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1433246 | PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL E PROCESSO DE ENFERMAGEM: ARTICULAÇÃO NA VISÃO DE DOCENTES DE ENFERMAGEM | Autores: Gabriela Marchioricarmo Azzolin ; Paula Lima Gomes Rocco |
Resumo: **Introdução: **A motivação inicial para a realização desta pesquisa adveio, da prática vivenciada na docência, durante a qual afloraram contradições entre o que se ensina no período da formação dos enfermeiros e a prática propriamente dita. Em vista da Resolução COFEN nº272/02, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP) e Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)-1, onde há a cobrança na prática profissional dos enfermeiros, esta também ocorrendo pelas direções das instituições, a implantação da SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem, o que faz com que o enfermeiro muitas vezes, reveja seu processo de trabalho, principalmente na esfera da administração dos serviços de enfermagem-2. A partir do pressuposto de que o processo de enfermagem representa um instrumento do processo de trabalho do enfermeiro, foi desenvolvida esta pesquisa com o intuito de analisar a articulação do processo de trabalho gerencial e do processo de trabalho assistencial, no ambiente da docência de um curso de graduação em enfermagem. Silva; Almeida e Rocha e Castellanos, mostram que no processo de trabalho do enfermeiro existe uma predominância de atividades desenvolvidas, com ênfase no gerenciamento dos serviços.3-4-5 Estudos realizados por Almeida e Rocha sobre a posição de gerente da assistência de enfermagem e da organização institucional, atribuída ao profissional enfermeiro, mostram que as instituições precisam contar com um agente que conheça a essência do trabalho de enfermagem, para possibilitar a melhoria do desempenho das equipes. 4 Este estudo analisa de que forma os docentes da área de gerenciamento em enfermagem articulam o processo de trabalho gerencial do enfermeiro com o processo de enfermagem enquanto instrumento do trabalho, no ambiente da docência de um curso de graduação em Enfermagem. **Objetivos: **O presente estudo tem como objetivo geral analisar como os docentes da área de gerenciamento em enfermagem articulam o processo de trabalho gerencial do enfermeiro com o processo de enfermagem, como instrumento de trabalho, visa também, identificar e analisar a concepção dos docentes sobre o processo de trabalho gerencial do enfermeiro e identificar e analisar a concepção dos docentes sobre o processo de enfermagem. **Método: ****Como método foi analisado **o quadro teórico dos estudos do processo de trabalho de enfermagem, do processo de trabalho assistencial e gerencial do enfermeiro, da gerência em saúde e do gerenciamento em enfermagem, e foi realizada com uma abordagem qualitativa segundo a metodologia de estudo de caso. A instituição definida como campo de estudo foi a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), e dentre seus cursos de graduação, o escolhido foi o de Enfermagem, criado em 1972 e reconhecido em 1977 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O curso era oferecido em dois períodos, integral e noturno, abrange as atividades de ensino, pesquisa e extensão e agregava na data desta pesquisa, o total de 610 (seiscentos e dez) alunos e 45 (quarenta e cinco) docentes. A Faculdade de Enfermagem da PUC-Campinas é a mais antiga da Região Metropolitana de Campinas. Desde a década de 1980, essa faculdade desenvolve serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pertencentes à Região Noroeste de Campinas, onde se encontra o Campus II, que abriga todos os cursos da área de saúde, entre os quais Enfermagem, bem como o hospital-escola denominado Hospital e Maternidade Celso Pierro. As informações foram coletadas a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com sete docentes ligados à área de gerenciamento em enfermagem. As narrativas foram analisadas com base na análise de conteúdo, definida como um conjunto de técnicas de análise de comunicação que visa a obter, por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição, indicadores que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção e recepção das mensagens. **Resultados: **Os resultados mostram, quanto a concepção sobre gerenciamento em enfermagem, a predominância da categoria