensu_, posto que o aluno é incentivado à formação de novos produtos e serviços, cuja aplicação resulte em melhorias na saúde da população2. Na enfermagem, o Mestrado Profissional se caracteriza como uma potencialidade de melhorar o cuidado, a gestão, a educação, e a própria pesquisa, porque os cursos encontram-se alicerçados em princípios como aplicabilidade, flexibilidade, organicidade, inovação e valorização da experiência profissional.3 Ainda que o Mestrado Profissional, estabeleça como meta a formulação de um projeto de intervenção direcionados à resolução de problemas da prática profissional, para fazer avançar e inovar é preciso, a partir dos projetos formulados, incorporar, acompanhar e avaliar o impacto das intervenções aplicadas aos processos de inovações e produção de conhecimentos nos serviços de saúde e processo de trabalho do enfermeiro. O objetivo desse estudo é analisar os produtos desenvolvidos mestrado profissional na área da enfermagem e sua relação com as necessidades dos serviços. **Metodologia:** trata-se do resultado preliminar da tese de doutorado que está em curso, que tem como objeto “Fatores estratégicos para a implantação das intervenções propostas pelos enfermeiros egressos do mestrado profissional na área da enfermagem nos serviços de saúde”. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa documental, que por sua vez tem como objetivo a investigação de documentos denominados de fontes primárias, que são aquelas informações que não sofreram nenhum tratamento científico4. A pesquisa foi realizada durantes os meses de novembro de 2017 a fevereiro de 2018, utilizou-se as seguintes fontes primárias: dissertações de enfermeiros egressos dos cursos de mestrado profissional na área da enfermagem, nas universidades públicas, do Estado do Rio de Janeiro. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: dissertações de enfermeiro egresso do mestrado profissional na área da enfermagem que tenham obtido o título no período de avaliação do último quadriênio da CAPES (2013 a 2016). Os critérios de exclusão estabelecidos foram: dissertações sob sigilo e/ou em processo de patente.  **Resultado:** Foram analisadas 100 dissertações, que representa 79% do número de enfermeiros formados mestres profissionais no último quadriênio nas universidade públicas do estado do Rio de Janeiro, 27 dissertações (21%) não estavam disponíveis para consulta, pois aguardam o aluno entregar o produto final na secretária do curso. Utilizando como parâmetro para classificar a tipologia dos produtos a denominação que a CAPES, verificou-se que o desenvolvimento de material didático e instrucional como manuais, cartilha e material educativo, assim como curso de aperfeiçoamento, capacitação e especialização para profissionais das áreas da saúde e enfermagem como grupo de reflexão, oficinas e atividades ligada a educação permanente e ensino profissional, e desenvolvimento de produtos como aplicativos interativo e mídias são tipos de produtos mais produzidos âmbito do Mestrado Profissional. Esses produtos são desenvolvidos no contexto hospitalar e de ensino (preceptoria e educação permanente), e trazem relação com as necessidades de serviço no âmbito organizacional e assistência e com o avanço da profissão. **Conclusão: **O estudo mostrou que o os alunos do Mestrado Profissional desenvolvem além da dissertação acadêmica, artigos científicos e um projeto de intervenção, ou seja os alunos desenvolvem mais de um produto ao longo do curso. Portanto não é possível somente pelo trabalho de conclusão de curso ter dimensão dos desdobramentos e impacto das produções científicas desenvolvida no âmbito do metrado profissional, nos serviços de saúde. Logo, estudos de campo são necessários para avaliar o consumo e o impacto dos produtos no campo prático do aluno e avaliar se a pesquisa realizada ao longo do curso atende apenas ao cenário especifico estudado, ou te abrange um contexto de adesão mais além do local estudado. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **O produto final dos programas de Mestrado Profissional tem o compromisso de gerar conhecimento e tecnologia e inovação que produzam impacto na melhoria qualidade de vida da população, buscando respostas e soluções para problemas de saúde, relativos à gestão do sistema de saúde e à formação de recursos humanos em enfermagem. O Mestrado Profissional pode contribuir para uma aproximação maior entre o conhecimento científico e as atividades práticas. Essa contribuição do curso influencia no desenvolvimento das melhores práticas e está em consonância com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Pós-Graduação PNPG 2011-2020 e com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).


Referências:
Santos BS.; Meneses MP. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. 637 p. Santos BS. Introdução a uma ciência pós-moderna. 4. ed. Afrontamento: Porto, 1995. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da saúde, 2015. Minayo MCS. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.