gerenciamento instrumental, seguida da concepção que contempla a díade gerenciamento instrumental e gerenciamento assistencial, no sentido de que a assistência só se realiza a partir da aplicação do instrumento processo de enfermagem e uma terceira concepção de que o gerenciamento em enfermagem garante a qualidade da assistência. Quanto ao processo de enfermagem, observam-se outras três concepções: o processo de enfermagem como a aplicação de suas etapas, como instrumento do processo de trabalho do enfermeiro e como aplicação das etapas articuladas, com predominância da primeira. **Conclusão:** No percurso da análise, foi possível identificar, pelo relato dos sujeitos entrevistados, que a concepção de gerenciamento em enfermagem predominante é a concepção instrumental, que aponta para questões de controle, organização, planejamento e recursos. Os docentes não fazem referência as demais dimensões da política e desenvolvimento da cidadania e apenas um entrevistado assinala de forma tênue a dimensão da comunicação. É importante ressaltar que, apesar dos relatos dos sujeitos apontarem para a predominância da concepção do gerenciamento instrumental, pode-se identificar, em alguns depoimentos, uma frágil articulação entre ambas as dimensões do processo de trabalho do enfermeiro, assistenciais e gerenciais, pois encontramos entre os depoentes um que faz a articulação do instrumento planejamento com o processo de enfermagem, um outro que na atividade de avaliação de registros de enfermagem reconhece a necessidade de verificar os aspectos relacionados ao processo de enfermagem, e ainda, um outro depoimento que retrata a articulação entre a dimensão técnica com a comunicativa. Assim é evidenciada uma frágil articulação entre o processo de trabalho gerencial e o processo de enfermagem, bem como a ausência da dimensão política e de desenvolvimento de cidadania e uma incipiente presença da dimensão comunicacional do gerenciamento em enfermagem. **Contribuição : **Acredita-se na iniciativa do grupo de docentes estudados ao inserir o instrumento processo de enfermagem como estratégia para que o aluno compreenda o gerenciamento em enfermagem de outra forma, com uma visão mais ampliada, porém, as partir deste estudo sente-se a necessidade de incluir na totalidade do ensino as dimensões de desenvolvimento da cidadania, a política e a comunicativa também de forma estratégica e contínua para quiçá possibilitar as dimensões de mudança que o projeto político pedagógico e os planos de disciplinas de gerenciamento em enfermagem propõem. **Referencias: **Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução COFEN n. 272, de 27 de agosto de 2002. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem -
Referências: 1. Phalkey R, Dash SR, Mukhopadhyay A, Runge-Ranzinger S, Marx M. Prepared to react? Assessing the functional capacity of the primary health care system in rural Orissa, India to respond to the devastating ?ood of September 2008 Glob Health Action. 2012 doi:10.3402/gha.v5i0.10964 Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3307669/ Acesso em: 07 novembro 2017.
2. Labrague LJ, Yboa BC, McEnroe-Petitte DM, Lobrino LR, Brennan MG. Disaster Preparedness in Philippine Nurses. Journal of Nursing Scholarship, 48(1), 98-105. doi: 10.1111/jnu.12186 Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26650188 Acesso em: 07 novembro 2016.
3. Van Minh H, Tuan Anh T, Rocklöv J, et al. Primary healthcare system capacities for responding to storm and flood-related health problems: a case study from a rural district in central Vietnam. Global Health Action, 2014. doi: 10.3402/gha.v7.23007 Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4265642/ Acesso em: 07 novembro 2017.
4. Williams MD, Jean MC, Chen B, Molinari NM, LeBlanc TT. Primary Care Emergency Preparedness Network, New York City, 2015: Comparison of Member and Nonmember Sites. Am J Public Health, 107(S2), S193-S198. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28892448 Acesso em: 07 novembro 2017.
5. Wineman NV, Braun BI, Barbera JA, Loeb JM. Assessing the Integration of Health Center and Community Emergency Preparedness and Response Planning. Disaster Medicine and Public Health Preparedness, 1(2), 96-105. doi: 10.1097/DMP.0b013e318158d6ee Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18388636 Acesso em: 07 novembro 2017. |